quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Parece que acabou o sofrimento para Ukra. O Braga reativou a inscrição do extremo na Liga, convertendo-o no terceiro 'reforço' de Inverno da equipa, depois de Luís Alberto e Miguel Lopes. Há mais duas vagas por preencher até dia 31, último dia de mercado aberto na Europa. Pessoalmente, tenho grande apreço pelas qualidades humanas e futebolísticas de Ukra, jogador que no último ano e meio foi vítima de uma lesão cujos contornos um dia irei explicar. Dá um filme. O SC Braga tomou conta do caso e com paciência reabilitou um dos grandes talentos nacionais. Capítulo negro encerrado para Ukra? Sim, acredito desta vez... é de vez.

14 comentários:

Poente_B5 disse...

Significa isto que teremos Ukra para lá do Verão em Braga?
Que tenha sorte e que as lesões tenham ficado para trás...
Por acaso tb gosto do Ukta, vamos ver se este ano e meio praticamente sem jogar não fazem mossas!!

Pascoal Sousa disse...

Vamos ver. O Braga teve muito tempo para fazer uma avaliação da resistência física de Ukra. Se o inscreveu nesta altura é porque acredita que ele pode ter um rendimento bom.

Pascoal Sousa disse...

Vamos ver. O Braga teve muito tempo para fazer uma avaliação da resistência física de Ukra. Se o inscreveu nesta altura é porque acredita que ele pode ter um rendimento bom.

Escuteiros de Nogueira disse...

Sabe alguma coisa das notícias da vinda do Moisés e também da ida do Douglão para o Bétis? É que o zerozero já dá o Douglão como pertencente ao Bétis até 2015/2016 com uma claúsula de 12M€. Será uma contratação em função da outra?

Pedro Ribeiro disse...

Gosto do Ukra, é um bom jogador e que teve alguma importância na segunda metade da época passada (embora tenha terminado muito mal a temporada). E de facto, a sua lesão nunca foi muito bem explicada: primeiro não foi operado e estava tudo pronto para o seu regresso, depois teve uma recaída e foi necessário operar.

Gostaria que o mantivéssemos por cá. Quando ele veio, fiquei com a sensação de que isso seria mera formalidade (recordo de AVB ter dito que o empréstimo seria de uma época e meia "para já"). Com a provável saída (digo eu) de Paulo César, ficamos limitados a Alan e Barbosa (não vejo Rivera como um extremo) e portanto, acho que faria todo o sentido que por cá ficasse. No entanto, parece-me que ele não reúne a simpatia de boa parte dos adeptos.. e não sei explicar porquê. Talvez por ser um jogador emprestado. Mas que tem talento, tem!

Já agora, qual é a sua opinião sobre o caso Samuel? O homem assinou contrato ou não? Percebo que, se a Liga Europa é para levar a sério, deveríamos inscrever um central nas provas europeias (e Samuel não o pode ser). Estará o Braga à procura de outra alternativa (Moisés!?)? Mas como fica Samuel, que até já treina?

E ainda temos Zé Luís...

Pascoal Sousa disse...

De Moisés não sei nada. A pista para o central não apontava para aí, mas o mercado está aberto até dia 31 e nenhum nome ou perfil deve ser descartado. Acho pouco provável. Quanto ao Douglão, suponho que seja engano do zerozero

Pascoal Sousa disse...

O Samuel assinou contrato. Não está inscrito e como já disse aqui é uma situação pouco confortável para o jogador. Parece-me que o Braga salvaguarda a possibilidade de até dia 31 alguém ser vendido ou até se magoar e uma vez que procura um central que possa atuar na Liga Europa irá fazer um compasso de espera até dia 31, data limite para novas inscrições.
Ficar ou não ficar, já é outra história. Samuel já tem apartamento alugado em Braga, deixou a vida de hotel. Para mim alugar um apartamento e correr o risco de ir embora não faz grande sentido.

Pedro Ribeiro disse...

Estive a ver o calendário da CAN e reparei que no próximo Domingo já se saberá o destino da Líbia (ou se calhar, se for derrotada, ainda hoje). Se a Líbia ficar de fora, acredito que Samuel será inscrito. Em caso de absoluta necessidade, Djamal poderá ocupar a posição de central (o que até já aconteceu nesta temporada), frente ao Besiktas. Mais tarde, se continuarmos em competição, acredito que Nuno André Coelho ainda possa vir a dar o seu contributo.

Pessoalmente, não acompanho a maioria dos nossos adeptos quanto a um eventual regresso de Moisés. Não gosto destes regressos a casa, já depois de terem saído para ganharem o seu pé-de-meia. Não duvido da seriedade de Moisés, é um jogador que tem lugar na nossa história como um dos melhores centrais que já vestiram a nossa camisola... mas não sei se seria muito fácil acomodar num grupo novo um jogador com o seu estatuto no clube (foi um dos capitães, reconhecido também pela capacidade de liderança). Para além disso, não acho que os seus últimos meses em Braga tenham sido particularmente bons. Recordo o mau comportamento defensivo da equipa durante a primeira volta da época passada.

Mas enfim, sou da mesma opinião que o Bigsousa, acredito que este compasso de espera é mais por uma que questão de cautela. É possível que haja alguma cobiça em relação a alguns dos nossos jogadores e é necessário que "sobrem" vagas para qualquer eventualidade.

Pascoal Sousa disse...

Concordo consigo Pedro: Djamal será com toda a certeza central frente ao Besiktas e, à falta de melhor alternativa, Ewerton deverá ser utilizado como lateral-esquerdo se Imorou não recuperar (tem sofridos várias recaídas) e em face dom castigo de Elderson para o jogo da primeira-mão. Vender, vender, o Braga podia vender já o Lima. Não pelo preço que quer, mas por um bom valor, a questão é saber se os milhões compensariam a perda de umm jogador que até ao momento marcou 13 golos.

Pedro Ribeiro disse...

Não diria que Djamal a central seja a primeira hipótese, frente ao Besiktas. Penso que será no eixo Douglão-Ewerton, como habitual, e na esquerda Miguel Lopes. O problema é se Custódio (nem Vinicius nem Luís Alberto estarão disponíveis) ou algum dos defesas se lesiona. E aí Djamal é essencial para recompor as coisas. Ou mesmo para haver alguém no banco para qualquer eventualidade.

Quanto ao Lima... devo dizer que sempre lhe reconheci utilidade apesar de não o achar um grande jogador - e até defendi a sua transferência no início de época, pelos valores que eram falados (se bem me recordo, 3 milhões). A verdade é que um jogador também vale de acordo com o enquadramento que lhe é dado na equipa. Quando a temporada estava no início, tinha uma ideia diferente do que Jardim pretendia da equipa. Depois de ver como ele pretendia que a sua equipa jogasse, percebi que Lima, sobretudo pelo seu raio de acção, mas também pela sua versatilidade, era a melhor solução que tínhamos para o eixo do ataque. Mesmo quando fazia poucos golos e havia muita contestação. Hoje, creio que a sua importância na equipa é incontestável e não me pareceria grande ideia vender nesta altura. Mas o Braga tem de atender à abertura de Lima para renovar. Se não for possível, a transferência é uma possibilidade - e Zé Luís terá de ser (já!) alternativa mais séria.

Pascoal Sousa disse...

O Miguel Lopes à esquerda é realmente uma possibilidade, a minha dúvida é se terá bagagem física para aguentar uma missão de altíssimo risco. O jogo é a 14 de Fevereiro, pode parecer distante mas não é o suficiente para atingir os níveis exigidos para um adversário que tem extremos de classe mundial.

Anónimo disse...

O que vai ser do Zé Luís? Alguém sabe?

Pascoal Sousa disse...

Dia 31 se saberá. O empréstimo já esteve mais longe, diga-se, mas pode ficar. Cabe a Leonardo Jardim tomar uma decisão

Eduardo disse...

Caro Pascoal, precisamos de si durantes estas angustiantes ultimas horas de mercado, já sabemos que as informações fidignas só vêm de si, no seio da comunicação social. Por isso se puder faça-nos o ponto de situação do mercado no que compete ao Braga... Ruben Amorim? Djamal? Quem ocupará a ultima vaga?

Cumprimentos.