quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cuidado com Jesus

Surpreendeu-me a titularidade de Maicon no FC Porto. Julgava que ia jogar Otamendi ao lado de Rolando - se calhar o argentino terá algum problema físico. Não digo isso por causa do jogo francamente mau do brasileiro frente ao Benfica - falar depois é fácil - mas porque pensava que a forma como Maicon «abordou» o movimento de Hugo Vieira no segundo golo do Gil Vicente, na Taça da Liga, o condenaria ao banco. Muita gente responsabilizou Emídio Rafael nessa jogada de puro génio do galito, e é verdade que o lateral-esquerdo teve a sua quota-parte de culpa. Mas quando vi Maicon virar meio corpo à bola rematada pelo adversário fiquei realmente perplexo - é coisa que um central solidário com a causa nunca deve fazer.

O resto, explica-se facilmente: o Benfica está muito bem e forte, e o FC Porto, pelo contrário, tem definhado com o tempo. Muitas unidades do meio-campo estão cansadas e sem ideias e se os resultados não têm sido grandemente afectados isso deve-se à influência de Hulk. Hoje, nem o Incrível se superiorizou a um Benfica que reclamou no Dragão a honra que deixara perdida naquele mesmo relvado, nos 5-0 do Campeonato. Villas Boas diz que na Liga a vantagem do FC Porto é confortável. É. Mas, como diz o outro, cuidado com o excesso de confiança. E cuidado com Jesus.

2 comentários:

Costa disse...

Não me surpreendeu nada que Maicon cometesse erros infantis. Não gosto e nunca gostei deste central. Apesar de ter as suas qualidades, principalmente fisicas, tem lacunas enormes em jogo e não tem categoria para uma equipa que se diz lutar por todas as frentes.
É dos únicos erros que aponto a AVB desde o inicio no campeonato, a "teimosia" na opção por este atleta.

O que não percebi mesmo (e que só pode ser explicável por problemas fisicos) foi a ausência de Otamendi no onze, e de Walter, no minimo, no banco. Hulk não é Hulk a jogar no meio. Não foi por Sereno que o Porto se deu mal, mas... e Fucile??

O Benfica está claramente melhor do que há uns tempos atrás. Mas, verdade seja dita, tirando a oportunidade de Cardozo (já em inferioridade numérica!!!!) aproveitou dois erros. Porque de resto...
O que é certo, é que o Porto também não criou. Quase nada.

Pedro Ribeiro disse...

Não vi o jogo. [Desde que apareceu a SportTV vejo muito menos bola].

Mas do que conheço das equipas, parece-me que o Porto tem um onze fortíssimo mas alternativas muito limitadas para determinadas posições fulcrais. O ponta-de-lança é talvez o caso mais evidente. Há um Porto com Falcão e há um outro Porto sem Falcão (que na maioria das vezes até é um Porto sem um verdadeiro ponta-de-lança). Fiquei algo surpreendido pelo facto do Porto não se ter reforçado neste período de Janeiro, em particular em relação ao posto de ponta-de-lança.

Quanto ao Benfica, penso que tem um plantel mais equilibrado, um colectivo menos dependente desta ou daquela figura. Não tem contudo um onze de gala como tinha na época passada.

De qualquer modo, nenhuma das equipas tem a categoria do Benfica da época passada, capaz de triturar a maioria dos seus adversários - menos nós! :-P

De qualquer forma, penso que este resultado relança a Liga. O Porto está em perda e não se sabe muito bem como lidará Villas-Boas com o insucesso. Emergirá alguma intranquilidade? Fica por saber. No entanto, há que dizer que a antecipação do jogo com o Nacional da Madeira pelo Porto foi bem pensada (se é algo "lícito", é outra estória). 11 pontos, psicologicamente, é uma grande almofada de segurança...