sexta-feira, 16 de julho de 2010

O João

O último post, pelos vistos, deixou nalgumas consciências certas dúvidas. Tantas, que até me ligaram para o telemóvel e pedir explicações. Não há muito mais a dizer. Vou falar metaforicamente, se me permitem. Imaginem que tenho um amigo que se chama João e que está aflito porque quer comprar a bom preço uma Penthouse na 5.ª avenida. Por acaso tenho uma para lhe vender, embora me custe muito desfazer-me dela. Mas vendo-a, a bom preço, e como a relação com o João é, desde há algum tempo, de grande confiança, sou flexível nas datas de pagamento. Os tempos são de crise.

Um dia, acontece-me um azar. Estampo o carro numa árvore no mesmo dia em que vendi o meu segundo automóvel a outro amigo. Estou sem carro, mas sei que o João tem um topo de gama que nunca utiliza. Telefono-lhe e solicito o seu empréstimo por algum tempo (não para sempre). Ele responde-me imediatamente que sim. No dia seguinte, ao final da tarde, o João, confortavelmente instalado na sua Penthouse ainda por pagar, e a fumar um charuto cubano, liga-me a dizer que afinal não dá para ceder o carro. Inventa uma desculpa esfarrapada. É suposto eu estar agradecido ao João?

14 comentários:

Leao da Infante Santo disse...

Essas coisas que andas a fumar estão-te a dar a volta à cabeça.

Como diria Morpheus numa certa e determinada trilogia, tens dois comprimidos, um faz-te ver a realidade, o outro continua a deixar-te nesse mundo pequenino.

Feliz ou infelizmente, isso é problema teu, escolheste o errado.

Pascoal Sousa disse...

Como dizia Lenine, «os factos são teimosos». A teimosia tanto pode ser uma virtude como um defeito neste pequeno mundo em que vivo e que partilho consigo...

Leao da Infante Santo disse...

Os factos são o que são e não o que nós (ou outros por nós...)gostaríamos que fossem.

Na minha profissão, que não é o jornalismo, os factos só são dados a conhecer depois de haver certezas.

Sem certezas apenas há especulações, especulações não passam de palavras, e palavras leva-as o vento...

E para acabar de vez com este assunto, das duas uma, ou esta "história" se confirma, e eu tenho todo o gosto em vir aqui pedir desculpa, ou esta "história" não se confirma e eu tenho toda a legitimidade para dizer que de certeza não partilhamos o mesmo mundo.

Pascoal Sousa disse...

... Até lá, nem peça desculpa nem se sinta excluído do «meu» mundo. Abraço

Virgílio disse...

Resumindo e concluindo: o amigo do João foi (é) parvo...

Pascoal Sousa disse...

É uma perspectiva, Virgílio. Depende do uso que o amigo do João fizer do carro topo de gama que tem encostado há tanto tempo na garagem e que lhe custou os olhos da cara.

Tiago Nogueira disse...

Olá,

http://footinmyheart.blogspot.com/

vai uma troca de links? ;)

Anónimo disse...

É uma história fácil de perceber,tudo faz sentido,aquele clube anda completamente à nora...

Não falo do "João", como é óbvio!

Anónimo disse...

- Obviamente estava a ser irónico na última frase do meu primeiro comentário. É normal haver quem tenha de ser obrigado a pensar ;)

- Entrando mais no tema, o Stoijkovic tem sido um outro caso muito mal gerido pelo "João", aliás tudo ali parece ser mal gerido.
É um facto que o Stoijkovic também teve problemas noutros clubes, mas houve clubes onde não os teve e é titular da Selecção Sérvia.
É um guarda-redes de qualidade indiscutível, o melhor que o "João" tem, só que não há líder nem organização ou estrutura para o domar.
Qualquer jogador ali faz o que quer, o Liedson anda ao murro com o director-desportivo e no pasa nada, o Vukcevik, o Izmailov, o Moutinho, o Stoijkovic e outros tantos originaram casos em que o "João" mostra a sua ineficácia e desorganização total.

- O Stoi em Braga seria um óptimo reforço. Aqui o problema terá sido mesmo a tolice do 2João" que disse sim e depois veio dizer não.
Isto não é gente que sabe o que quer e o que anda a fazer.

- Ao que parece andam a comprar jogadores com tranches ridículas (nos intervalos temporais e nos valores de cada uma) e nem assim cumprem.

Bimbosfera disse...

Eheheheh... Boa analogia! Espero que o seu carro já esteja composto e não dependa da venda do do seu amigo, ehehehe! Gozo, claro!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Leao da Infante Santo disse...

Meu caro, antes de mais sinceros parabéns pela excelente exibição e mais que provável passagem à fase de grupos da Champions.

Esperei até ao dia de hoje para voltar a este assunto, e fi-lo pela simples razão do Sporting ter feito o primeiro jogo oficial. Rezam as crónicas que o defesa esquerdo utilizado nesse jogo foi um tal de Evaldo, não sei se este nome lhe diz alguma coisa....

Pois é, afinal não vivemos no mesmo mundo, o meu mundo é feito de factos, não de "favores"...

O 4º poder só é poder para quem por ele se deixa manipular. Tendo o meu amigo a profissão que tem sabe muito bem o alcance das minhas palavras...

Até sempre. Um abraço e votos duma boa época.

Pascoal Sousa disse...

Bem-vindo de volta ao meu mundo, caro Leão Infante Santo. Deve haver algum equívoco. Nunca pus em causa que o Evaldo jogasse normalmente no Sporting. A questão tinha a ver, como bem sabe, com o processo do Stojkovic e a forma como foi conduzido. A notícia do Evaldo era acessória, a questão central era o guarda-redes e essa história, meu caro, nem o Costinha nem o seu presidente a podem desmentir, porque é verdadeira. Abraço e volte sempre.

PS: Já agora, os parabéns devem ser enderaçados para os canais próprios. Há um livro de visitas em www.scbraga.pt. Passe por lá. Aqui aceitarei os parabéns a 16 de Abril de 2011, quando fizer 39 anos.

Leao da Infante Santo disse...

Bigsousa,

Um pequeno aparte, quem me dera voltar a ter 39 anos, feliz ou infelizmente já tenho mais alguns em cima do pelo, eheheheheh.

Pascoal Sousa disse...

Bom, é engraçado que quando penso que vou fazer 39 anos, não é o 29 que me aparece mentalmente. São os 40 anos. Mais uma barreira! Haja ao menos saúde e boa disposão para levar esta vida na boa. Abraço, caro Leão IS