quarta-feira, 28 de abril de 2010

Adeptos de quê?

Depois da casa de Ermesinde, agora foi a vez da casa do Benfica de Braga ser vandalizada, com inscrições nas paredes que denunciam o sentimento de intolerância e o crescente clima de intimidação decorrente da iminente conquista do Campeonato pelos encarnados. Braga - clube e cidade - viram o seu nome abusivamente envolvido num ataque inqualificável de alguém que, erradamente, julga ter uma paixão inigualável pelo clube arsenalista. Tudo isto acontece, por ironia, na Avenida da Liberdade. Mas que liberdade? A liberdade que querer viver num país sem lei, onde se fomenta o ódio e a raiva e se promove a violência gratuita através da vandalização do património e de símbolos? Dizem-me que tudo começou por causa do hastear da bandeira do Benfica na casa de Braga. Provocação, gritou-se. Portanto, se por hipótese, na casa do Braga no Porto (que não existe) se hastear a bandeira, isso será interpretado como uma provocação aos dragões? Com um bom advogado, ambas as casas tinham uma causa justa para encerrar meia dúzia de fóruns na Internet onde nasceu o rastilho destas acções. Penso que a moderação destes espaços, onde impera a impunidade no que à discussão de assuntos delicados diz respeito, tem falhado redondamente. Protegido pelo anonimato de um nickname, não falta quem debite no teclado muita barbaridade, muita asneira e, intencionalmente, crie uma espiral de violência que só pode beneficiar quem dela gosta.

8 comentários:

Anónimo disse...

claro, e ainda bem que não apedrejaram o carro do presidente do Benfica na autoestrada como aconteceu ao Presidente do Porto,ou não atearam fogo aos autocarros do Porto, etc, ai caia o Carmo e a Trindade.

Pascoal Sousa disse...

Actos lamentáveis, obviamente, e que mereceram a reprovação de toda a gente na altura. Não foi preciso cair o Carmo e a Trindade, caro anónimo. Infelizmente, como se comprova, violência gera violência e não escolhe cores

Nuno Santos 1 disse...

Caro Big Sousa e porque não falar do autocarro com adeptos do Braga que foi apedrejado na Cruz?
Gostava de o ver falar disso e a fazer posts sobre isso ou até uma noticia no seu jornal. É que aí só não se feriu gravemente alguém por sorte.

Quanto ao caso kardec, já agora explique-me porque não há um caso Menezes. Quanto ao Kardec não há ponta por onde se lhe pegue quanto ao Menezes já não me parece igual.

PS: Sou contra o que se fez na casa do slb em Braga que todos sabemos estava devoluta até 2 meses atrás mas com as vitorias até debaixo das pedras apareceram benfiquistas que andam chateados com o futebol (ou seja com as derrotas)

Pascoal Sousa disse...

Caro Nuno: teria todo o gosto em fazer a notícia se tivesse conhecimento dela. Não tive. Por outro lado, e via oficial, foi-nos fornecida a informação dos apedrejamentos (mútuos, aliás) no Braga-V. Guimarães. Foi noticiado. Quanto ao Felipe Menezes, o que lhe posso dizer é que, olhando à regras das épocas, difentes na Europa e no continente sul-americano, está em situação legal. O caso não é comparável à do Edimar, que jogara por dois clubes e tinha na CBF três registos, por via de uma renovação com o Cruzeiro numa data disparatada para quem queria jogar na Europa. Nesse ano o Edimar não podia, obviamente, ter um quarto registo. Abraço

Nuno Santos 1 disse...

Big Sousa pode ver imagens do sucedido no fórum do superbraga.com
Segundo o relatado o apedrejamento aconteceu na Cruz no regresso.

Julgo ser um incidente gravíssimo,ainda para mais porque atingiram 2 crianças pelos vistos.

Infelizmente há vândalos em todo o lado, mas o vandalismo não me parece por em causa a liberdade, eu sou administrador de uma empresa e também já tive lojas vandalizadas, é uma situação desagradável mas não senti a minha liberdade posta em causa.

PS: Quanto ao Menezes pensei que por jogar por 3 clubes diferentes em 2009 haveria problema. Assim sendo e pela mesma lógica não haveria problema se ele em Janeiro mudasse para outro clube na Europa certo?

Pascoal Sousa disse...

Certo, caro Nuno. É mais fácil fazer esta leitura: qualquer brasileiro que seja registado em Janeiro tem o cadastro automaticamente limpo. O que aconteceu para trás não diz respeito ao clube que o contratou. Abraço e vou ler esse relato de apedrejamento. Quanto ao vandalismo: não sei o que vende a sua loja, nem importa. Actos destes limitam a sua liberdade de viver em paz num Estado de direito e onde há leis. Pense nisso. Abraço forte.

Nuno Santos 1 disse...

Mas o Menezes não foi inscrito em Setembro?

Pascoal Sousa disse...

Olá de novo, Nuno: o Menezes foi inscito em Agosto. Antes, no mesmo ano, fora (re)inscito e jogara pelo Goiás. A confusão deve residir na sua passagem pelo Paulista, não é? De acordo com o Boletim Informativo Diario da CBF, a cedência e registo do Menezes pelo Paulista aconteceu em Dezembro de 2008. Repito: 2008, outra época. Rescindiu em Fevereiro de 2009, e é irrelevante se jogou ou não (por acasi jogou), porque se trata de outra época. Pode consultar aqui: http://www.cbf.com.br/php/registro.php?i=179098&Ok=ATLETA+%3F
Espero tê-lo ajudado