sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Nome de código: Suíça



Dentro de poucas horas, um jogador com estatuto no futebol português irá saltar para o futebol suíço. Não é um campeonato por aí além, mas enfim, o país é dos mais civilizados do Mundo e também um dos mais bonitos que visitei. Convém é ter cuidado onde se come, porque se gasta uma nota preta. Sabiam que a Federação Suíça tem um código de conduta para os jogadores profissionais? Está traduzido em várias línguas, incluindo o português, e não se limita a dar conselhos sobre comportamentos a preservar dentro das quatro linhas. Fora dos relvados, exige-se ao jogador que respeite os códigos da sociedade que o recebe de braços aberto. Ver aqui.

PS: O jogador em causa não vai estranhar a mudança. Ele nasceu «noutro» grande berço da civilização moderna, onde o cidadão tem um nível de educação muito acima do português comum.

5 comentários:

José Lemos disse...

Com estatuto no futebol português e salta para o futebol suiço?? Pelo que sei pela Suiça não se pagam os ordenados que se oferecem mais pra leste, pelo que estou bastante curioso.
Bem, resta-me esperar umas horas.

Quanto à Suiça, no caso da beleza, da civilização e da organização, partilho a ideia. Ainda que no meu caso, não passe mesmo disso, uma ideia :)

Anónimo disse...

Linz!?

Pascoal Sousa disse...

É o Linz, sim, anónimo.

dragao vila pouca disse...

Mas o Linz não vem para o F.C.Porto como diz o Record?

Nada sobre o Porto/Leixões?

Um abraço

Pascoal Sousa disse...

Caro Dragão: como sabe, fui ao Porto-Leixões. Não gostei por aí além. A segunda parte foi melhorque a primeira, mas como você escreve no seu blogue, este FC Porto está em constante gestão de esforço e energias, e assim sendo. Para além da boa atitude do Leixões, a única nota de grande destaque para mim foi a exibiao segura e autoritária do Stepanov. Será desta que o homem engata? Duvido.

Abraço