terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Guerreiros da Champions


Quantas equipas se podem gabar de chegar ao Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán e marcar quatro golos ao Sevilha? Ainda por cima, gerindo uma vantagem curta e susceptível de dar ao adversário a motivação para operar a reviravolta. Sim, essa equipa só podia ser o Sp. Braga. É por mérito que os minhotos estão entre as 32 melhores formações da Europa. A seguir ao primeiro jogo com o Celtic, fiquei com a ideia de que não era utópico pensar-se na fase de grupos. Disse-o neste espaço e na crónica do desafio que fiz para A Bola. Os 3-0 aplicados ao Celtic foram só o início da história. E eliminação do Sevilha, ainda é o início da história. Olhando para a estrutura do Sp. Braga - a do futebol e a que apoia directamente o futebol - não é de todo descabido projectar um Sp. Braga como sério, mesmo muito sério, candidato ao título, mesmo com a árdua tarefa de jogar simultaneamente numa competição com as exigências da Champions.

O Sp. Braga está entre as 32 melhores equipa do Velho Continente com um orçamento que mal ultrapassa os 10 milhões de euros. Só nesta fase da competição, encaixou 9,2 milhões de euros (play-off + apuramento à fase de grupos), aos quais se juntam 2,25 milhões de euros dos direitos televisivos. Nos últimos dois anos, António Salvador fez algo que não era costume nele: arriscou dois exercícios negativos na SAD em nome do engrandecimento do projecto desportivo do clube. Teve que fazê-lo porque, ao contrário dos três grandes, o Sp. Braga não cativa receitas milionárias das principais instituições bancárias, das operadoras de telemóveis ou das cervejeiras. Teve que financiar o seu próprio sonho, recorrendo a um pouco de loucura e a uma generosa dose de irreverência.

Não se pense, contudo, que os milhões vão mudar a face do Sp. Braga ou do seu projecto desportivo. Mudar para quê? Numa altura em que a crise é global, os minhotos são o melhor exemplo de que com criatividade, planeamento e muito entusiasmo é possível chegar à Champions com 10 milhões. Há quem gaste o dobro, o triplo, até dez vezes mais para comprar o sonho, hipotecando o futuro e vivendo a ilusão de uma riqueza que por vezes esconde a mais crua pobreza de espírito.

PS: Para a generalidade dos espanhóis, um campeão nacional português lutaria, no máximo, pela permanência na «super liga» deles. Um vice-campeão, então, só caberia na II Divisão. Até por isso, o Sp. Braga prestou um grande serviço ao futebol luso ao ganhar 4-3 em Sevilha. Fico à espera que o Sp. Braga «caia» no grupo mais forte da Champions, porque quanto mais dificil e complexo é o desafio mais e melhor eles jogam...

6 comentários:

Ana Andrade disse...

Boa Noite!

Parabéns ao Sporting de Braga! Foi uma vitória fantástica e muito importante quer para o próprio Sporting de Braga, quer para o futebol Português!
O sonho tornou-se realidade. Boa sorte para o que aí vem!
Não sou Bracarense, mas vibrei com esta vitória como se o fosse.

Cumprimentos

Ana Andrade

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

www.portistaacemporcento.blogspot.com

José Lemos disse...

Lembra-se da nossa conversa? Ontem tivemos um Braga de Champions! Mesmo que o Sevilla conte com um projecto de treinador, eliminar uma equipa que conta com Fabiano, Capel, Perotti e Navas é de louvar!

Ao contrário de Domingos, digo venha Lyon e Shakhtar! Quem sabe se não podemos ter um Braga nos oitavos?

abraço

Pascoal Sousa disse...

Pois foi, José Lemos. Mesmo assim, acho que ao Braga seria melhor calhar os mais fortes. Dá mais receita e mais «pica». Eles já provara que não temem nenhuma equipa. abraço

José Lemos disse...

A ambição desmedida é um erro que não deve ser cometido.
Houve uma eliminação de um tubarão, mas não é por isso que é suposto encarar-se tudo e todos de peito aberto.

Calma. Haverá mais receita, quanto mais longe for o Braga. E ter Mourinho e Ferguson, Ronaldo e Rooney na pedreira, era bonito, mas não é desportivamente rentável. E o que não é desportivamente rentável, também não o é financeiramente. Lyon e Shakhtar, eram mesmo os melhores.

abraço

Anónimo disse...

Tenho de dar os meus parabéns ao Braga, estão por mérito próprio na CL.

Agora, só espero que deixem os anti-benfiquismos de lado porque só lhes fica mal.

Um abç, big

agent_smith

Cidchen disse...

Eu ainda não estou em mim. Ainda não acordei deste sonho... realístico!

Como este meu Braga cresceu nos últimos anos. Há poucos anos atrás não imaginava que isto fosse possível um dia de alcançar, mas agora, agora estamos lá, no meio das poderosas equipas da Europa.

Logo à tardinha há o sorteio. O Arsenal seria especial, pela nossa história. Mas, que venha qualquer um. Os Gverreiros não temem nenhum. :P

E para finalizar, como (ainda) me apetece gritar: BAAAAAAAAAAAGA! :)