quinta-feira, 29 de abril de 2010

Figo e Mourinho: ódios e paixões



No Verão de 2000 estive em duas cidades. Duas metrópoles espanholas: Barcelona, primeiro, e Madrid, depois, para acompanhar as eleições do Real Madrid, que Florentino Pérez venceu, destronando Lorenzo Sanz. Luís Figo era então o trunfo eleitoral de Pérez, mas não estava em Espanha. Refugiara-se na Sardenha para escapar ao cerco mediático. Dez dias em Espanha sem Luís Figo, quando era Luís Figo, no fundo, o fito da minha viagem, parecia-me um cenário pouco promissor. Para falar a verdade, ainda bem que ele não estava, porque do primeiro ao décimo dia as páginas - muitas páginas - que escrevi sobre a sua mudança do Barcelona para o Real Madrid ajudaram-me, a mim e ao leitor, a perceber que tipo de sentimentos despertava Figo nos catalães e madrilenos. Ódio e Amor. Desprezo e soberba. Derrota e vitória. Lembro-me dos olhos emudecidos da sua fã número 1 em Barcelona, afundada na sua própria miséria, dividida sobre que destino dar às fotos, centenas delas, que tirara ao lado de Figo. «Partiu-me o coração», soltava, como se a vida deixasse de fazer sentido.

Nunca ninguém amou ou há-de amar tanto Figo como os adeptos do Barcelona o amaram. Nunca Figo será tão odiado como na cidade condal. No Real gostarem dele. Mas foi um galáctico entre tantos outros, não houve com os adeptos a cumplicidade que fez dele referência do Barça, até os milhões o levarem ao inimigo da capital.

Tudo isso para dizer que José Mourinho é tramado: levar Figo para o banco no jogo de ontem foi uma facada violenta no orgulho catalão. Mas, como ele disse no fim do jogo, a melhor equipa do Mundo não precisa de fogo de artifício à porta do hotel do adversário para vencer. Tem de vencer. E o Barcelona, mesmo tendo ganho, perdeu a batalha final frente a um Inter que tem a marca registada de um mestre: ele mesmo, o Special One, Mourinho.

3 comentários:

José Lemos disse...

Boa Pascoal :)

Anónimo disse...

Apesar de tudo figo e mourinho levaram a melhor e podem fazer historia no inter.

Gostava de os ver vencer a champions!

Cumprimentos,
Paulo Silva
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

ana disse...

Dois odiozinhos de estimação meus. O Mourinho pela arrogância. Figo pela ganância. Pesetero, sim. Desgostou-me quando, e como, saiu do Sporting. Enfureceu-me quando, e como, saiu do Barça. Tira-me do sério cada vez que se fala que seria bom que um dia voltasse ao Sporting.
No entanto, gosto do Inter de Milão, pelo que lá terei de, indirectamente, torcer pelos meus dois odiozinhos de estimação. Raisparta...