domingo, 9 de janeiro de 2011

Vale por dez



O título é exagerado, claro, mas não tenho como escapar à chalaça. Valdés. Não sei se vale por dez ou se vale aquilo que tem mostrado esta época. Gosto deste jogador. Acrescenta qualidade ao Campeonato. Ainda bem que alguém teve paciência para esperar que o seu momento chegasse. Em Portugal, há sempre uma pressa danada em ver os talentos explodirem, quando, muitas vezes, uma época não chega para um jogador se adaptar a um País, a um estilo, a um determinado futebol.

Aconteceu com Lisandro Lopez na primeira época no Porto. Mas houve paciência para esperar, como há sempre na casa do dragão quando se tem a percepção que a qualidade está lá. Acontece com o Jara, pressionado a ser a máquina goleadora do Benfica, quando não está pronto para assumir tal responsabilidade. Valdés cresce e, olhando à experiência que tem, ainda vai crescer mais. Muito mais.

4 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

É de aplaudir que alguém consiga vislumbrar algo que fuja da mediania e da mediocridade em Alvalade. Não sei se será algo fantasista esta visão, já que não sei que Valdés faça para o justificar, a não ser que os termos de comparação sejam os jogadores da Naval ou do Paços de Ferreira.

O jogo de Alvalade vi a espaços, num jogo desinteressante, ao contrário do que se expectava.

Nem com 3 golos em 3 remates, um Paixão a tentar animar, a coisa animou. O que veio depois foi muito de coisa nenhuma.

O Braga parece-me claramente doente. Já não há MAtheus, já não há Felipe, aquela defesa parece manteiga. O ânimo não é o mesmo.
Um Braga em forma e moralizado tinha vencido sem muito custo este sporting.


Na segunda parte notou-se claramente isso. Estava tão evidente! MAs não houve pernas, organização, entusiasmo para dar a volta à situação

Resignação foi o que vi, de um lado e de outro, clubes que parecem doentes e que abandonaram o campeonato do título há muito.

Miguel Nunes disse...

Grande jogão do Braga. Subjugou o Sporting durante 80 minutos... O resultado é bastante injusto. Não tenho visto mts jogos esta época, mas pareceu-me que, apesar do resultado, o Braga está num claro crescendo, como o Pascoal havia dito por aqui...

não?

Pascoal Sousa disse...

Vamos ver, PB, como o Braga vai reagir animicamente a esta derrota que o coloca a 8 pontos do Sporting. Vamos ver, também, se consegue quebrar o ciclo dos jogos fora em que só conseguiu dois empates. O próximo jogo é no Algarve, com o Portimonense. Vencendo, acredito que o Braga arranque para uma segunda volta de bom nível; perdendo, os níveis de confiança podem vir por aí abaixo e aí de nada adianta que, táctica e tecnicamente, a equipa esteja melhor. Quando a cabeça não funciona, as ideias não saem e o corpo não responder. Abraço

Costa disse...

O Braga vai reagir, se mantiver estes principios de jogo, e, finalmente, ganhar um jogo fora. Mas, como já disse, tem que manter estes principios de jogo.
Agora, se não lhes junta trabalho defensivo e opta por um trinco bem mais capaz de "dobrar" (por muito que me custe, Vandinho ou não é o que era, ou está roto), é bem capaz de sofrer mais alguns dissabores.
Mais: é INADMISSÍVEL a quantidade de golos que sofremos este ano com o homem que aparece na frente do defensor ao 2º poste...

Mas enfim, tal como já disse, mantendo estes principios de jogo e ACRESCENTANDO qualidade ao onze e banco (porque precisa), acredito que tudo vá melhorar.
Não percebi as substituiçõs de Domingos, muito menos a entrada de Salino (que é daquele tipo de jogador que não "entra" no meu léxico de futebol), nem quero perceber. Está a custar-me muito perceber algumas opções de Domingos este ano.

Quanto ao Mundo Azul, posso-lhe dizer que do Felipe ninguém sente falta, nem é por ele que a defesa parece manteiga. As suas mãos sim, pareciam manteiga, tal como o seu posicionamento.

P.S. o Braga NÃO É inferior ao Sporting.