segunda-feira, 10 de maio de 2010

O novo campeão


Foto: AP
78 golos marcados (o melhor ataque), 20 sofridos (melhor defesa, em conjunto com o Sp. Braga), 76 pontos conquistados, resultado de 24 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas. São os números do novo campeão português, o Benfica. Obviamente que para carpir mágoas, e talvez esconder algumas insuficiências próprias, os detractores da águia vão continuar a falar dos túneis e das arbitragens, mas parece claro que este título foi amplamente justificado pela equipa nos relvados e o que o sucesso encarnado teve um rosto: Jorge Jesus. Mesmo com muito dinheiro e reforços mediáticos, não é fácil numa época apenas quebrar um enguiço de cinco anos e transformar um plantel conformado com o seu destino num grupo forte e com cultura de vitória. Não andarei longe da verdade se disser que ao nível exibicional este título terá para os adeptos encarnados um sabor bem mais agradável do que aquele conquistado a 22 de Maio de 2005.

Com Trapatonni, a equipa jogava para o resultado e obteve retorno através de uma abordagem «muito italiana» dos jogos. Comida sem sal. Com Jesus os resultados vieram acompanhados de grandes noite de futebol. A dinâmica táctica que o treinador introduziu na equipa transformou-a num bloco bastante coeso defensivamente e temível quando se lança no ataque. Transições ofensiva que parecem nascer da espontaneidade de futebolistas muito acima da média são, na verdade, o resultado final de aturado trabalho de laboratório, muito estudo e compreensão sobre o fenómeno que encanta as plateias. Comida muitíssimo bem condimentada. Um gourmet, se bem que na recta final da Liga Sagres o tacho já estivesse quase rapado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Justo campeão. Futebol mais bonito, ataque massivo, equipa que melhor se reforçou.

Bom post.
Paulo Silva

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Olá amigo,

Venho sugerir a troca de links entre nossos blogs/sites, como forma de divulgarmos nossos trabalhos.

Inclusive, já sou seu seguidor.

Caso tenha interesse, torne-se meu seguidor e responda este e-mail para que possamos efetuar a troca.

Fico no aguardo. Abraços!


Luiz Fernando Vétere
Blog FuteB.R.O.N.C.A.!
http://futebronca.blogspot.com

Zé da Póvoa disse...

Em 14 jogos a jogar contra equipas de 10; com o melhor ponta de lança do campeonato: Ricardo Costa que conseguiu neutralizar por vários meses os mais influentes jogadores dos principais adversários. Enfim, o campeonato dos TÚNEIS!