quinta-feira, 3 de março de 2011

Gigante Paços



Ponham os olhos no Paços. Quarto lugar no Campeonato - até ver -, finalista da Taça da Liga, equipa muitíssimo bem dirigida por Rui Vitória, um técnico que se afirma pela competência e coragem. Sim, coragem. A irreverência com que os castores jogam, sem temer adversários ou atmosferas adversas, a forma como preenchem os espaço em campo e se desdobram para o ataque é o reflexo de um bom trabalho de laboratório. Defensivamente este Paços não é tão forte quanto isso, mas compensa essa pecha com um vibrante espírito ofensivo que faz bem, muito bem, ao espectáculo. Depois, ver miúdos como David Simão, Pizzi, Nélson Oliveira, Rondon, Caetano (que tem estado lesionado) em crescimento galopante no meio de gente que sabe tratar o couro como Olímpio, Maykon, Cohene, Leão ou Manuel José é motivo adicional para admirarmos o projecto pacense.

5 comentários:

Hugo disse...

Sem dúvida há que louvar quem trabalha com poucos recursos e consegue atingir estes níveis.

Aqui se vê que mais do que jogadores com qualidades técnicas, são necessários HOMENS. E isso nem sempre o dinheiro compra!

Talvez possamos ver alguns a fazer o curto trajecto de Paços até Braga com o Pizzi...

Abraço

Pedro Ribeiro disse...

Hugo, vamos ver se daqui a algumas épocas, olhando para trás, não diremos "mas que grandes jogadores tinha o Paços"! Não acho que os recursos sejam escassos; não são é seus ou, os que o são, estão de passagem e não terão qualquer rendimento económico (fim de contrato).

No entanto, como diz o Bigsousa, este Paços é mais do que a soma das partes. Tem um projecto futebolístico muito agradável. Com franqueza, dando de barato que Domingos sairá, Rui Vitória seria a minha escolha. Com o bónus de ter no seu currículo (pelo menos nesta temporada) a aposta no crescimento de jovens com talento. Se o Braga quer avançar com o projecto Academia, com aposta na formação, tem de ter um técnico com sensibilidade para isso.

Tenho no entanto para mim que o nosso novo treinador será Leonardo Jardim. Restam poucas dúvidas, não? Gosto (embora não da personagem) mas o seu Beira-mar assentava em princípios muito diferentes dos do Paços de Rui Vitória. Há que dizer, no entanto, que os recursos do madeirense eram, estes sim, muito limitados.

Hugo disse...

Pedro, não preciso de esperar algumas épocas. Digo-o já: mas que grandes jogadores tem o Paços!

Muitos deles melhores do que os que tem o Braga nas respectivas posições.

Quando falo em recursos, falo em capacidade financeira. E quando falta capacidade financeira, tende-se a escolher melhor, com mais critério, isso é verdade. Algo que faltou, e muito, ao Braga desta época! Mas também concordo que a forma como o Rui Vitória montou a equipa, fez com que aproveitasse ao máximo o potencial de cada jogador.

Por falar no treinador, mais do que qualidades técnicas, parece-me ter qualidades humanas, principalmente se o compararmos ao Leonardo Jardim. Quem não se lembra do filme do assinar pelo Gil (após sair do Chaves), dar o dito pelo não dito e cair no Beira Mar? E esta saída também traz água no bico. Já tivemos alguns episódios do género com o homem da pastilha elástica e viu-se a forma como depois abandonou o Braga!


Como tenho dito: precisamos de HOMENS neste Braga, para, mais do que subirmos um patamar, solidificarmos este.

Pedro Ribeiro disse...

Quanto ao facto de Jardim ter saído antes do final da época, tal facto deveria fazer soar o alarme na cabeça de Salvador (se de facto tem interesse no treinador). Já há duas épocas esteve envolvido num episódio estranho aparecendo em Aveiro no dia da apresentação aprazada para... Barcelos (Gil Vicente)! Não me "cheira" bem como pessoa. "Cheira-me" a outro Jorge Jesus, um tipo capaz de ultrapassar tudo e todos em função dos seus objectivos pessoais. Nesse aspecto, dificilmente ficaremos mais bem servidos do que estamos hoje...

Hugo disse...

Por si, tenho respeito, em virtude da postura correcta que tem tido, mas não posso deixar de manifestar o meu repúdio (para não dizer bem pior) pelo "jornalismo" levado a cabo pelo "pasquim" para o qual trabalha! A capa é absolutamente VERGONHOSA!!!

As referências proteccionistas em relação as declarações dos "protagonistas" do benfica, o classificar a expulsão de absurda quando toda a gente vê a mão esquerda de Javi a atingir o peito de Alan, a referência à falta que deu o golo... Enfim, é só escolher!

Depois ainda vem o LFV questionar-se porque é o benfica tão odiado em Braga! É só abrir os olhos e ver o que o rodeia!

Compreendo a pressão capitalista que está por detrás disto: vende melhor aquilo que as pessoas (os que compram este tipo de alegoria) querem ler do que a verdade! Mas é triste, não?

Peço desculpa por usar um tópico que nem tem nada a ver, mas quando a revolta nos queima a alma desta maneira... Ver uma equipa destroçada por lesões, por más exibições, por falta de protecção das suas próprias estruturas ser desvalorizada depois de uma tão boa exibição, com tantas oportunidades de golo (mesmo contra 11) (do benfica? uma, a do golo), com um golo capaz de levantar um estádio e belo em qualquer lugar do mundo (ai se fosse o aimar a marcar...)e tantas outras coisas que não parava por aqui...

Acho que percebe bem o que quero dizer! mas já chega, desabafo feito.

Com a máxima consideração,

Um abraço.