sexta-feira, 23 de abril de 2010

A consciência bracarense



Reza um provérbio português que o dinheiro não compra a felicidade, mas ajuda. Há exemplos no passado que dão razão ao ditado popular. Depois da época dourada do título de campeão, o dinheiro proveniente da Champions ajudou muito o Boavista, mas não o conduziu à felicidade. Conduziu-o à penúria, não propriamente o dinheiro mas o mau uso que dele fizeram. Vem isto a propósito do Sp. Braga e da provável qualificação da equipa para a Liga dos Campeões - quer através do segundo lugar, o que obrigará a equipa a jogar uma eliminatória e o play-off ou, mais remotamente, através da sua condição de novo campeão português, e aí a entrada será directa.

Ontem fiz uma perscrutação sobre o que poderá mudar no Sp. Braga com a Champions. Podem ler aqui. O adepto bracarense tem, como qualquer um, ilusões e sonhos. Mas se há coisa que seguramente não quer é seguir o exemplo do Boavista. Das conversas cruzadas, surgiu, afinal, uma conclusão esperada: a ir à Liga dos Campeões, o Sp. Braga valorizará os seus activos, reforçará a marca e o seu prestígio no Mundo, ganhará instrumentos interessantes do ponto de vista financeiro para aplicar a mesma máxima: comprar bons jogadores a preço acessível e vendê-los ao dobro ou triplo do preço; ter noção do que pode gastar; ter noção do que pode pagar. O clube avança, mas os modelos desportivo e de gestão não se alteram.

Essa consciência teria feito bem ao Boavista. Por isso é que sempre que se invoca a pantera para falar da carreira ascendente do Sp. Braga nos últimos anos fico com a impressão de que se está a ser injusto com os minhotos e com António Salvador.

6 comentários:

agent_smith disse...

Assumindo que o Braga fica em 2º, começa a CL na terceira pré-eliminatória, se passar ainda vai ter de jogar o play-off. Para que o Braga possa sonhar entrar na fase de grupos, vai ter de abrir os cordões à bolsa, na minha opinião.

Anónimo disse...

Bom post. Ainda assim creio que a consistencia bracarense podia ter terminado em guimaraes onde foram de facto muito benefeciados.

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Anónimo disse...

Comparar o Braga com o Boavista não é injusto para os Minhotos...

É injusto para o Boavista, que por muito má gestão que tenha tido não teve direito a um estádio dos contribuintes, com direito a vender nome e tudo...

P.S. E se não fosse uma palhaçada chamada Apito Final o Boavista ainda estava na Liga Sagres...afinal no ultimo ano em que nela participou só ficou a 6 pontos do Braga...

Anónimo disse...

sejamos justos pagar 0 de 100 não é a mesma coisa que ter 1 quarto de apoios...e o clube não merecia o que lhe fizeram, a responsabilização de quem fez o que fez ao boavista não existiu, preferiram arrasar o clube que, o culpado mor, que não é sargento, mas é filho dele anda aí na boa...

PS: e mal comparado mas pertinente reparem no tratamento que deram ao boavista e ao salgueiros com o tratamento que dão ao belenenses...

Pascoal Sousa disse...

Não é uma questão de justiça: no âmbito do Euro-2004, o Boavista recebeu 25 por cento de apoios do Estado para a construção do estádio. Quanto ao resto, a decisão da CD foi de facto penalizadora para o Boavista, mas, repito, há muito que a SAD e clube estavam ligados à máquina por causa da má gestão.

Nuno Gomes Rodrigues disse...

Quem dera ao braguinha fazer metade que o Boavista já fez

Já nem digo na champions mas mesmo na Uefa era uma riqueza para o braga