domingo, 15 de agosto de 2010

Para trás, Coentrão



Vi pela primeira vez Fábio Coentrão num treino do Rio Ave. Tinha 16 anos. O que vi, especificamente? Vi um puto com pernas de alicate, mas valente, a correr desalmadamente pela asa esquerda, a traçar uma diagonal rumo à área e a meter a bola debaixo da pernas de Gaspar. Tentou o golo de ângulo difícil mas falhou o alvo. Perguntei a Carlos Brito quem era o rapaz. Um puro-sangue de ataque, respondeu-me. Quando Jorge Jesus o colocou a lateral-esquerdo, metendo na cabeça que havia de o tornar num defesa de classe Mundial, vieram-me à memória as imagens desse treino e uma certa perplexidade por ver um extremo esquerdo tão promissor na vontade e no talento transformar-se em defesa. Era arriscado.

Obviamente, estava enganado. Coentrão chegou à Selecção Nacional por via das boas actuações como lateral-esquerdo no Benfica. Há muito que Portugal não tinha para aquela posição um jogador tão estimulante. Especula-se agora que Coentrão poderá voltar a avançar no terreno, porque o Benfica continua órfão de Di Maria. Jesus gosta de extremos explosivos. Gaitán é bom de bola, mas não é extremo e ali não faz grande diferença. É a velha história do lençol: se o puxam para cima, destapa os pés. O Benfica irá seguramente ao mercado contratar um ala ofensivo, porque sabe que é muito mais difícil e dispendioso comprar um lateral-esquerdo com a qualidade de Coentrão. Se é que há algum livre ou a bom preço.

7 comentários:

José Lemos disse...

Pascoal,
embora sendo o mais lógico, porque tirar FC daquela posição seria um crime, não era isso que vinha hoje n'ABOLA.

'O Benfica estará interessado num lateral esquerdo porque está com dificuldades em contratar um jogador de qualidade para extremo'

:)

Mas sinceramente, também me pareceu mais artigo de silly season do que outra coisa.

abraço

Pascoal Sousa disse...

"Não é plano inicial de Jesus, mas técnico pode fazer avançar Fábio Coientrão" A hipótese, ainda que académica, não liberta FC desse perigo.

José Lemos disse...

Pascoal,
não é uma hipótese, é um artigo com chamada de capa.

Na Bola indicam que será mais fácil contratar um lateral esquerdo com a qualidade de Coentrão que um extremo com a qualidade de Di Maria. Tudo, aproximadamente.

Silly season mesmo.

abraço

Pascoal Sousa disse...

... E se não chegar um extremo? Vai chegar, de certeza, mas e se não chegar? O José Lemos com certeza viu o jogo com a Académica. Quem foi na prática o extremo esquerdo do Benfica? Claro que ninguém no seu perfeito juizo pode esperar que o Coentrão faça durante meia época aquilo que fez com a Académica, em que foi lateral, médio e extremo. O César Peixoto tem tocou na bola e era ele quem tinha a incumbência de, pelo menos uma ou outra vez, tentar ir à linha e cruzar. Este é um dos desequilíbrios evidente do Benfica. O outro é no meio campo, decorrente da saída de Ramires. Veja-se como jogou Aimar, que sem as costas quentes perdeu bolas e falhou inúmeros passes.

José Lemos disse...

Pascoal,
disse tudo!

'Vai chegar um extremo, de certeza'


Escrever mais do que isso, dizer que o SLB quer um lateral é só para ocupar umas linhas e vender uns exemplares.
Sabe isso tão bem como eu. Já vem de há anos. Só referi por causa do seu artigo :)

Pascoal Sousa disse...

:-P Por experiência própria, sei que o que vende são avançados e goleadores. Os defesas nem por isso. Pelo que li hoje, Salvio é a hipótese em cima da mesa. Não conheço bem o rapaz, mas se o Quique não o quer é porque deve ser bom. Abraço

José Lemos disse...

Ehehe..O Salvio na Argentina era muito bom. Pela Europa não sei. O Keirrison no Brasil era fantástico, na Europa não resultou. Vamos ver, não sei se o problema será do Quique. Embora os seus antecedentes não o aconselhem :)

Quanto aos avançados, sabemos bem que não é bem assim. Especialmente quando se trata do Benfica.

1abraço