terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Congelado

O estádio na foto é o Miejski, ou o estádio da Rua da Bulgária, como é conhecido pelos adeptos do Lech Poznan. É um dos palcos do Euro'2012 e pertence à autarquia. Nele joga também o Warta Poznan, o outro clube da cidade. Aquelas luzes no terreno não são pirilampos a voar sobre o circulo central. O que acontece é que o relvado está congelado e um muito mau estado, pelo que o município tenta a todo o custo manter as raízes saudáveis através de um processo de aquecimento artificial.

O Miejski é imponente por fora e à vista desarmada parece ser uma bela peça arquitectónica. No entanto, para além de erros graves na concepção dos acessos às bancadas, que valeram dura sanção da UEFA, o Estádio é um autêntico sorvedouro de dinheiros públicos. Só no último ano recebeu quatro novos relvados, com um custo total superior a 1,5 milhões. O actual tapete já reclama reforma, mas só irá ser mudado em Junho, quando o tempo aquecer. Este será, a par do entusiasmo do Lech Poznan, um inimigo a derrubar amanhã pelo SC Braga. O outro é o frio glaciar: estarão 8 graus negativos à hora do jogo...

PS: No relatório da UEFA sobre as deficiências detectadas no Miejski está escrito que os polacos simplesmente ignoraram todas as recomendações do organismo sobre a forma como o recinto devia ser remodelado. Dito de outra forma, mandaram a UEFA à merda. Se fosse connosco, como seria?

3 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Vai lá estar!? Leve um casaquinho... :-)

Pascoal Sousa disse...

Não,Pedro. Vou ficar no nosso «quentinho» a dar apoio ao camarada que lá está. Eu é mais Istambul :P

Pascoal Sousa disse...

Neste caso em concreto, temos de ter em atenção um aspecto: o Odivelas chega aos 570 mil euros com base numa equação dúbia. Explico: de acordo como que me disseram, o Odivelas fez uma avaliação do valor de mercado de Tiago Pinto e Januário pelas suas cláusulas de rescisão.A do Tiago é à volta de 3 milhões, a do Januário de 6 milhões. Como se sabe, esses montantes não reflectem fielmente o valor de mercado de cada um deles e esse argumento é facilmente sustentado em tribunal. Por outro lado, o Odivelas vai exigir juros sobre a alegada dívida do Rio Ave. Acredito que vão receber dinheiro mas não seránem metade do que reclamam.