sábado, 21 de agosto de 2010

'Robertite' aguda



Na época passada, o Benfica foi campeão com 24 vitórias, 4 empates e apenas duas 2 derrotas. A confirmar aqui. Neste momento, tem duas derrotas em dois jogos. E o Campeonato só leva dois jogos, está bom de ver. Tem, também, dois golos marcados e quatro sofridos. Significa isto que o Benfica tem neste momento a margem de manobra muitíssimo reduzida para voltar a escorregar. Somando o desgaste psicológico decorrente de um arranque a todos os títulos horrível, no qual não se vislumbrou nem a sombra do antigo campeão, estou tentado a pensar que o projecto do bi-campeonato está seriamente comprometido.

Não sei até quando Jesus vai defender Roberto, quando Roberto nem a ele próprio se defende. Podem falar de azares, da Jabulani, do vento e da chuva, dos longo monólogos dos filmes de Manoel de Oliveira e da atribulada vida social da Lili Canecas como eventuais focos de desestabilização para o espanhol. Podem até recuperar a radical transformação que o futebol de Luisão conheceu desde a estreia no futebol português até agora. Mas as fragilidades do guarda-redes estão à vista: sai mal nos cruzamentos, não é ágil entre os postes e tem dificuldades em fazer as manchas. São aspectos que podem ser corrigidos com trabalho. Mas o tempo corre contra o guarda-redes e contra Jesus.

3 comentários:

Mário Cagica Oliveira disse...

O culpado de tudo isto acaba por ser Jesus. Foi ele que manteve a aposta em Roberto, sabendo que toda a comunicação social lhe iria cair em cima. Era certo que, ao mínimo erro, toda a gente iria cair em cima do Roberto. Faltou-lhe humildade para admitir o erro e sensibilidade para defender o seu próprio jogador.
Não tinha sido erro nenhum em retirá-lo, após o jogo com o FC Porto. Na altura, disse mesmo isso. E depois, quando tudo estivesse mais calmo e propício para o regresso do Roberto, logo se via.
Agora, espero que Jesus tenha aprendido com o erro e que o emende já no próximo encontro.

Pascoal Sousa disse...

É um pensamento lógico. Mas é preciso perceber que o investimento feito no Roberto não podia ficar guardado no banco. Para justificar tanto dinheiro investido num guarda-redes, o treinador tem de o meter a jogar, tem de apostar nele. Não há volta a dar, Jesus assinou por baixo a contratação de Roberto, portanto ficou com a batata quente nas mãos.

Mário Cagica Oliveira disse...

É claro que devia jogar. Mas convém não esquecer que o Roberto assinou por 5 temporadas! Ele tem tempo para jogar e afirmar-se na equipa. A altura não era propícia para ele jogar. Não era bom para ele, nem para o Benfica.
O Jesus lançou-o às "feras" e agora está a pagar caro esse erro. Vamos ver se agora arranjar coragem para o retirar de campo durante uns jogos. Já tinha defendido que o fizesse antes de o campeonato começar.
Depois, numa altura mais tranquila, logo se colocaria o Roberto, de novo, na baliza para provar que vale mesmo o dinheiro que foi pago por ele.

Cumprimentos