sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Renteria está de volta



Vou ser franco: não acho o Renteria um jogador por aí além. Mas considero que é um bom reforço de Inverno para o Sp. Braga. Paradoxal? Eu explico: o colombiano já conhece bem os cantos à casa, dispensa, portanto, aquele período de adaptação que tanto pode ser curto como demasiado longo; tem raça, algo que tem faltado a Meyong, e como se entende bem com o camaronês pode eventualmente espevitá-lo; foi feliz em Braga e poderá voltar a sê-lo.

Renteria termina contrato em Junho de 2011. Dificilmente trará dividendos ao FC Porto, que por ele pagou 1,5 milhões de euros ao Internacional. O «seu» mercado é também limitado. Um avançado que é rápido, mas que marca poucos golos e que ainda por cima falha muitos, normalmente não cativa grandes clubes europeus. Renteria fará carreira em Braga e julgo que não cairá no erro que cometeu no final da época passada, quando preferiu dizer adeus ao Minho para ir para o Atlético mineiro. Compensou financeiramente, foi mau desportivamente.

PS: Ligou-me agora um amigo a propósito da vitória, sem espinhas, do Sp. Braga sobre o Nacional por 2-0. Mais uma vez o arsenal de Domingos jogou bom futebol e podia ter feito um resultado mais gordo. Esta equipa até pode não vir a ser campeã, mas tem a alma e o carácter de um conjunto que luta por títulos. Continuo na minha: o Sp. Braga vai tramar os habituais candidatos.

8 comentários:

Anónimo disse...

- Muitos Portistas não vêm com bons olhos este empréstimo. Mais um, para um clube que tem recebido muito e em troca pedido verdadeiras fortunas pelos jogadores que o Porto deseja.

- O Braga é um adversário directo, por muitos que o desprezem é um facto, estando com 7 pontos de vantagem no momento(com o Porto com menos um jogo).

- Rentería pode ser apreciado por uns, desprezado por outros, mas é um jogador que se deu bem em Braga e não é nenhum cepo. Vejo nele um bom reforço para o Braga.

- Se queriam metê-lo em Portugal, metiam-no noutro clube, não faz sentido. Imagine-se que rentería ajuda o braga a ser ainda melhor e poder provocar sérios estragos...

- O Braga está a ser muito desprezado, sobretudo da capital, onde andam todos aos saltos com as floribelas da 2ª circular. Devem ser efeitos do casamento gay aprovado.
É a melhor coisa que podia acontecer ao Braga. E enquanto Porto e benfica andarem entretidos um com o outro, o Braga vai olhando de cima e arrepiando caminho, é um candidato ao título. Sem dúvida nenhuma.

Pedro Ribeiro disse...

Por acaso, também me surpreende o Porto emprestar o Renteria... ao Braga. Concordo com os argumentos do imperador. O Renteria pode não ser um grande finalizador, mas Meyong também não o tem sido no actual esquema de Domingos. Aliás, estou convencido que Renteria pode desempenhar melhor esse papel - acrescentando uma agressividade que o camaronês não tem. Para além disso, penso que o Braga ganha a possibilidade de se apresentar num sistema com dois avançados tal como fazia por norma na temporada passada (ainda que o tenha feito também com Domingos em situações pontuais). Penso que a contratação de Renteria vai oferecer outra versatilidade táctica ao Braga.

Mas não acredito que o Porto tenha permitido o empréstimo do colombiano sem qualquer contrapartida. Abate ao valor em dívida por Orlando? Opção/preferência por algum jogador? Ou simplesmente o Braga paga todo o salário do colombiano?

Pascoal Sousa disse...

Caro amigo Rui: em breve saberemos se esta história traz água no bico :P

Pedro Ribeiro disse...

Não sei se o Bigsousa sabe já de alguma coisa, mas tratando-se de um eventual interesse em jogadores do actual plantel do Braga, só vejo três hipóteses (ponderando valor desportivo, potencial de valorização, idade e necessidades do plantel): Rodriguez (se algum dos centrais portistas sair), Eduardo (mas talvez só para a próxima época, caso Helton saia) e... Hugo Viana!

A perspectiva de perder o Viana é a única que verdadeiramente me preocupa... porque penso que tem o perfil do jogador que tem feito falta ao actual Porto, o tal "substituto" de Lucho Gonzalez. O Porto teria de negociar com o Valência... mas também de obter o ok do Braga para obter a libertação imediata de Viana...

Esta baixa, a acontecer, seria sim um golpe de misericórdia em quaisquer aspirações que o Braga possa ainda ter para esta temporada. Não estou a ver como o Braga poderia compensar uma eventual perda deste calibre. Espero que seja apenas um devaneio sem qualquer fundamento.

Pascoal Sousa disse...

Salvo alguma surpresa, o Hugo Viana fica no Braga até ao final da época. O contrário, como diz e bem, seria o começo do fim do sonho de Domingos Paciência de lutar nas várias frentes até ao fim. Abraço

Pedro Ribeiro disse...

Só agora reparei num pormenor do seu texto: tem a certeza de que o contrato do Porto com Renteria termina no final desta temporada!? É que eu estou convencido de que só termina em Junho de 2011...

Pascoal Sousa disse...

Caro amigo Rui: tem toda a razão. O contrato do Renteria termina em Junho de 2011 e não Junho de 2010. Um lapso corrigido com a sua ajuda. Obrigado

Cidchen disse...

Pelo menos hoje, já todos dizem que a vinda do Rentería ainda não é segura. Oh, oh!

Por acaso, também não é um jogador que eu goste muito. É certo que trabalha, sai do lugar, corre atrás das bolas enquanto que o Meyong só sabe ficar parado, mas têm ambos uma coisa em comum: Falham, falham muitos golos.