sexta-feira, 8 de abril de 2011

Do Dragão a Kiev, passando pela Luz

Não vi o jogo do Braga porque estive no Dragão, mas o resultado alcançado pelos Guerreiros em Kíev é soberbo. Ainda por cima, não haverá Shevchenko na segunda-mão, o que é uma óptima notícia e uma bênção para Domingos. Agora, o FC Porto: aquela segunda parte do dragão foi fenomenal, com golos, brilhantes transições ofensivas e uma saúde física invejável - ou será mais vontade que poder atlético? Não sei. Vê-se nesta equipa a excelência do trabalho desenvolvido por André Villas Boas, a todos os níveis, técnico, mental e físico. Depois, há Falcao, que assinou o segundo hat-trick na Liga Europa. Grandes golos, golos difíceis, golos que ele procurou com um sentido de missão que só ele sabe colocar em campo. Escrevi-o no Facebook e partilho a ideia aqui: quando o FC Porto faz o 3-0 e o estádio explode de alegria, dois minutos depois o Spartak reduz e parecia germinar ali uma semente de revolta nos russos. Mas o facto é este: o FC Porto levou um estalo mas respondeu com um murro. KO. O Spartak foi ao tapete e podem contar até 100 que «este» já foi. O dragão é assim - põe tudo abaixo sem ser demolidor. E acho que é mesmo o grande favorito à conquista da Liga Europa. O Benfica também. E o Braga, porque não? Acho que Portugal pode ter uma grande alegria em Dublin. Para atenuar a crise que nos atormenta.

15 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

Eu também não vi o jogo do Braga, porque estava a ver o mesmo que você, mas enganei-me quanto ao "feeling" do jogo de Kiev. como o disse na altura, ainda bem que me enganei, assim o esperava embora não tivesse crente num resultado positivo.

empatar em Kiev, com golos é óptimo, extraordinário. Não sei as incidências, dizem-me que houve uma expulsão e um auto-golo a favorecer o Braga, mas mérito terá de ter.

o Besiktas foi ali demolido e o City vergado. Agora é não cair em casa, o que não será fácil, mas está agora mais ao alcance.


Quanto ao Porto é o que você diz. É uma força que não parece ser possível de parar por alguém que ainda ande na "Aéroliga".
Que segunda parte. Que Falcao. Que Hulk. Que Helton. Que equipa. Que treinador.

Viu os jornalistas russos aplaudirem-no no final da conferência de imprensa?

O Porto-Villareal, irá ser a final antecipada da competição, a 2 mãos. Que jogos em perspectiva!

Detestaria ver um Porto-Benfica na final.
Não é que tenha a mínima dúvida que o Porto seria ultra-favorito a ganhar, o que me daria tal como aos Portistas grande suplemento de prazer, mas iria ser um ambiente de cortar à faca em Portugal e em Dublin.

Não haveria festa do futebol alguma e o caos poderia ter consequências inimagináveis aos olhos de todo o mundo...

Depois veríamos tudo o que é tv´s, rádios, jornais e entretantos a tratar o FC Porto como uma equipa estrangeira o que, tratando-se da dimensão da coisa, poderia acabar de vez também com a impunidade dos artistas que comandam estes meios de forma mais do que nojenta. Para ser simpático.


Hoje o futebol ganhou, adorei ver o Porto e o Falcao será muito difícil de segurar.

O Falcao diz que quer ficar e o Porto está a fazer um grande esforço nesse sentido. Mas o cenário de saída pode ser irreversível.
Falcao é ds melhores avançados que já pasou pelo Porto e o preço a pagar pode parecer uma pechincha por tao grandioso jogador.

A sair Falcao até pode suceder o "milagre" da manutenção de hulk. Mas isso é para outras núpcias.

* Se puder deixe aí o seu link de facebook.

Abraço

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

Pascoal Sousa disse...

O que é um link de facebok? Quem me dera estar a brincar. Vá a Facebook, digite Pascoal Sousa e pronto, o resto já sabe. Não vi os jornalistas russo a aplaudir o Villas Boas porque fui directo para a zona mista - dá mais pica falar com os jogadores. Quanto a uma hipotética final Porto-Benfica, deixe que lhe diga uma coisa. Ou melhor, quatro letrinhas apenas: UEFA. Não é a balbúrdia da Liga de clubes. Aí, tanto Porto como Benfica sabem o risco que correm se puserem o pé em ramo verde. Se for essa a final vai correr bem, pode ter a certeza. Importante é que a final seja portuguesa e corra bem, até para apagarmos a imagem de reguilas javardos que temos na Europa. Sobre o Falcao: não vai sair. Motivo: Champions. Para 2012, aí sim, será inevitável. Abraço

The Blue Factory of Dreams disse...

- É o link do perfil, mas obviamente é muito mais fácil como disse, parvoíces que estas horas fazem. My bad.

- Quanto ao Porto-Benfica, que suposemos, o problema não está tanto no interior do estádio e durante a partida.
Sou só eu a ver a instalar-se um clima de guerrilha nunca antes visto, desde as meias-finais até ao dia da final?

Com uma final europeia em jogo, com os incendiários que há em jogo, entre barricadas em pé de guerra?

No último jogo do campeonato, que não servia para nada, a não ser orgulho...foi o que se viu.

Uma final europeia. Deve ser defeito meu a visão que me dá...espero que sim.

A menos que a Uefa divida Dublin ao meio, não haja cruzamentos em aeroportos e aviões, hotéis e demais...

Em cndições minimamente normais dá calamidade.

Superdragões e nonames à solta. Com uns britânicos de má fama a aproveitarem o clima de que tanto gostam. Se alguém os conseguir trancar em casa...eu agradecia. O futebol e o resto do mundo também. Mas pronto...o problema também está em quem os instrumentaliza...desde os clubes à comunicação social...


- Quanto ao Falcao, sempre me disseram que Hulk saía, o que faria com que Falcao ficasse.

A teoria natural seria Hulk + 1.

E há propostas por outros...Fernando...Álvaro...Rolando...
Um destes portanto. Mais os excedentes.

Só que eu só descanso quando vejo as coisas preto no branco. O mercado e os artistas da bola e seus conselheiros são gente muito incerta.
Em Pinto da Costa eu confio. Mas em jogadores, pais de jogadores, empresários e quejandos não.
E isso pode ter muita influência.


O Falcao anda a fazer juras de amor há um ano, eu renovo, eu renovo...mas não assina o papel. Porquê? gostaria de saber...pois não é por falta de vontade do clube.

E 30 milhões por um avançado como ele é barato na minha opinião, um avançado que é dos melhores que já vi, com garantia da marca FC Porto não nasce todos os dias...

É melhor marcador da Liga Europa, marca de cabeça, calacnhar, pé esquerdo, direito...não parou de marcar de todos os géneros e feitios desde que chegou ao Porto.

Está nesta equipa brilhante que anda a fazer parangonas por aí fora...

Só fico descansado quando assinar a renovação com uma blindagem segura. Por um ano. Que eu cá sou realista...

Abraço

Pascoal Sousa disse...

Concordo: 30 milhões pelo Falcao já me parece um preço acessível, olhando ao talento do colombiano. Mas há timings e acho que o Porto tem outros activos para vender e aposto que vai transferir o Rolando e, talvez, o Fucile. Sobre a tal final, reafirmo: se acontecer, FC Porto e Benfica saberão, instituciionalmente, estar ao nível das exigências de um momento importante para o futebol português. Sabe, às vezes bastam alguma palavras de bom senso de quem manda para acalmar as hostes. Depois, a mão pesada da UEFA impõe a ordem. Não duvide disso. Abraço.

Ana Andrade disse...

Boas!
Costumo visitar este seu espaço, mas creio que esta é a segunda ou terceira vez que comento. E hoje decidi comentar, porque não querendo fazer futurologia parece-me que uma final portuguesa não está assim tão impossível. Concordo com o que diz The Blue Factory of Dreams, uma final entre FC Porto e Benfica seria demasiado complicada, seria transferir um barril de pólvora de Portugal para a capital irlandesa. Mesmo que seja como você diz: “UEFA. Não é a balbúrdia da Liga de clubes. Aí, tanto Porto como Benfica sabem o risco que correm se puserem o pé em ramo verde.” Os clubes sim, mas e os adeptos? Será que sabem deixar a estúpida violência que não tem lógica nenhuma e que só destrói o futebol, em prol de uma rivalidade saudável? Tudo bem que a maioria dos adeptos faria essa troca, mas há sempre aqueles que só vão aos estádios para arranjar confusão. A ser uma final portuguesa gostava que fosse um FC Porto Sporting de Braga.

Quanto ao FC Porto, a vitória de ontem foi importante, é uma óptima vantagem na eliminatória, creio que nem os melhores optimistas sonhavam com tal vantagem. Quanto ao Falcao, mais uma vez concordo com The Blue Factory of Dreams, o valor deste avançado parece-me maior do que a sua clausula, será que o FC Porto consegue mesmo segurá-lo? Mais uma vez não quero fazer futurologia, mas não sei se conseguirá mesmo, espero que eu esteja enganada e que consigam mesmo segurar o colombiano nem que seja por mais uma época.

Termino este meu comentário felicitando as equipas portuguesas presentes na prova, mais uma vez os resultados são positivos e as perspectivas de continuarem em prova são muito, muito grandes.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

www.pportistaacemporcento.blogspot.com

Pascoal Sousa disse...

Olá, Ana. Continuo na minha: numa final patrocinada pela UEFA não vai haver bolas de golfe, pedras, moedas na cabeça dos adversários. Pode haver insultos, alguma tensão no ar, mas prevalecerá o bom senso. Coloquei o seu blogue noos favoritos. Já vi que tem muitos, ponho o principal. Bjs

Ana Andrade disse...

Boas,
Espero que realmente seja como você diz, mas talvez seja melhor esperar para ver mesmo quem vai a final, então depois veremos o que acontece e que medidas toma a UEFA.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
www.portistaacemporcento.blogspot.com

Pascoal Sousa disse...

O que se colocou em discussão foi uma hipotética final entre Porto e Benfica. Nada mais :P

Ana Andrade disse...

Boas,

Concordo plenamente, a final entre FC Porto e Benfica não passa de uma hipótese, até porque não sabemos o que vai acontecer quer na segunda mão dos quartos de final, quer nas meias finais.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
www.portistaacemporcento.blogspot.com

Pascoal Sousa disse...

Já não vou tão longe, Ana: a única dúvida nos quartos reside na eliminatória entre Dínamo e Braga. Nas outras, salvo algum milagre, está tudo decidido.

Ana Andrade disse...

Boas,

Tem toda a razão, a passagem às meias finais de FC Porto e Benfica é uma certeza, só se houver um cataclismo … a vantagem é confortável, quer para uma equipa quer para a outra. O Sporting de Braga é que tem a tarefa um pouco mais dificultada, apesar do resultado ter sido positivo, mas creio que os pupilos de Domingos vão conseguir. Agora nas meias finais parece-me que os jogos entre FC Porto e Vila Real vão ser um pouco mais complicados, pois os espanhóis parecem-me ter uma equipa com bons argumentos.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
www.portistaacemporcento.blogspot.com

Pascoal Sousa disse...

Se o Vilarreal jogar sempre como o fez com o Twente, então o Porto vai ter problemas. Sem dúvida que saiu a fava aos dragões, mesmo assim acho que o Porto, como colectivo, é mais forte e consistente que a equipa espanhola.

Ana Andrade disse...

Boas,
Sem dúvida que saiu a fava aos dragões, mas também nesta fase da prova escolher o adversário ideal era complicado. Acredito que a união pode fazer a força, se o FC Porto puser tudo em campo, a tarefa também não vai ser fácil para os espanhóis. Sem dúvida que será uma eliminatória bem disputada.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
www.portistaacemporcento.blogspot.com

Cidchen disse...

Para ser diferente, vou dizer aqui que gostaria de ver na final da Europa League o FCP vs SCB! :D Mesmo assim, uma semi-final entre o SCB e SLB seria curioso, ver árbitros estrangeiros a arbitrar dois clubes portugueses. Daria-me um gozo tremendo ver como eles fariam o trabalho.

Fui a Kiev ver o Braga e, gostei imenso daquilo, da cidade, como da partida da primeira mão dos quartos de final. Já sabíamos que não iria ser fácil, e isso viu-se durante a primeira parte, mas a segunda foi completamente toda do BRAGA, só faltou mesmo a finalização para a vitória. Mas empatar 1-1, fora, é excelente. A decisão será tomada na cidade minhota e eu acredito que posemos fazer, mais uma vez, história.

Pascoal Sousa disse...

Blue: a Benfica TV não é um órgão de Comunicação Social. É um órgão de comunicaçao do Benfica. Ponto prévio. Quanto ao resto, é absolutamente lamentável e indigno de um clube com a grandeza dos encarnados. O mínimo que se pede é que o Benfica se demarque claramente e inequivocamente dessas tristes declarações desse individuo, vamos chamá-lo assim. Abraço, mando novas de Moscovo mal possa