quinta-feira, 28 de abril de 2011

Falcao: cada vez mais barato

O Porto está tão forte que até dá 45 minutos de avanço aos adversários, só para tornar as coisas mais interessantes. Aborrece-me este horário da Liga Europa que nos obriga a optar por um jogo em detrimento de outro. Vi o Benfica-Braga, uma partida assim-assim, que deixou tudo em aberto para a segunda-mão. Passo os olhos pelo resumo deste esmagador Porto, 5-Vilarreal, 1 e já não consigo espantar-me com a classe de Falcao. A cotação de um jogador sobe proporcionalmente ao talento e preponderância revelados em campo. O colombiano marcou quatro golos ao Villarreal [quarto classificado na Liga espanhola, note-se], assinou o seu terceiro hat-trick na Liga Europa, mas em vez de valorizar Falcao tornou-se na grande pechincha para 2011/12. E também no grande desafio da SAD portista, porque 30 milhões de euros não parecem ser - agora - um negócio lá muito interessante para os dragões. Isso se se confirmar que há mesmo cláusula de rescisão.

8 comentários:

JP disse...

para isso ser verdade era preciso ele ter cláusula de rescisão no seu contrato :) ora vá lá confirmar nas suas fontes.

Pascoal Sousa disse...

Se sabe mais partilhe com a gente, JP ;P. O que se diz é que o Falcao tem uma cláusula de 30 milhões, que será de 40 milhões se renovar até 2014, como o Porto tem tentado no último meio ano. Não me acredito que o Falcao não tenha cláusula, atendendo ao mercado que já tinha antes de rumar a Portugal parece-me pouco provável que não fosse fixada um determinado valor a partir do qual o jogador pudesse ser negociado - e não apenas blindado. Talvez o Porto esclareça algo mais no futuro. Para já, Radamel está ligado ao clube até 2013.

Pascoal Sousa disse...

De qualquer forma, JP, achei por bem acrescentar esse ponto que o amigo levantou e bem. Ter ou ao ter cláusula, eis a questão ;PPP

Anónimo disse...

não tem cláusula :) e o único "problema" que se prende com a renovação do Falcao é que, como é normal, quando se renova um contrato paga-se um prémio ao jogador, e o FCP está a tentar ganhar tempo para ver se o Falcao será um dos jogadores a sair este ano (conforme as propostas), e se for esse o caso poupam o tal prémio. Não há muita razão para se pagar 1M de prémio ao jogador se ele daqui a 3 meses vai ser vendido. Caso fique, aí sim, renova-se o contrato.

Pascoal Sousa disse...

Faz sentido. O que não é usual é um jogador como o Falcao não ter cláusula rescisão. Está bem que o FCP tem apenas 60 por cento do seu seus direitos económicos, mas mesmo assim...

Anónimo disse...

O FCP já comprou mais uma parcela do passe do Falcao à uns tempos. A minha dúvida é se temos 90%, 95% ou mesmo os 100% (se bem que penso que não passará dos 95%). Do Hulk é que apenas temos 45%, mas será algo a retificar aquando da venda do miúdo, seja ela quando for.

Há outros jogadores do FCP sem cláusula de rescisão, não é caso único. Mas com uma possível renovação virá uma cláusula, nunca inferior a 40M.

The Blue Factory of Dreams disse...

Olá Caro BigSousa,

que grande jogo, deve ter pena de não ter assistido na íntegra e ao vivo a mais uma noite mágica do Dragão.

Ao intervalo perdíamos, no final tinhamos a eliminatória ganha, a europa rendida uma vez mais e um poker genial de Falcao.F****** Outstanding!

Confirmo que Falcao não tem cláusula de rescisão e o FC Porto tem 95% do seu passe.
Eu próprio tive de o confirmar há tempos, pois no meu próprio blogue questionava essa matéria várias vezes.

O anónimo que aí escreveu também tem alguma razão no que escreveu aí, quanto ao timing da renovação, embora a história tenha mais intervenientes e várias motivações em jogo.

Falcao não quer nem irá forçar a saída ou ter uma atitude menos digna ou de pouca elevação. Tem as suas ambições e quererá certamente ganhar mais dinheiro e pisar outros estádios envergando outras camisolas. Mas cada coisa a seu tempo e Falcao ainda se sente muito entusiasmado e feliz de azul e branco no Porto.

Não será muito difícil haver convergência entre jogador e clube.
O FC Porto é um excelente gestor de expectativas, sabe bem quando é a altura certa para libertar cada atleta, é uma tendência clara.

Parece-me claro que Falcao irá bater toda e qualquer transferência. O FC Porto está num excelente ponto de negociação, o atleta não levanta grandes ondas, o jogador em causa é um fenómeno daqueles bem raros e simplesmente estrondosos.

Um abraço

Anónimo disse...

exactamente :)