sexta-feira, 18 de março de 2011

Há Domingos assim



Pessoa entendida nesta história da valorização/desvalorização de activos disse-me hoje que o Domingos vale 10 vezes mais agora do que antes do segundo jogo com o Liverpool. Será por isso que é (suposto) trunfo de Godinho Lopes nas eleições do Sporting? Quem visita este espaço regularmente sabe que o Domingos vale hoje o mesmo do que valia ontem ou há um ano. É o mesmo treinador, se calhar olhado agora de maneira diferente. Para sair em grande, falta apenas Domingos estacionar o Braga em lugar europeu no Campeonato. Se o conseguir, junta ao segundo lugar da época passada uma segunda temporada em cheio, a melhor de sempre do clube. Em termos europeus, isso já foi conseguido: nunca o Braga esteve nos quartos da Liga Europa. Presumo que o extenso clube de fãs de Jorge Jesus não irá, desta feita, ter a sagacidade de afirmar que o mérito é todo do mestre. Até porque, atempadamente, muitos dos integrantes do séquito trataram de atirar para Domingos todas as responsabilidades pela campanha doméstica desenvolvida pela equipa. Justamente. É ele o culpado. Para o bem e para o mal. O adeus a Braga parece-me inevitável. Não é que ele desprezasse ficar...

2 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Não tenho dúvidas de que Domingos é hoje um treinador muito mais valorizado (mesmo num plano subjectivo) do que era há duas semanas atrás. Bastou a vitória sobre o Benfica para alterar o estado de espírito da equipa (e adeptos) e, em parte por isso, chegou esta eliminação do Liverpool. Verdade seja dita, esta eliminação dos ingleses teve nitidamente dedo do treinador. A equipa esteve tacticamente brilhante!

A prova desta súbita revalorização de Domingos é a notícia do pré-acordo com Godinho Lopes. O timing é perfeito. Até aqui pareceu haver algum receito de apostar no nome de Domingos (talvez pela conotação com o Porto). Esta vitória e o brilhantismo táctico da equipa de Domingos terão convencido Godinho Lopes a avançar com o seu nome como trunfo eleitoral.

De certo modo, essa é uma saída para o bico de obra que Salvador arranjou junto da maioria dos adeptos do Braga - ainda que ache que muitos não lhe perdoarão a inércia, quando talvez fosse possível renovar com Domingos.

No entanto, como diz, Domingos é o mesmo treinador de há duas semanas, alvo de críticas sibilinas de António Salvador na entrevista que este concedeu a O JOGO. E se Salvador tinha razão para não querer renovar na altura, depois de ano e meio de trabalho, não faz sentido que duas semanas mudem uma opinião certamente reflectida. É preciso não esquecer que, na Liga, o Braga tem apenas mais um mísero ponto em 22 jornadas do que acumulava na desastrada época 2007/08 que começou com Jorge Costa, passou por Manuel Machado e terminou em António Caldas - e já acumula tantas derrotas quantas registou naquelas 30 jornadas! Tudo depende da avaliação das razões para este comportamento tão decepcionante. Falar em equipa mais fraca, em venda de jogadores chave, como já li em alguns jornais, é falhar a questão: os problemas vêm de muito antes de Janeiro e o plantel que começou a época era o mais caro de sempre do Braga.

A questão agora é "política": é defensável optar por não renovar com um treinador com o histórico de êxitos marcantes de Domingos perante os adeptos, junto dos quais tem imenso crédito? Sobretudo quando não haverá mais garantias de quem se preparará para o substituir? Não será este ambiente uma dificuldade acrescida para o novo técnico?

Já falei no caso Jesualdo/Porto em 2008/09. Nessa situação, a renovação concretizou-se... mas os resultados estiveram longe de ser brilhantes. Mas a questão é: seria possível fazer diferente?

Costa disse...

Até a mim, que já muito critiquei o homem, me custa agora apontar-lhe o que quer que seja, apesar de conseguir enumerar as diversas coisas que fez menos bem este ano...
Como já li por aí, acredito que esta época foi mais importante para o crescimento de Domingos como treinador, do que a época passada (apesar de ter sofrido uma ou outra contrariedade tb).

Tento olhar para o futebol, e principalmente, para o meu Braga, com um misto de romantismo e realismo o mais "cozinhado" possível. Não me tem adiantado de nada. Continuo sem perceber se seria melhor Domingos continuar, se não. Se devia continuar, se não.

Se merecia oportunidade e confiança? Sim. Disso não tenho dúvida. Mas recuando um pouco e olhando para as nossas competições internas, compreendo um pouco aquilo que Salvador diz (e que julgo irá fazer).

Taças de Portugal e da Liga, enfim. Campeonato, bem, é melhor agradecer aos nossos POBRES adversários "directos" aquilo que têm feito, pois dependemos de nós próprios (quem diria?!?!?!) para chegar ao 3º lugar...

P.S. adorava saber se Salvador tentou renovar com Domingos mais cedo, e qual a resposta deste... agora, tal como era de esperar com Carlos Freitas ao leme, já aparece associado a uma lista...