quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cansados mas personalizados



É compreensível a frustração do Sporting pelo desfecho do dérbi, mas colocar nas costas do árbitro quase toda a responsabilidade pela derrota na Luz parece-me despropositado. No mínimo, soa a desculpa esfarrapada. João Ferreira cometeu erros, sim, mas os leões também, ao não serem capazes de na segunda parte ter um rendimento similar ao dos primeiros 45 minutos. O Benfica está fatigado e os processos ofensivos não saem com a mesma fluidez, mas é, indiscutivelmente, uma equipa com uma personalidade vincada. E tem jogadores que fazem a diferença, como foi agora o caso de Aimar, mas também de Cardozo, que mesmo lesionado aguentou em campo até marcar o golo que decidiu tudo. Acho que já poucos acreditam que o título nacional escape a Jesus. Nem o Bom Jesus de Braga terá dúvidas.

9 comentários:

clipsdevidro disse...

Pois, até se pode pensar que este meu comentário será de quem estava à espera da vitória do Sporting. E estava mesmo.
Mas isso, não inválida que consiga ver o jogo sériamente. E mais uma vez o Benfica foi levado ao colo em momentos crucias:
1º grande penalidade, mais do que evidente de David Luis sobre Moutinho, possível de dar o 0-1.
2º Cartão Vermelho ao Luisão, logo ao começar a segunda parte.
Por isso, não acho que os comentarios de campo inclinado, dito pelos elementos afectos ao Sporting, não sejam justificados.
Claro que, o Benfica tem boa equipa e jogadores que desequilibram e juntando-lhe uma arbitragem tendiciosa torna-se quase impossível lutar contra eles. Mas pronto, faltam alguns pontos em disputa e, eu e milhares de braguistas, somos os "poucos" que acreditamos que ainda podemos ser campeões. Até ao lavar dos cestos é vindima.
Abraço.

Pascoal Sousa disse...

Acho que o Braga só deve deixar de acreditar quando a matemática o ditar. E é isso que o Braga vai fazer, até porque é muito mais positivo olhar para a frente do que preocupar-se com quem vem atrás. Quanto às reclamações do Sporting, não disse que não eram legítimas, são é exageradas olhando ao contexto geral de um jogo em que os leões começaram muito bem e depois resvalaram para a mediocridade e falta de ambição para lutar pela vitória. Esse é que é o cerne da questão. Os erros de arbitragem, que existiram, só podem ser interpretadas à luz das probabilidades. Mesmo contra 10, o Sporting ganharia? Quantos casos houve no futebol em que acontece o contrário. Ao ouvir Costinha e Moutinho fiquei com a ideia de que o Sporting se convenceu de que contra 11 nunca ganharia ao Benfica, mas contra 10 até iria lá. O futebol não é assim.

Quim_S_L_B disse...

Questões:
.Ninguém viu a defesa do carriço na área do sporting?
.Ninguém viu que a lesão do luisão é causada por falta do grimi, num penalti clarissimo?
.Ninguém reparou na entrada do moutinho sobre o ramires?
.E será que também ninguém se apercebeu que a falta do veloso na linha sobre o ramires é sem qualquer intenção de jogar a bola, e merecedora de cartão vermelho?

E ACIMA DE TUDO SERÁ QUE É ASSIM TÃO DÍFICIL DE DIZER QUE O BENFICA ESTE ANO É A MELHOR EQUIPA DE PORTUGAL E QUE GANHA PORQUE É MUITO MELHOR, SERÁ QUE PARA A LAGARTAGEM 26 PONTOS!? NÃO QUEREM DIZER NADA, AO MENOS NÃO PERCAM A DIGNIDADE

Anónimo disse...

A questão, se me permites Pascoal, não é se com 10 o Sporting ganharia, ou melhor, não é só essa, é se o Benfica com 10 ganharia...
Isso é que interessa para o Braga - o Benfica perder pontos, certo?
Quem pode afirmar, e essa é que é a questão, que com 10 o Benfica ganharia? Sem o Luisão, provavelmente seria o Cardozo o sacrificado para entrar um central, e sendo assim, o paraguaio não marcaria qualquer golo...
O Jesus iria tentar segurar o empate, que tb seria útil, e, claro, tb poderia vencer, mas sinceramente acho que isso não aconteceria a jogar com 10 desde os 51 minutos.
Ora, quem me diz que o Benfica não empata em Coimbra e no Dragão, por exemplo? Resultados perfeitamente possíveis.
Se o Braga ganhasse todos os jogos, era o bastante para ser campeão...

Um abraço e parabéns pelo blogue,
Guilherme

Pascoal Sousa disse...

É o que eu digo, Guilherme: entramos no plano das especulações. Única matéria onde não se pode especular: o Sporting perde porque não tem na segunda parte a atitude que se impõe a quem quer vencer. Isso é um facto. Onze contra onze, primeira parte dinâmica e agressiva dos leões, encolhimento fatal depois do intervalo, vitória natural do Benfica. Mais um facto. Essa é, para mim, a ordem de importância do dérbi. As queixas do Sporting são legítimas e compreensíveis, o que não é compreensível, do meu ponto de vista, é que o erro ou erros do árbitro sejam utilizados como argumento para uma derrota que o Sporting não fez por evitar no segundo tempo. Infelizmente para Costinha, ele está a 300 quilómetros de uma cultura que não é passível de ser implementada em Alvalade. Porquê? Porque o Sporting tem a sua própria identidade, uma história diferente de todos os outros clubes. No dia em que perder essa identidade, essa alma leonina, essa mística, pode ter a certeza que o Sporting vai ter saudades desta época. Abraço

Anónimo disse...

Pascoal,
Vais desculpar-me, mas não concordo contigo quanto a ser "um facto" o Sporting ter perdido "porque não tem na segunda parte a atitude que se impõe a quem quer vencer". Isso é discutível e entronca, precisamente, no que tinha escrito no comentário anterior.

Começaste por dizer, o que concordo, que "os erros de arbitragem, que existiram, só podem ser interpretadas à luz das probabilidades", mas depois só consideraste uma delas: "mesmo contra 10, o Sporting ganharia?", esquecendo-te da, para mim, prioritária (porque o Benfica efectivamente venceu): com 10, o Benfica ganharia?
Essa é que é a questão e, volto a frisar, na perspectiva bracarense de luta pelo título ela faz sentido, como defendi antes.

Esse mito de que jogar contra 10 é mais difícil não passa disso mesmo - um mito. Já aconteceu? Sim, e vai continuar a acontecer, seguramente.
Mas, por norma, as equipas tiram vantagem de jogar em superioridade numérica.
Mesmo que o Sporting tenha entrado pior na segunda parte, isso sim um facto, convém levar em linha de conta que essa expulsão seria logo no início do 2º tempo, logo, dificilmente o Benfica teria condições para fazer a mesma exibição...

Quanto ao resto e em particular ao Sporting e ao Costinha, tudo se resolve com vitórias. Se elas aparecerem, ele pode ter espaço para implementar a sua estratégia, se não, ainda não terá sido desta que o JEB acertou.

Um abraço,
Guilherme Soares

Pascoal Sousa disse...

Caro Guilherme: Acho que se fala demasiado de arbitragens neste país. Acho também que em mais nenhum país civilizado o árbitro tem as costas tão largas. O projecto desportivo do Sporting, se existe, não é um logro por causa das arbitragens que Costinha invocou e que seguramente continuará a invocar se no futuro as vitórias não surgirem. É um logro porque cometeram demasiados erros. Um problema que o Benfica, como sabe, teve durante muitos anos. Um problema que já não tem, tal como o Braga, tal como o Porto, apesar da época menos conseguida dos dragões. O Sporting tem de ter cuidado e atacar de frente os seus verdadeiros problemas, em vez de andar a caçar fantasmas. Abraço

Anónimo disse...

Happy birthday Pascoal. I wish all the best for you and I hope to see you soon.

Sir Alex Ferguson

Pascoal Sousa disse...

thank you, Alex! Como sempre não se esqueceu da data. Levo-lhe erm breve uma garrafa de Barca Velha para abrir no balneário. Cumprimentos ao Nani e God Bless You amigo!