sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ukra no Braga



Confirmado há momentos por António Salvador à Antena 1: Ukra será reforço de Inverno do SC Braga. Empréstimo de ano e meio. Parece-me bem. Para a equipa, que ganha um elemento dinâmico e irreverente no ataque, e para o jogador, que sobe mais um patamar em relação à época passada e terá a oportunidade de jogar com mais regularidade que no FC Porto.

Actualização: Ukra foi apresentado no site do Braga e há que dizer que o vermelho não lhe fica mal.:P Apesar de não ser uma contratação consensual, por se tratar de um empréstimo, acho que num ponto quase todos estão de acordo: Ukra é um belíssimo jogador, com um grande talento e uma energia contagiante. Qualidades que nos próximos seis meses vão ser colocadas ao serviço do Braga apenas nas provas internas. Como se sabe, Ukra disputou um jogo pelo FC Porto na Liga Europa, por isso não poderá ser utilizado na competição por Domingos.

10 comentários:

Poente_B5 disse...

Boas,
Pois eu como adepto bracarense não concordo em nada com este empréstimo! Aliás ainda falta saber o que vamos ter de "pagar" por ele!!
Mas como eu não mando, e também como ninguém se candidatou às eleições sem ser o Salvador, que remédio tenho eu de aceitar as suas decisões.
Agora que não gosto, isso não!
Aliás o último ano de contratações do SC Braga tem deixado um pouco a desejar.
Falta de Carlos Freitas? Sinceramente parece-me que sim! (Ou pelo menos alguém parecido!!)

PS: Isto sem por em causa o valor de Ukra que por acaso até aprecio!!

Pedro Ribeiro disse...

Estava à espera de um ala que "matasse dois coelhos"l, i.e., que também fosse um jogador com capacidade para jogar no eixo do ataque em caso de necessidade ou que partindo da ala, pudesse aparecer como segundo avançado (um pouco o papel que Paulo César desempenhou muitas vezes bem, no Braga).

Ukra tem inegável talento, mas não é esse jogador. No entanto, penso que se trata de um bom reforço. É bem melhor do que Hélder Barbosa (que em minha opinião, deve ser deslocado para uma posição mais central, de apoio ao ponta-de-lança).

Acresce tratar-se de um empréstimo. Em minha opinião, não faz grande sentido ter Pizzi emprestado e jogar com Ukra por empréstimo do Porto. Será para prevenir a possível (e especulada) saída de Alan no final da época (e daí o facto de ser um empréstimo por época e meia)?

Do que não me restam grandes dúvidas é que Rodriguez irá gratuitamente para o Porto no final da época, sendo esta cedência a "generosa" compensação, já que o peruano termina contrato no final da época. O Porto não faz negócios sem contrapartidas. E espero que Sílvio não seja para aqui chamado...

Xina disse...

Não vejo como o Rodriguez possa entrar no negocio, ele está em final de contrato, e por isso já pode até ter assinado com qualquer clube, seja o porto, seja outro qualquer… O meu receio, tal como o teu, é o Sílvio!

Quanto ao Ukra, penso que poderá ser benéfico, além do seu contributo para a equipa, na medida do seguinte: como há vários jogadores interessantes a acabar contrato, e com o regresso do Pizzi para a próxima época o empréstimo do Ukra poderá reduzir-se-á a 6 meses… Ganhamos capacidade negocial, porque já estamos “servido” e ganhamos tempo… Não necessitamos já e agora de mais um extremo! Podemos aguardar que os respectivos jogadores terminem o seu respectivo contrato. Ou por outro lado, para jogadores vinculados, como já estamos "servido" temos maior capacidade négocial!

Pascoal Sousa disse...

Rodriguez vai a caminho dos 28 anos. Já podia ter saltado para o Porto antes, no tempo do Jesualdo e o seu nome foi sempre vetado. Não digo que as coisas não tenham mudado, mas não me parece que o peruano vá parar ao Dragão. Também não vai sair gratuitamento.O futuro dele está a ser tratado discretamente... Por outro lado, Pedro, não acho que o Ukra possa fazer essas duas posições. É extremo (direito mas pode jogar na esquerda)mas descobrirá que não tem a mínima vocação para ser segundo avançado, como era Matheus. Uma teoria: e se Paulo César voltasse ao seu lugar de origem, a número 9? Concordo no entanto que a entrada de Ukra poderá servir para precaver a saída de Alan, no futuro. Pode ser. Uma coisa parece ser quase segura: alguém do Braga vai para o Porto. Sílvio? E se for outro jogador, que ninguém se lembrou?

Pascoal Sousa disse...

Bem visto, Xina. Aliás, para 2011/12, o Braga já vai em 3 contratações: Vinícius, Marco Ramos e Ukra. Se Sougou não escapar para os polacos, será mais um a chegar.

Xina disse...

Sinceramente não aprecio o Sougou. Apesar de ter algumas das características do jogador que precisamos (velocidade), não acho que seja um jogador tacticamente evoluído com capacidade para ser o titular do Braga. Penso que num contexto de contra-ataque é um jogador muito útil, num contexto de ataque posicional, circulação de bola já não me parece… Alias, penso que poderá ser o Pizzi a fazer esse papel. Desde que evolua fisicamente, poderá ser ele os jogadores que precisamos!

Pedro Ribeiro disse...

Está a pensar no Lima? Não estou a ver mais ninguém... a não ser os miúdos que estão a aparecer, nomeadamente Pizzi e Guilherme.

NOTA: não disse que achava que o Ukra pudesse fazer ala e eixo do ataque; disse exactamente o contrário. O que disse é que estava à espera de um ala com outro perfil, que fosse um jogador também capaz de jogar no eixo (como Matheus ou como... Sougou). Ukra é um belo jogador mas não tem de facto esse perfil.

Carlos Alexandre disse...

a ver vamos se tudo fala no silvio e o jogador de que ninguem se lembra não será o lima com saídas previsíveis no porto de hulk e falcão!!!
quanto ao ukra é um jogador capaz de jogar nas duas alas e uma real alternativa ao alan que o braga não tinha.
o pizzi será um bom reforço para a proxima época,mas neste momento acho k lhe faz melhor jogar e ganhar calo no paços até junho.
falta o central que salvador disse. e para agora estamos conversados.
para a próxima epoca logo se verá o que será preciso incluindo até um treinador quiça!!

abraço

Pascoal Sousa disse...

Ok,Pedro,li mal.De facto,foi precisamente isso que defendeu. Não sei sinceramente quem irá do Braga para o Porto. Mas pode ser uma surpresa - se calhar as que falou.

Carlos Alexandre: tb acho que para o Pizzi o melhor é continuar no Paços. A sua evolução neste meio ano foi brutal, regressar a Braga nesta altura seria mau para ele. Abraço a todos.

Costa disse...

Ãprecio imenso as qualidades do Ukra. Não aprecio este tipo de negócios. Empréstimos não.

Sei que se calhar me vou calar futuramente, visto me "cheirar" que este emprestimo tem contornos de definitivo, depois da transferência de um jogador do Braga para o Porto, ou até troca directa (embora ache que, quer Silvio, quer Lima, estejam neste momento, bem mais cotados do que Ukra). Mas atenção, Ukra tem valor, e terá muito mais no futuro.

Como o Pedro já referiu, também esperava uma espécie de Sougou, mas parece-me que Paulo César já faz isso, Yazalde fará no futuro (claro que é um jogador diferente), e Helder Barbosa desempenhará essa tarefa em mais jogos a partir de agora. É a minha leitura desta situação.