quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estágio em Melgaço - dias 3 e 4




Águas de Melgaço, as melhores águas de Portugal. Infelizmente só as encontro em Melgaço, o que é pena - será que foram transformadas em produto gourmet? Adiante. Nestes dias o Braga ganhou 4-1 ao Moreirense, num teste bem razoável. Esta noite, chegou o 31.º jogador a Melgaço, Paulo Vinícius. Uma contratação surpreendente, diria mesmo desconcertante. Não pelo valor do atleta, mas pelo contexto em que se insere. O Braga procurava dois centrais e vai a Leiria resgatar um polivalente do tipo Frechaut, operário incansável, profissional muito dedicado, capaz de se sacrificar pelo sucesso do colectivo. Mas Paulo Vinícius corre também o risco de ser mais um em Braga. Vamos ver como responde a este grande desafio da sua carreira e se o perfil do último central a contratar corresponde de facto ao que o Braga procura - esquerdino, experiente, que seja uma mais-valia e entre de caras na equipa.


Esta quinta-feira fala Nuno Gomes. O País não pára mas vai com certeza estar muito atento às palavras do 21. Neste intervalo, os jornalistas destacados em Melgaço disputaram esta noite/início de madrugada renhido torneio de ténis de mesa. Amanhã darei conta do vencedor, na certeza de que aqui o vosso servo não escapou de um humilhante último lugar. Aos 16 anos era craque; aos 39 sou uma desgraça. A velhice é tramada e é com resignação que seguro na lanterna vermelha.

2 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Francamente, começo a ficar preocupado com a política de contratações do Braga. Esta contratação do Paulo Vinicius não tem qualquer lógica, independentemente de eu até considerar a sua polivalência útil. Se compararmos a actual linha defensiva com a das duas-três últimas épocas, é claro que a actual não dá as mesmas garantias. Podem ser todos jogadores com potencial mas nem sempre as promessas se concretizam, por variadas razões. Penso que seria necessária a entrada de dois jogadores de peso para o eixo da defesa e isso já não irá acontecer. Quando muito entrará um e, mesmo essa contratação será já o reconhecimento de uma falha de planeamento - já que provavelmente implicará a saída de algum dos centrais até agora contratados. Não podemos falhar!

Sei que, para um clube como o Braga, jogadores de "peso", normalmente, só se tornam acessíveis mais para o final da janela de transferências. Mas desta feita, com uma defesa toda remodelada, era essencial ter atempadamente gente capaz de elevar o nível dos jogadores menos experientes à sua volta, quer pela sua mais-valia, quer pela capacidade de liderança.

Mesmo apreciando a sua polivalência, considero que Paulo Vinicius não é esse jogador. Entrará mais alguém, creio, para a saída de algum dos mais jovens. Mesmo assim, ficaremos muito dependentes da capacidade de afirmação de pelo menos um destes.
Mas fico (agora, depois desta contratação) com a sensação de alguma desorientação na construção do plantel.

Confio na capacidade de Jardim para construir uma equipa organizada e sólida. Afinal, com uma linha defensiva composta por bons jogadores, na primeira metade da época passada, sofríamos golos de todas as maneiras e feitios. O colectivo, a organização é muito importante. Mas é mais fácil construir boas equipas com bons jogadores!

Poente_B5 disse...

Boas
De facto é como diz esta contratação de Paulo Vinicius é desconcertante!! (Não pelo valor do jogador que eu até aprecio, mas pelo timing, e pelas necessidades da equipa).
Esta contratação fazia sentido no inicio da pré-época, se não tivesse vindo ou Ewerton ou Henrique, e depois ficaria a faltar sempre mais um.
A vir nesta altura esta contratação, como o Pedro Ribeiro diz, foi o emendar da mão quanto às contratações planeadas no inicio de época.
Assim continua a faltar um central daqueles, e provavelmente até devia ficar a faltar outro, mas neste momento parece-me que só virá apenas mais 1 central.
Acredito que se vier um central "líder" qualquer dos outros centrais potenciará as suas qualidades (do que vi acredito que Ewerton e Henrique tenham bom futuro, não se lhes pode pedir é que sejam os patrões da nossa defesa), e assim sendo julgo que bastará esse central.
Penso é que já vem tarde, aliás se já cá estivesse se calhar não se falava tanto nesta questão e os centrais que cá estão neste momento estariam muito mais tranquilos.
Concordo isso sim é que uma defesa (ou uma equipa a defender) vale mais pelo seu todo e pela sua organização, do que propriamente pela categoria dos seus jogadores, é lógico que quanto melhor são os jogadores melhor (ou mais fácil) será a organização defensiva, mas mesmo com jogadores mais "vulgares" é possivel ter uma equipa que defenda muito bem (contrário de defender muito).
Acredito em LJ nesse aspecto (a ver pelo Beira-Mar do ano passado), pelas crónicas que vi do jogo do Moreirense já se notaram melhoras. Foi o único jogo que não vi, os outros 3 vi ao vivo. Mesmo nesse jogos apesar de algumas falhas individuais (muitas delas notava-se perfeitamente que os jogadores estavam receosos), vi coisas interessantes.
Também é preciso dar um pouco de margem de manobra aos jogadores que neste momento temos no plantel, apesar de concordar que em comparação ao que o Braga apresentou nos últimos anos no eixo defensivo, estes jogadores estão, neste momento, a um nível inferior, o que não quer dizer que vamos ser uma equipa muito fraca defensivamente.
Quero esperar para ver o jogo com o Gil Vicente, nessa altura dará mais para avaliar o comportamento da equipa.
Dos jogos que vi, contra o Leixões fomos muito fracos (nas duas partes apesar de estarmos a ganhar).
Outra coisa, ainda não percebi o que vê LJ em Lima encostado à esquerda e Zé Luis encostado à direita, mas eu não tenho curso!!!