quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aguiar até Braga



Achei piada encontrar hoje o Luís Aguiar na tribuna do Axa. Ontem tentei ligar-lhe por diversas vezes, mas o telemóvel teimava em estar desligado. Pelos vistos, estava em viagem. De qualquer modo, a notícia saiu na mesma no papel e, há pouco, no site. Luís Aguiar foi um processo meticulosamente tratado na sombra pelo Sp. Braga, de modo a convencer o Dínamo de Moscovo a abrir mão do uruguaio. Houve muita paciência e um forcing especial do médio, que esperava estar em Braga dia 20. Chegou um dia atrasado, ainda sem nada assinado, mas com a certeza de que será reforço da equipa.

O último reforço? Fiem-se na virgem!. Agosto ainda nos vai reservar muitas novidades no vice-campeão. Mas, primeiro, é preciso estabilizar o plantel para abordar bem a eliminatória com o Celtic. Pelo que vi hoje, frente ao Atlético de Bilbau, e recuperando o que já tinha visto antes, com o Moreirense, há aspectos defensivos a melhorar, designadamente nas alas. Frente aos bascos, o eixo central também não funcionou bem, mas, neste caso, Domingos optou por uma dupla improvável - Paulão/Rodriguez. A verdade é essa: o patrão Moisés faz muita falta.

17 comentários:

Cidchen disse...

Bigsousa,
vi todos os da CS e a ti não te encontrei! Bah... ao fim do jogo estive na Zona Mista do AXA.

José Lemos disse...

Lateral direita da defesa e dois ou três médios de qualidade (um ofensivo - Kevin Constant? e dois de transição - Luís Aguiar e mais um).

São estas as lacunas que identifico ao Braga. No resto, plantel para fazer um grande campeonato.
Vamos ver o que Domingos faz com os ovos.

abraço

Pascoal Sousa disse...

José Lemos: na direita da defesa ó Domingos tem agora a possibilidade de utilizar Sílvio, que faz muito bem a posição, apesar de ter jogado na esquerda no Rio Ave. Kevin Constant não é, quanto eu sei, hipótese.

Cidchen: não percebo este desencontros! Tb estive na zona mista, mas como não sabia que já estavas em Portugal nem procurei. Saber antes é importante, porque qd estou a trabalhar só tenho olhos para os jogadores :P (soa-me tão mal esta frase). A partir de sábado até quinta vou andar por lá. Aliás, sábado o Braga joga na Póvoa, mas ainda não sei se vou a esse jogo

José Lemos disse...

O Silvio na direita vai ser sempre uma solução de recurso, e o Miguel Garcia, convenhamos, também não passa disso..Quer um nome que encaixava bem ali? Pedrinho, da Académica.

Quanto a médios, se o Braga pudesse chegar a Viana, Aguiar e porque não a Vítor Gomes, ficava tremendo.

abraço

Pascoal Sousa disse...

Concordo, José Lemos. O problema é que o Braga tem um orçamento ainda assim limitado para ter todos esses jogadores, mais o actual plantel, mais o conjunto alargado de atletas emprestados e outros que subiram este ano a seniores. É um equilíbrio difícil.

Anónimo disse...

Estou curioso de ver este Braga ao vivo

Carlos Alexandre disse...

concordo, o salario de quim por exemplo é um handicap enorme,quanto ao silvio ser uma soluçao de recurso é discutivel visto o jogador até ser direito. mais médios de transiçao vindo o aguiar penso que nao precisa pois fica com salino para o lugar e madrid para o vandinho. a grande incognita será porventura o numero 10 pois ninguem pode dizer francamente quando e como regressará o mossoró. incognita tambem a baliza.de resto o plantel é mto equilibrado e com muitas mais soluçoes que o ano passado por exemplo.

Anónimo disse...

As 17:00 - Chelsea vs Ajax , meia hora antes encontre links para acompanhar R.Carvalho, Hilario, Deco, Bosingwa e Paulo Ferreira em:

* http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/


As 18:30 - Werder Bremen vs Freiburg meia hora antes encontre links para acompanhar Hugo Alemida em:

* http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Anónimo disse...

Se fores à Póvoa, vai sempre a buzinar até lá, em protesto contra as portagens.

Abraço
H.

Anónimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Esportiva_Tiradentes

segue o link e diverte-te

H.

Cidchen disse...

Pois, é só desencontros! Agora estou no Algarve, volto a Braga na segunda. Se na terça houver treino à porta aberta (o que eu dúvido) vou ver. Na quarta, devo ver o jogo na minha cadeira na Nascente, por isso, não vai dar para ir para ir lá para baixo ao fim da partida.

Pascoal Sousa disse...

Acho que o Braga está muito mais forte no ataque (Lima é um grande craque), com mais soluções, e mais fragilizado na defesa. Sílvio pode realmente ser o defesa direito que equilibre as coisas, neste início de época. Apesar de ser dextro joga tb muito bem à esquerda, mas aí o Braga tem de continuar a apostar no Elderson. Apesar de ser muito jovem e algo inconstante em determinadas fases do jogo, é um jogador que precisa de ganhar rotinas competitivas para se afirmar. A baliza, com ou sem Quim, estaria sempre a um nível inferior ao dos anos anteriores. Eduardo é um grande guarda-redes e liderava muito bem o bloco à sua frente. No meio-campo, e entrando Luís Aguiar, não haverá necessidade de um 10. Com Jesus, o Braga jogava sem 10 (era o Aguiar que fazia as transições ofensivas). Domingos já deu provas de que é um treinador versátil do ponto de vista táctico e o facto é que com o uruguaio ganha mais qualquer coisa.

José Lemos disse...

Pascoal,
não concordo que com Quim a baliza fosse descer um patamar. Acho que ficava por ali, mais ou menos a mesma coisa.

Mas, com Mossoró lesionado, quem seriam as alternativas (credíveis) ao trio Vandinho-Salino-Aguiar? Madrid e quem mais?

Se for um Braga de Champions, Sílvio é na esquerda, e na direita, chegará certamente um novo.

Pascoal Sousa disse...

José Lemos: como sabe, nem todas as equipas têm um número 10. E não é de hoje. O futebol evoluiu para um patamar em que até um trinco tem de saber fazer bem as transições ofensivas e não apenas limitar-se a «dar pau». Neste momento, não há nenhuma alternativa a Mossoró, falando, obviamente, de criativos de raiz. mas há médios com competências para, num determinado sistema, promover o fio de jogo do Braga. Chegará para uma Champions? Para ser franco, acho que não, era melhor o Braga ter um número 10. Tê-lo agora, a menos de uma semana do jogo com o Celtic, é inútil, teria de ser uma das primeiras contratações pensadas e executadas. Quanto ao resto, o Braga tem já dois laterais direitos, George Lucas e Miguel Garcia... Naturalmente, com concorrência desta dimensão, Sílvio entra de caras naquele lugar. Sobre Quim: naturalmente que é um excelente guardião. No entanto, Eduardo é indiscutivelmente, o melhor guarda-redes da actualidade e sua ausência será sempre notada. Abraço

Pedro Ribeiro disse...

Há um jogador que Domingos deveria ter testado mais seriamente durante a pré-época porque nas actuais circunstâncias é o que de mais próximo tem (disponível) de um centro-campista criativo. Falo do Guilherme. Já sei que é muito jovem mas, pelo que lhe vejo fazer em campo, parece-me um jogador com uma maturidade surpreendente para a idade que tem e personalidade suficiente para não tremer perante jogos de responsabilidade. E, mais importante, talento, muito talento. E ainda sangue na guelra, disponibilidade para o trabalho!

Francamente, olho para a actual (primeira) equipa e vejo problemas idênticos aos que via por esta altura na época passada (mais o guarda-redes!). Falta ordem e criatividade naquele meio-campo - problema naquela altura corrigido com a chegada de Hugo Viana (embora tarde, para as nossas ambições europeias). Salino é um bom jogador mas não tem capacidade para exercer o papel de coordenação que se lhe pede jogando em 4-1-3-2, actuando à frente de Vandinho. Com aquele meio-campo, só jogando directo - péssima ideia quando estamos em vias de defrontar uma equipa tipicamente britânica e não temos um único ponta-de-lança capaz de segurar a bola acossado pela defensiva contrária (saudades de Renteria). Isto, a acrescer à natural menor eficácia da linha defensiva, depois das mexidas que entretanto ocorreram.

Como não acredito que Aguiar esteja apto a dar o seu contributo até quarta-feira (e duvido que realmente venha), creio que Domingos deveria pensar seriamente em Guilherme...

Pascoal Sousa disse...

Assino por baixo, caro Pedro. Guilherme é um craque e se não for potenciado esta época na equipa principal o preferível é ser emprestado. Um ano na sombra é que não pode ficar. Compreendo a posição do Domingos. Não esqueçamos que a época que o Braga fez na época passada teve como base um onze muito maduro, onde, salvo erro, o João Pereira e o Filipe Oliveira eram os mais novos. A experiência conta muito e não sei até que ponto seria benéfico na formação do Guilherme ser lançado às feras logo na Champions e logo frente a uma equipa como o Celtic. Julgo que conseguiria fazer melhor do que alguns que lá estão, mas convém reforçar que o Guilherme tem toda uma carreira pela frente. Um timing de lançamento errado pode comprometer um crescimento que tem sido fantástico. Nem sempre é fácil jogar com este tipo de equilíbrios. Abraço

Pedro Ribeiro disse...

Domingos apostou num onze maduro... quando teve essas soluções! Não me esqueço da pré-eliminatória frente ao Elfsborg em que não teve remédio senão apostar em Fernando Alexandre ou Rodrigo Possebon. E falhou porque, em ambos os jogos, faltou ritmo, ordem e criatividade no meio-campo.

Domingos, neste momento, tem de "se defender" com o que tem. Não tem um Hugo Viana e também já não tem um Luís Aguiar - já nem falo em Mossoró. Penso que a actual equipa está com um andamento superior ao que tinha pela mesma altura, na temporada passada. Mas, para além de a linha defensiva não oferecer as mesmas garantias, continua a faltar ordem e criatividade a meio-campo. E francamente, não vejo quem mais senão Guilherme poderá oferecer isso, neste plantel. Eu bem vi Domingos a experimentar Alan numa posição central, trocando de posição com Salino... mas não funciona - com a agravante de se perder o melhor ala da equipa.

A única solução alternativa é oferecermos a iniciativa ao adversário e apostarmos em gente muito móvel na frente (Lima e Matheus?). Mas não vejo quem, a meio-campo, saiba aproveitar os movimentos de ruptura destes homens. E convenhamos, com as oscilações da nossa actual linha defensiva, não parece boa solução...

Guilherme é jovem? Sim. Mas se não lhe visse maturidade suficiente para assumir um lugar no nosso meio-campo (a três), não me atreveria sequer a referir essa possibilidade. Em contrapartida, só a título de exemplo, acho Pizzi um jogador igualmente talentoso mas ainda verde para assumir um lugar no nosso onze...