sexta-feira, 5 de março de 2010

Juventude irrequieta

Na convocatória para Setúbal, o treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, integrou dois miúdos, dois jovens talentos que jogam nos juniores: o central norte-americano Gale Agbossoumonde (na foto) e o médio brasileiro Guilherme. Do primeiro falei recentemente, por ocasião dos contactos com a empresa Traffic para a cedência tenporária dos seus direitos desportivos aos minhotos. Acrescento, em jeito de actualização, que me parece um defesa com largo futuro, mas terá necessariamente de adaptar-se ao estilo europeu e limar arestas na marcação - fruto da juventude, é impetuoso. Em contrapartida, nas bolas paradas faz a diferença na área adversária.

Dos dois, é Guilherme que me enche as medidas. Médio de 18 anos, está emprestado pelo Paraíba do Sul FC, mas o seu futuro passará pelo Minho. É um médio polivalente, que chuta e assiste tanto com o pé esquerdo como com o direito. A sua grande arma é a inteligência táctica. Apesar da idade tem a noção exacta dos terrenos que pisa, promove bem a circulação da bola e quando joga nas posições 6 ou 8 exala talento. Pode ainda jogar colado nas alas e até a lateral-direito. Tomem nota do nome. Já mostrou um pouco do que vale na robusta vitória por 4-1 sobre o U. Leiria, na Taça da Liga. Nesse jogo brilhou um pouco mais a técnica de Peña, mas foi aí que Guilherme se deu a conhecer a todo o universo bracarense.

9 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Eu não acompanho os treinos regularmente e por isso não me abalanço a dizer que o Guilherme deveria ser aposta. Mas do que já vi dele, o que mais me impressiona é a maturidade táctica que mostra. A forma como se movimenta, a personalidade com que joga, sem medos, não parece de um miúdo com a sua idade. Francamente, fiquei impressionadíssimo com o que lhe vi fazer frente à U.Leiria para a Taça da Liga.

Já agora, esclareça-nos lá: acha que o Madrid vai aguentar o embate de começar a jogar já? Já sei que gostou do que viu na Póvoa - mas outros colegas seus houve que não viram o mesmo. Acha que Guilherme pode ser alternativa a Madrid... já?

Pascoal Sousa disse...

O Madrid vai ser a aposta em Setúbal. Faz sentido, porque a seguir vem o Rio Ave e depois... o Benfica. Na Luz ou está o melhor Madrid ou não. Para isso é necessário que entre já em acao. Quanto ao que se escreveu da forma do Madrid é preciso conhecê-lo para saber a que nível está. Rápido ele não, nunca foi nem nunca será. mas ser rápido não signifca que se esteja bem fisicamente e o contrário tb é verdade. Abraço

Pascoal Sousa disse...

Quanto ao Guilherme.Futebol tem ele e maturidade tb para jogar ao mais alto nível. A questão é mais complexa e deve ser o treinador a decidir o «timing» certo para o lançar. Há variáveis a considerar,uma delas tem a ver com o actual enquadramento competitivo em que o Braga luta declaradamente pelo título. Abraço

Ibracadabra disse...

O Guilherme pode fazer a diferença como interior esquerdo, penso que aí se pode destacar. Deve ter sido o único brasileiro com valor irrefutável que o Edmilson trouxe para o Braga...

Outro grande jogador, companheiro do Gui na época passada, era o Wanderson - seria até superior, na minha opinião. Misteriosamente saiu do Braga, penso que para a Polónia.

Pedro Ribeiro disse...

Em relação ao Madrid, parece que tinha alguma razão. Esteve bastante melhor do que estava à espera, em Setúbal. A equipa não fez um grande jogo - produziu muito pouco em termos ofensivos - mas ganhou segurança em termos defensivos face aos jogos mais recentes. E, francamente, penso que isso teve muito a ver com a cultura táctica de Madrid.

Penso que vamos melhorar nesta ponta final. Os inesperados deslizes do Porto permitiram amenizar o golpe psicológico da goleada no Dragão. E a entrada de Madrid (caso ele não volte a lesionar-se) vai permitir que a equipa possa atacar com uma segurança que desde a saída de Vandinho não se sentia - isto desde que se regresse ao figurino base. A conjugação de Mossoró, Viana e Aguiar (forçada por lesões e castigos, verdade seja dita) não tem sido fácil. Com o regresso de Paulo César um destes vai ser certamente sacrificado.

Se o pedal é suficiente para acompanhar o Benfica é outra estória. Mas não nos devemos preocupar com isto. O título, nesta altura, cabe ao Benfica perdê-lo. Ninguém (ou muito poucos) acredita(m) que o Benfica não vença a Liga. Nós só temos de ir ganhando os nossos jogos e aguardar que o Benfica esteja abaixo do que tem estado - e se o Porto também mantiver a bitola dos últimos dois jogos, também está bem...

Cidchen disse...

Obrigada por nos esclarecer acerca destes dois juniores, e também sobre o argentino Madrid.

Pode ser que para a semana consiga ver alguma coisa deles em algum treino aberto. :-)

Pascoal Sousa disse...

Ibracadabra: se não estou em erro, o Wanderson está num clube italiano. Mais tarde digo qual. Abraço

Pascoal Sousa disse...

Amigo Rui: os grandes jogadores não enganam. E o Madrid é um grande jogador. Pena os muitos azares físicos que o têm afectado nas últimas temporadas.

Ibracadabra disse...

Bigsousa, já sabe por onde anda o Wanderson?

Cumprimentos,