quarta-feira, 30 de maio de 2012

O ciclo de Jardim e o futuro


Desde o dia da sua apresentação até ontem Leonardo Jardim esteve 356 dias no Braga. Espero não ter problemas por dizer isso, mas a minha «relação profissional» com o madeirense foi sempre pautada pelo respeito mútuo e pela percepção exacta do papel que cada um desempenhava no dia a dia. No resto, nunca fomos para os copos, nunca almoçámos juntos, não conheço nem ele conhece a minha família, os meus hábitos de cidadão comum, etc, etc. Fica a chamada amizade profissional. Jardim é boa pessoa, provou ser um bom treinador e é um homem de convicções. Olha a organização do futebol como um todo. Não é só táctica, conversa de balneário, golos que entram ou bolas que vão à traves. Para ele todos os aspectos relacionados com o quotidiano de um clube têm de estar em harmonia com aquilo que a equipa vai fazendo em campo. E isso pode por vezes criar choques. 

Recebeu uma herança pesada e deixa um bom legado ao seu sucessor. Quem se segue? Vamos ser claros: neste momento, estamos no chamado campo especulativo. Não que os nomes avançados não façam sentido. Fazem. A questão é que a resposta está na cabeça, e só na cabeça de Salvador. Cada candidato tem o seu ponto forte. Sérgio Conceição é um treinador jovem, de discurso assertivo, por vezes contundente. Vai directo ao assunto, não anda a contornar rotundas; José Peseiro é um «amor» antigo de Salvador. Por três vezes foi convidado para treinar o Braga e em todas as ocasiões ou estava comprometido com outros projectos desportivos ou em via de estar. Domingos Paciência. Apesar do passado poder dizer o contrário, a relação com Salvador é boa. Logo, é outro nome que emerge com toda a força do conhecimento que tem, dentro e fora, da realidade do Braga. Internamente até é considerado o homem certo para acabar de vez com o vazio criado agora. Paulo Alves. Tem no discurso com os jogadores as mesmas virtudes de Conceição, tacticamente é do melhor que eu conheço. Se não for agora, mais dia menos dia irá treinar o Braga. Por fim, Pedro Emanuel, protagonista de um primeiro ano como treinador principal que teve o seu ponto alto com a conquista da Taça de Portugal: discurso sólido, passado de campeão, o perfil cabe bem nas exigências do Braga. Questiono-me se não será cedo de mais para ele. 

21 comentários:

Afonso disse...

O que eu e provavelmente qualquer outro adepto do SC Braga, desejo saber é como se passa de contratar jogadores por ordem expressa do treinador (dia 26), a rescindir um contrato que ainda duraria 2 anos... O que causou a ruptura? Porque ninguém no seu perfeito juízo acredita que foi a entrevista de Jardim ao Ojogo!

Ricky_cord disse...

Não creio que Domingos esteja de regresso. De todos os nomes falados aponto mais para Peseiro

Anónimo disse...

O teu primeiro parágrafo é irónico...para não dizer mais. de resto, o segundo esta certo. mas essa parte " questiono-me se não será cedo de mais para ele" não esta correto. Nunca é cedo nem tarde, é uma questão de qualidade e competência.

Luis Santos disse...

Boas!

Em termos de perfil concordo com o que foi escrito, mas e no que toca ao estilo de jogo, qual desses corresponde mais ao que o Braga precisa/quer? Isto é, Paulo Alves, Sérgio Conceição e Pedro Emanuel só trabalharam com equipas de "reacção" e o Braga é cada vez mais uma equipa de "acção". Sinceramente, gostava de ver Peseiro na frente do Braga, mas sendo improvável (/impossível), talvez não fosse má ideia voltar a quem conhece os cantos à casa: Domingos.

Cumprimentos,
Luís Santos

Anónimo disse...

Noticia Ultima Hora:

Domingos Paciência foi visto em Braga.
Ja ouvi dizer também que o novo treinador do scbraga ja se encontra em braga.
Iso é so uma especulação.

Poente_B5 disse...

Boas,
Este desfecho deixou-me de boca aberta... Talvez por ser demasiado ingénuo/honesto penso que as coisas no futebol deveriam ser transpaentes, mas as coisas no futebol funcionam segundo uma lógica "paranormal"... Ou então eu é que estou completamente deslocado!!!
Depois deste introito, sinceramente estou "desmotivado" para saber quem será o próximo treinador e até mesmo quem serão as novidades no que diz respeito a jogadores.(Nota que até podem ter havido razões muito fortes para esta decisão, mas a explicação não convence). Com esta decisão perdemos na minha opinião o melhor treinador da era Salvador, pelo que neste momento qualquer que seja o treinador ficarei sempre desconfiado!!
Nem consigo dizer qual é que teria perfil, pois sinceramente o que prevejo é um novo "conflito" com o Salvador.
O presidente é ambisioso, mas não é assim que vai conseguir lá chegar (atenção esta é a minha opinião pessoal).
A quem vier que tenha sorte, e que ponha a equipa a jogar bom futebol, não peço "titulos"!!!
Abraço

PS: Desculpe lá o desabafo!!

José Lemos disse...

Meu caro amigo Pascoal,
todos sabemos o que se passou e o que se vai passar.

Todos sabemos onde acabará Jardim.
Já quem acabará em Braga, é mais difícil, mas temos um 3+2.
Sendo que esses 2 (Peseiro e Alves), perante os outros 3, têm muito poucas hipóteses de ir treinador o Braga.
Por razões que todos percebemos. Penso eu de que ...

Um abraço

Pascoal Sousa disse...

Bem, José Lemos, considerando que o empresário de José Peseiro é o Jorge Mendes, não arriscaria afirmar que é peça mais fraca neste processo :) Quanto ao destino do Jardim... quem sabe.

Anónimo disse...

Sr. Pascoal

Desculpe lá. Ouvi dizer que hoje na Abola falava-se num GR brasileiro como hipótese para o Sp. Braga. Tenho pedido nos últimos dias no fórum SB, a ver se alguém consegue disponibilizar a página do "seu" jornal para tomarnos conta das suas notícias, mas está mais que visto que se não são sempre os mesmos a mexerem-se, nada é feito. Portanto, peço-lhe, há alguma forma de a nos disponibilizar aqui, no seu blog? Nem que se tenha de fazer um clik num canto qualquer do blog para nos redireccionar para uma página "fora" do blog, caso não queira que a mesma seja visivel aqui. Em nome do SB agradeciamos tal amabilidade.

Continuação de bom trabalho

Miguel Gonçalves

Pascoal Sousa disse...

Olá Miguel. Trata-se de uma notíca colocada numa coluna de mercado, e nela não se diz que o guarda-redes vai para o Braga, mas que tem sido associado ao Braga. Trata-se de Tiago Cardoso, guardião do Santa Cruz do Recife, por sinal um bom guarda-redes. Pode ver uma entrevista neste link, mas repito: não se trata de um reforço.

http://www.wareporter.com.br/desmanche-goleiro-tiago-cardoso-admite-deixar-o-santa-cruz/

Anónimo disse...

Por acaso em termos de GR, gostava de ver cá o Juliano do Guarani (http://www.transfermarkt.co.uk/en/juliano/profil/spieler_141482.html), clube onde está o André Leone, que me confirmou a sua qualidade.

Já agora, o Diogo Valente passou a ganhar 250.000€ anuais no Cluj, mais um prémio de assinatura de 100.000? Você que lida que isto que acha? Foi bom ou mão? Como está o salário médio em Portugal ou no Braga? (http://www.onlinesport.ro/stiri/fotbal/fotbal-intern/liga-1/cfr-cluj/87096/cfr-cluj-l-a-transferat-pe-valente.htm)

Desculpe se estou a ser chato...

Abraço

Miguel Gonçalves

Anónimo disse...

O novo treinador do Sp Braga é apresentado na segunda-feira. e andam todos tão longe! PS: aguarda-se pacientemente pela notícia do clube centenário.

Anónimo disse...

Estão todos a esquecer-se de um senhor chamado Jesualdo Ferreira. Aliás, um esquecimento que só encontra paralelo na notícia do clube centenário...

Pascoal Sousa disse...

Ora Miguel, dá sempre gosto falar consigo. Diria que o salário do Diogo é bem razoável, mas nada de extraordinário. O prémio de assinatura é que me parece demasiado baixo. Duvido muito que tenha sido tão pouco

Poente_B5 disse...

Bigsousa e novidades já existem? Nem que sejam rumores? No SB rumores é o que não faltam, para o ano devemos ter praí 4 treinadores, e todos a começar no inicio da época!!

De facto é uma pena que Salvador e Jardim não se tenham entendido (se relamente foi isso que aconteceu), tinha muitas esperanças na próxima época de Jardim no Braga, mas tb se já "estava com a cabeça" noutro lado mais valeu sair desta forma, podiam era elucidar os sócios como deve ser!!

Abraço

Pascoal Sousa disse...

lá. A única novidade é que realmente Peseiro esteve sexta-feira reunido com o António Salvador e Jorge Mendes na zona do Gerês. Da reunião em concreto pouco se sabe, mas Peseiro está na linha da frente para suceder a Jardim

Anónimo disse...

Sr. Pascoal Sousa,

Mariano Pavone na rota do Sp. Braga?

(http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,21207.msg417067.html#msg417067)

Abraço

Miguel Gonçalves

David Pereira disse...

Troca de links por favor?

http://davidjosepereira.blogspot.pt/

José Lemos disse...

Pascoal,
afinal tinha razão.

Acho que o JP é claramente o melhor dos 5, e é a prova que o Salvador sabe o que quer.

Um abraço

Anónimo disse...

Boas Sr Pascoal,

Sp. Braga de olho em Karim Ansarifard

(http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,21207.msg417405.html#msg417405)

Abraço

Miguel Gonçalves

Poente_B5 disse...

Boas,
Segundo parece, embora oficialmente ninguém diga nada, Peseiro será o treinador do SC Braga. Pessoalmente não tenho opinião muito bem formada, até porque Peseiro anda um pouco desaparecido da rivalta!!
Um ponto positivo para mim é o cair por terra da hipótese S. Conceição, admirei-o mt como jogador, mas como treinador ainda não fez nada que justifique chegar ao Braga, pode ser que no futuro tenha essa hipotese!!
A ver vamos se a partir de agora as águas se acalmam, e o barco possa prosseguir em bom ritmo e sem turbulências!!
Abraço