segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

24 horas

Ninguém com bom senso achará normal que 24 horas depois de Godinho Lopes ter afirmado publicamente que Domingos estava seguro no comando da equipa o despeça, invocando razões que, legítimas ou não, atiram de novo o Sporting para o olho do furacão. Mantenho, e até reforço, a opinião que tenho sobre  o Domingos Paciência: é um grande treinador. Falhou? O que falhou? A parte técnica ou aquela parte que o leão deixou de dominar e que tem a ver com a gestão das expectativas? Sim, Domingos terá cometido os seus erros. Teve o mérito de conduzir a equipa à final da Taça de Portugal e fez um percurso tranquilo na fase de grupos da Liga Europa. Perdeu a oportunidade de ir mais longe na Taça da Liga e - até este momento - não logrou reduzir a distância que separa o Sporting do Benfica e FC Porto. 

Pensar que o problema do Sporting é sempre o treinador começa a ser, no mínimo, ridículo, olhando aos antecedentes. Apesar de conhecer bem Domingos, de lhe reconhecer competência e saber que tem muito conhecimento na área em que trabalha, nunca esperei que num ano ele colocasse o Sporting num patamar que a dada altura da época a «estrutura» chegou a prometer aos sócios e adeptos. Foram acenos populistas, mal pensados, que criaram a ilusão de um leão voraz, capaz de devorar Barcelonas ao pequeno-almoço e arrotar Milans e Manchesters ao jantar. Em 24 horas, Godinho Lopes passou da defesa «de um projecto de longo prazo» para um despedimento à velocidade da luz. É a imagem de marca de um Sporting que se renova sem se renovar. Os mais optimistas pensarão que o futuro com Sá Pinto, referência da casa, pode abrir outros horizontes, que o Braga e o Marítimo acabarão por cair e em cima da meta o Sporting conseguirá atingir os mínimos para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No que toca ao Marítimo, não sei, pelo que vejo jogam um futebol atraente e apoiado por bons argumentos táticos e técnicos. Quanto ao Braga, esqueçam. Os oito pontos que agora abriu sobre o Sporting serão os suficientes para os Guerreiros gerirem a sua posição e até cobiçarem o segundo lugar. 

O Braga, como há tempos escrevi, tem uma estrutura. As dúvidas que havia por causa da reformulação do plantel e da entrada de um novo treinador são agora residuais. Já o Sporting teve tudo para criar uma estrutura forte mas com o desgaste do tempo abriu brechas nos alicerces e as velhas desavenças emergiram. É um clube complicado, inexplicavelmente complicado. E não vejo que o passo que agora deu seja o Simplex que o emblema de Alvalade tanto precisa.

5 comentários:

Anónimo disse...

“O clube acusa o técnico de «não estar concentrado no Sporting» e andar a «ter reuniões secretas com o FC Porto», rumor que já tinha chegado a Godinho Lopes há três semanas, soube o DN.”

Falta carácter ao domingos. Paciência, pode ser que o encontre agora no calor da noite.

Pascoal Sousa disse...

Sim, sim, foi de certeza isso. Godinho soube do rumor (note-se) há 3 semanas, deu confiança ao treinador num dia e despediu-o no outro. Não sei, mas aqui há qualquer coisa que não bate bem. É questão de indemnização? O que dirá Pinto da Costa?

José Lemos disse...

Algo se passou.

A aliar à falta de qualidade do Domingos :P


Abraço amigo

Ana Andrade disse...

Boas,
Não sou sportinguista, logo, vejo a questão do lado de fora, talvez de forma diferente. Também não sou especialista em futebol, nem tão pouco mais ou menos, mas não preciso de o ser para dizer o seguinte: o Sporting quis pôr a carroça à frente dos bois. Quem é que contrata uma data de jogadores novos, um treinador novo e está a espera que as coisas resultem na perfeição logo no primeiro ano? Não souberam esperar que os resultados chegassem e despediram o elo mais fraco que é sempre o treinador. Há outra parte nesta história, a mudança de atitude do presidente do Sporting em 24 horas, isso aí parece-me um bocadinho mais estranho e especular é sempre em vão… Esta é a minha análise, claro vista do lado de fora e de forma superficial.

Cumprimentos

Ana Andrade

Anónimo disse...

Se treinador é bom nao é o facto de chegarem jogadores novos todas as semanas que altera esse facto. Domingos treinou uma equipa durante 5 meses e nao havia qualquer mecanica na equipa. Ponto Final paragrafo. Alguém tem duvidas que se por um acaso misterioso, Jesus fosse para Sporting este estaria confortavelmente no 3º lugar? Isto nao invalida contudo que, estruralmente Sporting nao existe, é um facto e razao tinha Salvador quando disse que Domingos ia ter saudades do Braga, mas quem contratou Jardim em Dezembro foi Salvador e este lá saberá tambem porque nao continuou com ele. Se um dia Domingos for para Porto (algo provavel) será seguramente campeao, mas isso ate o Pereira vai ser este ano e nao é por isso que é bom treinador. Tudo isto para dizer, ter sucesso no Braga ou Porto é facil, todos tem, em Lisboa já é mais dificil, deve ser do ar que lá se respira...