quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fantástico!!!!!



Estou a sair do Axa. Faltam-me palavras para descrever os três secos aplicados pelo Sp. Braga ao Celtic. Gastei-as todas na crónica que já descansa nas páginas. Só me vem isto à cabeça: FANTÁSTICO!!!! Se esta equipa não merece a Champions, quem merecerá?

10 comentários:

José Lemos disse...

Devemos ir com calma. Foi um jogo conseguido do Braga, mas frente a uma equipa que nos últimos 10 jogos da Champions venceu 1 (incluindo pré-eliminatórias) e nos últimos 22 fora só não perdeu 3 vezes.

Contudo é um passo importante do Braga rumo ao playoff, onde aí já será mais difícil. Espero sorte.

O golaço de Matheus deu o conforto que faltava a quem poderia vir a sofrer em Glasgow.

Salino confirma-se como gd reforço!

Pascoal Sousa disse...

José Lemos: O Braga ganhou 3-0. O que quer dizer que o Celtic terá de vencer por 4 passar se quiser passar. Pode acontecer. Mas acho improvável. O histórico do Celtic é realmente esse. Juntaria um dado: antes do Braga, os escoceses jogaram com seis equipas portuguesas e só o Sporting os conseguiu eliminar (Robson). Não falo obviamente da final perdida para o FC Porto, que era um jogo único. Se o Braga conseguir passar o Celtic, e acredito que sim, será um feito extraordinário. Curioso: o José Lemos viu com certeza o jogo pela TV. Eu vi no Axa e achei o Salino o menos produtivo. Claro que o brasieiro jogou fora da sua posição, é um médio voluntarioso e cheio de generosidade e não um criativo. Em missão de sacrifício, deu tudo o que tinha para dar. Gostei do Madrid, muito, porque foi ele quem nos movimentos interiores fez a diferença e criou situações de desconforto à defesa do Celtic. Moisés foi um gigante no eixo, Rodriguez uma muleta imprescindível para o brasileiro. Elderson superou largamente as minhas expectativas, Miguel Garcia, então, encheu-me as medidas, tal como Alan, Vandinho e Matheus. Lima, assim-assim, sozinho foi outro que se atirou com sacrifício à dura tarefa de incomodar os centrais. Na gênese desta vitória, quanto a mim, está a soma do todo numa estratégia muito bem montada pelo Domingos. O estudo do adversário (que tem apenas um movimento ofensivo, que resumidamente passar por colocar a bola no ponta-de-lança, Samaras) foi bem feito e por isso o Celtic não foi capaz de expor o seu jogo directo. Foi cilindrado por uma equipa que lhe é superior, tecnica e tacticamente. Abraço

ana disse...

Parabéns ao Braga. Está feito um homenzinho! E com personalidade!

José Lemos disse...

Pascoal, vejo que ainda vem com a adrenalina do jogo :)

Está a dar-me razão: o Celtic só tem um movimento ofensivo, e rudimentar, é uma equipa fraca, e nem sequer está actualmente ao nível (médio) que já patenteou. Isto sem retirar todo o mérito à vitória do Braga, mas apenas para frisar que não é o Celtic, ou equipas da valia do Celtic que separam o Braga da Champions. O verdadeiro Braga de Champions, terá que entrar com força na próxima eliminatória, e com alguma sorte à mistura no sorteio, espero mesmo que possa conseguir o apuramento.

Essa estatística de jogos contra equipas portuguesas é mais enganadora. Nunca percebi muito bem porque é que a comunicação social procura estatísticas de jogos antigos para prever ou justificar aquilo que se possa vir a passar.
Se amanhã uma equipa portuguesa defrontasse o Nottingham Forrest, não seria lógico que, para análise de jogo, se fossem buscar os fantásticos resultados dos ingleses na Europa, vai para dezenas de anos.
Encaro-o como curiosidade, mais não. Os dados relativos aos últimos jogos, esses sim podem dar alguns indicadores.
E se nos reportarmos a equipas portuguesas, nos últimos anos o Celtic apenas defrontou Benfica e Porto, e se a memória não me falha,nunca em jogos a eliminar. Se a memória também não me atraiçoa, com o Benfica foi 'ela por ela', com o Porto sofreram uma derrota natural, pese a boa réplica oferecida.

José Lemos disse...

Naturalmente que em Glasgow o Braga não será eliminado. Tal como referi, o golo de Matheus foi fundamental para dar o conforto (diferente de relaxamento) total à equipa.

Quanto a Salino, eu gostei. Não disse que terá sido o melhor jogador (aí concordo consigo, Madrid e Matheus foram os melhores, Moisés não o digo, devido ao tal tipo de jogo do Celtic), mas aquilo que digo é que é grande reforço, na medida em que pode cumprir com qualidade as três posições do meio-campo de Domingos. E como isso é importante actualmente.

Ainda assim, dois médios precisam-se!

abraço

Pascoal Sousa disse...

Caro José Lemos, agora com a adrenalina em baixo :))) Quando falei em Champions não me estava a referir a esta fase a competição nem ao play-off - aí o Braga terá de fazer pela vida e por merecer ir à fase regular. Estava a referir-me, especificamente, ao facto de muita gente achar que o Braga não merecia estar na Champions, que não era um digno representante de Portugal numa prova desta dimensão e importância, que ia à vida logo à primeira. Acho que muita gente ainda não interiorizou a ideia de que este Braga tem uma concepção de jogo que não autoriza ambições miserabilistas. Foi esse ponto que quis focar. Basicamente, eles merecem estar na Champions. Agora se vão longe ou não, isso só o futuro o dirá, sendo que no play-off as hipóteses de sucesso são muito mais reduzidas. Quanto às estatísticas, concordo que valem o que valem ,mas o próprio José foi buscar uma (últimos 10 jogos do Celtic na Champions) que, se não estou em erro, terá um expectro temporal de dois anos. Em dois anos, o Celtic mudou muito, tal como o Braga. Sobre o Salino: indicutível que será de utilidade esta época. Pode realmente fazer três posições. Mas a única em que renderá a 100 por cento será a 8, orque é de facto um magnífico recuperador de bolas. Abraço

Cidchen disse...

Este meu BRAGA está cada vez maior. :P

Vou ao jogo, no sábado de manhã.

Pascoal Sousa disse...

Eu não, Cidchen. Folga. Vou a joga em Glasgow. Estamos destinados a não nos encontrar :P

Cidchen disse...

Fonix... estamos mesmo! As minhas férias terminam no domingo.

Carlos Alexandre disse...

gostei do meu braga mas com algumas cautelas pela fraca replica do celtic.fiquei com duvidas em relaçao ao marito do braga nisso pk me pareceu que o meio campo foi fantastico a anular warez e afins.elderson uma boa surpresa (tendo em conta a pré-epoca),como miguel garcia que fez um jogo enorme. confirmado o aguiar penso k apenas a incognita da baliza ou alguma saida que venha a suceder (ainda alan,rodriguez para o porto por b.alves) poderão impedir o meu braga de fazer novamente uma grande temporada. quanto ao celtic,mais ou menos fraco tamos a falar de um orçamento gigante,e acima de tudo de uma equipa com historia que ainda à 6 anos esteve numa final europeia por exemplo!! é sem duvida uma das maiores noites na historia do meu braga com ou sem condicionantes!!