quarta-feira, 24 de março de 2010

Com dignidade



Em face da decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol de reduzir os castigos de Sapunaru e Hulk - e também de reduzir a cinzas a argumentação da Comissão Disciplinar da Liga em aplicar aos dois jogadores castigos que entraram no Livro de Recordes do Guinness - Hermínio Loureiro renunciou à presidência da Liga de clubes. Sai com a dignidade que se impõe, mas se neste processo só rolar a cabeça de Hermínio será uma tremenda injustiça. O presidente demissionário da Liga sempre fez questão de conceder aos outros órgão da Liga - disciplina e arbitragem - a autonomia de que não gozaram no passado. Criticado por certos sectores, sobretudo aqueles a quem interessava que o futebol português continuasse a ser o pântano em que só alguns sabiam onde pousar em segurança o pé, Hermínio Loureiro trouxe lucidez e clareza a uma indústria onde é difícil combater determinados interesses instalados. Nos últimos tempos, foi perdendo a batalha com essas forças e voltou à política. O pai da Taça da Liga despede-se com a certeza de que cortou com relativo sucesso a maior parte das metas que se propôs atingir quando, num discurso pujante e assertivo a que tive oportunidade de assistir ao vivo, prometeu mudança de rumo na liderança da Liga. Desautorizado pela FPF, abdicou. Sairá sozinho?

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois, o pântano era quando os vencedores eram outros, agora e perante esta pouca vergonha, este escândalo sem paralelo, não há pântano, há verdade desportiva e credibilidade...Nota-se.

Pascoal Sousa disse...

Como disse: a batalha dele não foi ganha, apesar de ter atingido alguns objectivos. Quanto ao pântano, não é de responsabilidade de clube A ou B, é dos clubes todos com os grandes à cabeça.

Cidchen disse...

Já foi tarde...

Pascoal Sousa disse...

Foi na hora certa, acrescentaria. De qql forma, o futuro da Liga seria sempre muito diferente do actual: há que lembrar que a arbitragem e disciplina vao voltar à FPF e que a Liga será a partir de agora uma espécie de empresa comercial para o futebol profissional.