domingo, 22 de maio de 2011

O hino de uma época



...E ainda dizem que numa final não há futebol. Houve 45 minutos de grande espectáculo no Jamor, com golos, emoção, incerteza no resultado, até o FC Porto dar o golpe de misericórdia num Vitória Guimarães que se deixou trair pelos nervos naquele minuto fatídico em que Edgar falhou a grande penalidade. Um 4-3 que seria revitalizador no intervalo transformou-se num 5-2 que levou os conquistadores ao tapete.

Nos comentários da televisão insistiram muito na temática do erro. É um erro. No futebol há já demasiadas variáveis controladas com treino, disciplina e método. A táctica evoluiu muito na última década, mas teve o inconveniente de retirar ao futebol a sua faceta mais espontânea. Hoje foi uma grande final (ou meia, se quiserem), um bom hino ao jogo. E, mais uma vez com uma perna às costas, o FC Porto ganha o quarto título numa época de sonho. O dragão está muito à frente da concorrência.

3 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Bigsousa, essa é uma visão que não deve consolar os meus vizinhos de Guimarães. Foi um disparate tentar jogar de igual para igual com o Porto. É verdade que o lance do penalty falhado foi decisivo no desenrolar do encontro mas a facilidade com que um Porto preguiçoso e pouco focado no jogo chegava à baliza adversária prenunciava um desfecho destes. Talvez para um adepto neutral tenha sido um jogo mais agradável mas não foi uma boa opção por parte de Manuel Machado - que, em minha opinião, tem uma equipa que é inferior ao somatório das suas individualidades. E, repito, o Porto que esteve em campo esteve uns furos abaixo do que tem estado em termos de consistência táctica e concentração. Foi um Porto de fim de estação. Talvez isso mostre o quão à frente estão eles em relação à concorrência, como diz. Mas precisamente por isso, outra postura se exigia do seu adversário.

Rui Ribeiro disse...

Foi uma boa final, apenas num sentido. Onde o Guimarães demonstrou que ainda não tem estaleca para finais e acabou por acusar esse mesmo nervosismo , também pelas más decisões do seu treinador.

Marcou 2 golos de bola parada e o Porto continuou letal em contra-ataque , também com um grande jogo do James Rodriguez e do Hulk!

Porto é quase o Barcelona de Portugal , leva tudo à frente com um grande conjunto e sobretudo um bom treinador.

Abraço, BigSousa! E espero mais notícias em Breve do meu Braga :D

Miguel Nunes disse...

Bem, se o Villas Boas n sair e n levar 1 ou 2 com ele, n vejo como podem parar o Porto.

Mas, a verdade é que por vezes tudo muda muito rapidamente, e confesso que pensei o mm dos de JJ.

Mas, o Porto tem uma estabilidade q o Benfica se calhar nunca vai ter...