domingo, 21 de agosto de 2011

Filão de ouro

Não lamento as horas de sono que agora o corpo reclama. Assisti, muito jovem ainda, a duas finais míticas de duas gerações de ouro dos sub-2o de Portugal. E reafirmo o que escrevi há dias: sim, esta geração é realmente de uma coragem e determinação assinaláveis, mas é também uma geração dourada. Mika é um grande guarda-redes, Nuno Reis e Roderick dois centrais de enormíssimo potencial e os dois lateral, Cedric e Mário Rui, fizeram um torneio fantástico. Pena Cedric ter sido arrumado da batalha pela dureza de um adversário. O fim do sonho de Portugal de conquistar o Mundo começou aí.

Há ainda Danilo, Pelé, Alex, Caetano, Saná, Dias, Júlio Alves e essa força da natureza que é Nélson Oliveira, jogador do Benfica, que, como se sabe, passou pelo Braga antes de saltar para a Luz. Não há muitos jogadores com as qualidades de Nélson e é bom que os encarnados o saibam aproveitar. Foi de propósito que deixei para o fim o outro Oliveira, Sérgio. Pode vir a ser um craque.... num clube grande ou no Aliados de Lordelo. Depende dele. Parece-me que naquele turbilhão de técnica, capacidade de remate e mau feitio, a parte emocional ainda tem larga supremacia sobre a componente racional. Se, e quando equilibrar a discussão interna entre o diabinho que o puxa pelos mais caminhos e anjo que o conduz para a luz que as estrelas emanam, Sérgio poderá pisar o passeio da fama.

Foto: Francisco Paraíso/FPF

3 comentários:

Jorge Costa disse...

Muito boa análise (como sempre) do valor individual de cada um dos nossos jogadores.
De facto, deu-me prazer ver esta selecção jogar e defender as nossas cores da forma que o fizeram. Que garra, que vontade e que grande atitude, em todos os jogos. Com isso, TODA a equipa conseguiu disfarçar algumas lacunas, à 1ª vista, evidentes...
Que outros lhes sigam o caminho, que de vermelhos à Zequinha e penalties à Pereirinha já me fartei...

Abraço!

P.S. Obrigado por me adicionar no FB :)

qualquercoisa disse...

http://futebolfilosofal.blogspot.com/2011/08/os-campeoes-da-pre-epoca.html

Poente_B5 disse...

Boas
Já tinha escrito algo semelhante no frum Superbraga sobre o Sérgio Oliveira.
Como era possivel um jogadore daqueles praticamente não jogar nada no Beira-Mar?!
O seu post acaba por responder à questão.
Aliás Nelson Oliveira tb não jogou tanto quanto podia no Paços.
Às vezes a estes jovens jogadores falta aquilo que é essencial para vir a ser um enorme jogador, aquilo que Pizzi têm e muito... Humildade!
Mas de facto esta selecção tem muito bons jogadores, que tenham sorte no futuro profissional.
Ah, e tb eu vi o jogo madrugada dentro, pena é que no melhor jogo de Portugal a sorte não tenha querido nada connosco!!
Abraço