terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um livro histórico




E se o Braga tivesse quase 100 anos? É uma ideia mirabolante? Não acho. É uma hipótese plausível e, agora, documentada e publicada no livro «A história da bola em Braga», da autoria de Evandro Lopes e João Nogueira Dias, dupla que descobriu uma notícia num jornal de 1914 que pode revolucionar a história do clube. A obra, apresentada hoje no bar Zero53, com grande sucesso, segundo me foi dito, tem prefácio de Luís Freitas Lobo, comentador da RTP e neto de Celestino Lobo, um dos fundadores do Braga.

Por imperativos de agenda, não pude ir à cerimónia de apresentação do livro. Mas já o tenho na minha posse, graças à amabilidade do Evandro, que ainda teve a delicadeza de escrever uma dedicatória simpática. A ele o meu muito obrigado. Do que pude ler e ver, é um documento de leitura obrigatória para quem quiser revisitar e compreender a história do futebol bracarense, em especial do Braga, sem ser induzido em erro. O livro está pejado de documentos históricos, alguns deles inéditos, e de notícias da época, que nos levam a crer que, de facto, o Braga pode não ter nascido a 19 de Janeiro de 1921 - mas antes. Em 1919 ou, até, em 1914. Estão de parabéns aos autores. Se calhar, escreveram uma história que irá fazer história.

5 comentários:

H disse...

Já não chegava o Porto aldrabar a data de nascimento...

Bem, o Porto B segue a mesma cartilha portanto pensando bem não é de se estranhar

ana disse...

Que mailogo siga fazendo história. Boa sorte!

dumemartinho disse...

Caro H,
deves ser um "Munga", lê o livro e refila depois. julgas que o Braga andou a fundir clubes para dar uma determinada data.
Se calhar a direcção do clube nem vai achar graça á descoberta.

Pedro Ribeiro disse...

Que o Braga tinha pelo menos mais dois anos do que a sua data de fundação oficial era para mim mais ou menos líquido, até porque vários adeptos disponibilizaram em blogues e fora revistas comemorativas do 15º aniversário (datada de 1934) e do 17º aniversário (datada de 1936), por exemplo. Creio que a grande questão é que não existia uma data concreta de fundação do clube e daí a opção (tardia, relativamente ao nascimento do clube) de considerar o dia de 19 de Janeiro de 1921 (coincidindo com os primeiros estatutos do clube) como a data oficial de fundação do clube. Mas de facto, no terreno, parece claro que o clube já existia há algum tempo.

Estou curioso por ler o livro. Não pude estar em Braga no dia de lançamento e ainda não o tenho. Mas autores estão de parabéns porque, com este livro, prestaram um serviço a todos aqueles que gostam deste clube... e também a todos os desportistas que se interessem genuinamente por estas coisas!

clipsdevidro disse...

Estou curioso por saber, o que dirá esta Direcção do SCB sobre este assunto. Mas ou muito me engano, ou não irá dizer nada.