quinta-feira, 28 de julho de 2011

O futebol - ingrata ciência



Aos 19 anos tinha o mundo aos seus pés. O futebol enganou-o ou foi o destino, não sei. Abdoulaye Baldé não dirá muito ao comum dos adeptos. Mas se recuarem a 2005, quando a França se sagrou campeã europeia em sub-19, descobrirão que Baldé foi o melhor marcador do torneio, numa geração que deu ao futebol nomes como Lloris, Gouffran, Gourcuff, Dyabi e Kaboul, só para citar os mais conhecidos. Nessa altura, Abdoulaye Baldé tinha todos os colossos europeus aos seus pés. Hoje, com 24 anos, está a treinar à experiência num clube da I Liga portuguesa, o Beira-Mar. O futebol não é uma ciência exacta, por isso me causa impressão que a FIFA ache natural (ou pelo menos feche os olhos) ao facto de miúdos de 11/12 anos serem diariamente assediados com promessas de sucesso fácil, só por causa de um talento que pode ser passageiro ou nunca vir a confirmar-se na plenitude na idade madura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia

Nao me lembro do jogador em causa, como tal nao posso dizer se realmente era bom/mau ou assim assim, mas o q é certo é q pode estar aki um caso claro de algo q se tem falado bastante em frança.

O caso dos jogadores de origem africana abundar nas escolas de formação francesa. Estes jovens sao de uma evolução fisica fantastica e muito rapida, logo têm grande vantagem em relação aos europeus, o problema está precisamente apartir dos 19/20 anos em que essa diferença fisica se esbate e ai sobressai a qualidade tecnica em conjunto com alguma pujança fisica, e a maioria desses jogadores de origem africana começa a perder fulgor e os seus lugares nos pulpitos dos jogadores mais promissores do futebol mundial.

Nao sou racista nem xenófobo muito longe disso abomino tais ideais, mas começo a concordar que tem de se fazer algo ao nivel da formação para que se preveligie o sucesso dos jovens e nao dos titulos de infantis, juvenis e juniores.

Isto vê-se claramente em portugal, as fazes finais dos campeonatos jovens sao invariavelmente jogados pelos 3 estarolas o Vitoria e ocasionalmente braga, setubal ou qq outro clube, e pode-se verificar que por norma os 3 estarolas é q vencem com bastantes jogadores de origem africana quando 2,3,4 anos depois vamos procurar por esses jogadores verifica-se q nenhum deles singrou na 1ª divisao portuguesa quanto mais numa espanhola ou inglesa.

Triste caminho segue o futebol de formaçao e a selecção AA ja se recente bastante.