sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Era o Linz...



Como perceberam. o jogador de que falava no post sobre a Suíça era Roland Linz. Feliz do Grasshopper, que ganha em Janeiro um ponta-de-lança de grande qualidade. Quanto ao resto, nada a dizer: Jesus não queria o austríaco e a SAD, vendo um activo cotado em 6 milhões de euros a desvalorizar-se dramaticamente, cedeu-o. Todas as partes ficaram felizes neste processo.

Porque não jogou Linz, ele que na temporada passada marcou 15 golos no Sp. Braga? Apenas por causa do choque de personalidades. Há quem defenda que o estilo do avançado não encaixa no 4x4x2 de Jorge Jesus. É uma teoria discutível: como é que a jogar em 4x4x2, o Linz marcou de rajada 4 golos nos 5 primeiros jogos oficiais do Sp. Braga, esta época?

PS: Entretanto, no primeiro ensaio com a camisola do Grasshopper, Linz marcou aos três minutos o primeiro dos 4 golos com que os gafanhotos esmagaram a formação sub-21 do Servette.

5 comentários:

José Lemos disse...

Pascoal,
o que eu vou dizer pode ser discutível. O golo é a essência do futebol. Mas muitas vezes não é tudo. Linz é indiscutivelmente garantia de golos. Embora, se não me engano, essas estatísticas que apresenta, são obtidas em jogos da Intertoto ou UEFA contra equipas de menor valia.

Mas, provavelmente na óptica de Jesus, não dava o equilíbrio, a harmonia, que ele pretende para a equipa.
Olhando para o 11 tipo do Braga, e para as estatísticas entre golos sofridos e marcados (falo no campeonato), há muito que pensar. Como é que uma equipa em teoria tão ofensiva, pode ser tão equilibrada 'por baixo', ou seja marcar pouco e sofrer muito pouco.

Também aí estará a explicação para o facto de Linz não jogar. A equipa no seu todo funciona melhor sem ele.

Aliás, olhando para o duo da frente, é incomparável com Renteria, são jogadores totalmente diferentes. Poderíamos no máximo compará-lo com Meyong, mas o camaronês (além de ser um 'jogador de Jesus'), é mais móvel, sabe jogar para a equipa, e a equipa não terá necessariamente de jogar para ele.


Ah! Isto tudo são razões tácticas. Que explicam a não titularidade do austríaco. O facto de quase 'não calçar' mesmo vindo do banco de suplentes, também já não duvido que será devido a incompatibilidades entre si e o treinador.
É como diz, mais um bom negócio do Braga. Quanto a Madrid já duvido.

Abraço

Pascoal Sousa disse...

José Lemos: os 15 golos do Linz são relativos ao campeonato (11) e Taça UEFA (4) da época passada. Duvido que o Renteria consigua fazer iso em duas épocas, quanto mais numa. Abraço

José Lemos disse...

Pascoal,
eu falo dos 4 golos em 5 jogos nesta época.

Os 15 da época passada são sem dúvida uma boa marca, mas era outro Braga, outra forma de jogar.


Eu também sou da opinião que dificilmente o Renteria marcará 15 golos em duas épocas. Mas parece-me algo redutor comparar os dois jogadores apenas tendo em conta uma análise quantitativa.

Indiscutivelmente Renteria não é tão capaz como Linz no que toca a marcar golos. Mas Linz não é tão capaz como Renteria em outros aspectos do jogo, que são aqueles que Jesus pretende de um avançado num 4x4x2.

Abraço

Pascoal Sousa disse...

De acordo, José Lemos. São avançados diferentes. Mas são avançados. E deles pede-se que façam golos, seja qual for o sistema, o estilo, a estratégia ou o tipo de abordagem táctica. É bom lembrar, a propósito, que o Braga tem uma média de golos marcados um tanto ou quanto baixa (14 em 15 jogos) e nessa média entram os 5-0 ao Estrela da Amadora. O Braga tem uma defesa, ou melhor, uma coerência defensiva enquanto equipa ao nível de um campeão nacional (8 golos sofridos em 15 jogos, igual ao Sporting). Falta-lhe elevar os índices de concretização e é aí que acho que um avançado como o Linz é mais importante que um como o Renteria. Aliás, ou muito me engano, ou mais cedo que o previsto o Orlando Sá vai entrar no onze e aí alguém terá de sair. E não vai ser o Meyong. O Orlando Sá é muito parecido com o Linz, tem um bom jogo de cabeça, remata bem e joga de forma inteligente nas costas dos centrais. Em suma: com ou sem Linz, Jesus tem boas opções de ataque, sem esquecer o Paulo César, claro.

Golos do Linz esta época: 2 ao Sivasspor (intertoto), 1 ao Leixões (Taça da Liga) e 1 ao Zrinjski (Taça UEFA)

Cidchen disse...

Eu acho um absurso o Braga ter emprestado o Roland Linz ao GC, acho-o o melhor avançado que tínhamos. Agora resta-me desejar-lhe o maior sucesso por estas bandas (sempre o posso ver mais vezes), e que no fim o Jorge Jesus se arrependa do que fez. Espero sinceramente em voltar a vê-lo com a camisola bracarense.