sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Bino das Trivelas



Hoje. em A Bola, reservei duas páginas para «falar» sobre uma lenda viva do Sp. Braga: o Bino das Trivelas, um dos heróis da conquista da Taça de Portugal pelo clube minhoto, a 22 de Maio de 1966. Extremo-direito franzino, mas valente e com uma alma do tamanho do Mundo, ganhou a alcunha pela forma como chutava o couro. Se não é o inventor da trivela, não andará muito longe disso. Seja como for, é um homem que faz parte de uma geração de ouro do Sp. Braga. Foi dele o passe para o golo solitário do argentino Perrichon, que permitiu aos bracarenses vencerem por 1-0 o V. Setúbal - na época uma equipa poderosíssima. Gostei de fazer esta reportagem, que conta alguns episódios curiosos desse título do Sp. Braga. É importante viver o presente com os olhos postos no futuro, mas é bom não esquecer o passado. O passado pode ser comparado às raízes profundas de uma árvore - alimentam o seu crescimento e proporcionam-lhe alicerces para aguentar ventos e tempestades.

Quero deixar um agradecimento especial: primeiro ao Bino, claro, ao Alan, que também é extremo-direito e um digno sucessor do senhor das trivelas, ao sp. Braga, na pessoa do seu director de comunicação e imagem, Ricardo Lemos, e finalmente ao Evandro, por ter convencido o Bino a sair da timidez da sua concha. Lendas destas não combinam bem com o anonimato.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bino:« não vão deixar que o Benfica perca este campeonato»

«sabe, no meu tempo dizia-se que para marcar um golo ao Benfica, na Luz, era preciso apresentar um requerimento ao presidente Américo Tomás. Não imagina a roubalheira que era naquela tempo!...»

Bino, agora é igual, ou melhor, pior, muito pior. Américo Tomás, Salazar? Uns menino de côro comparados com os de agora.

Anónimo disse...

tanta mentira um dia pode vir a ser verdade !

Este anonimo ou e daltonico ou não tem memoria !
sera melhor perguntar-lhe em que pais vivia no tempo de salazar ou americo tomaz e onde andava o braga nesse tempo !
sera que este anonimo e retornado ou e algum camaleão doente com azia o BENFICA naquele tempo emprestava jogadores ao braga aos molhos caso contrario este anonimo deveria a esta hora estar a falar do arsenal da devesa !!!
no tempo de salazar o braga ganhou ao BENFICA se não sabe va ver quantos jogadores foram presos do Benfica num jogo em braga ..

mais a ser verdade os do wc do lumiae e os da fruta e corruptos das antas não ganhavam nada " e não e verdade o que este anonimo atira aqui e esconde a mão ...esta tudo escrito isto que eu estou a dizer ,mais o scbraga ganhou muitas vezes ao GLORIOSO S.L.BENFICA a tese do ANONIMO CAI POR TERRA POR SER TUDO MENTIRA OU SERA ALGUM ANDRADE ESCONDIDO DE LAGARTO A PICAR OS INCAUTOS E INOCENTES ..

Anónimo disse...

Uma anónimo roto a falar de um anónimo remendado...