sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Diego Costa - a confirmação



Já que 'estacionei' em Espanha, vou falar-vos sobre Diego Costa, avançado brasileiro que emergiu, ainda muito novo, no Braga. Conta a Marca que Diego é o único jogador do Atlético que disputou todos os jogos oficiais esta época, somando 5 golos. Normalmente, é a arma que salta do banco para mexer com os jogos. Aponta um golo em cada 155 minutos. No entanto, há um erro de forma na notícia da Marca que se impõe corrigir: Diego não custou 1 milhão e não foi comprado ao Penafiel. Custou 1,5 milhões + 1,5 milhões e foi comprado ao Braga.

Perguntarão os bracarenses: então não foram 1,5 milhões de euros por metade do passe de Diego? Sim. Os restantes 50 por cento pertenciam à Gestifute, de Jorge Mendes. De onde vieram os outros 1,5 milhões? Eu explico: por ocasião das duras negociações com o Atlético, Salvador convenceu os espanhóis a incluir no negócio um jovem que também despontava em Braga: João Pedro, hoje na Naval. O madrilenos aceitaram pagar 1,5 milhões por 40 por cento do passe de João Pedro, mas nunca chegaram a exercer direito de opção para a compra dos outros 60 por cento. Aliás, João Pedro, que nunca saiu de Portugal, nem é considerado activo do Atlético. Foi apenas uma forma do Braga aceitar a oferta final e negociar Diego.

Na prática, o brasileiro rendeu ao Braga 3 milhões de euros. O Atlético ainda teve de pagar metade desse valor à Gestifute, naturalmente. Portanto, estamos a falar de um investimento a rondar os 4,5 milhões, que conhece agora retorno desportivo, depois de sucessivos empréstimos e de uma estranha (talvez explique mais tarde...) cedência definitiva ao Valladolid, seguida da recompra do passe do jogador ao mesmo clube, por parte do Atlético.

5 comentários:

Luis Santos disse...

o João Pedro que fala não é da Naval? se é e se ainda tiverem uma percentagem do passe, até pode ser uma boa aposta. não digo que seja jogador para o At. Madrid, mas ainda pode render algum dinheiro ou facilitar alguma negociação

Cidchen disse...

Pois é, este Diego deu-nos mais do que aquilo que esperaríamos dele.

Pascoal Sousa disse...

Tem razão Luis Santos, joga na Naval e não no Beira-Mar. O joão Pedro jogou em Aveiro ainda cedido pelo Braga, depois acabou contrato e foi a U. Leiria, um ano, e na éoca seguinte para a Oliveirense, de onde saltou para a Naval. Obrigado pela rectificação. O Braga já não tem percentagem sobre o Diego Costa. Um abraço

Anónimo disse...

O erro é de conteúdo e não de forma. E o Diego foi para Valladolid no negócio Asenjo, e o Atlético limitou-se a exercer a opção de recompra.

Pascoal Sousa disse...

É verdade, anónimo. O Diego foi incluído no negócio do guarda-redes Ansejo com o Atlético a ter opção de recompra por 1 milhão,que exerceu 10 meses depois.