domingo, 1 de novembro de 2009

Ninguém pára o Braga



São 2.33 horas. Daqui a seis horas alguém pequeno e safado estará a sacudir-me para acordar e ir buscar o pão. Se calhar vou a uma certa padaria em Santa Cruz do Bispo, onde um grupo de amigos (um deles sobrinho de Domingos Paciência) prometeu produzir mil pães por cada golo apontado pelo Braga ao Benfica. Dá dois mil pães, portanto.

Falando sobre o jogo: foi uma partida dinâmica, uma bela jogatana, com casos, expulsões no túnel, emoção e um Braga que está autorizado a sonhar alto. Já o dissera há dois meses neste mesmo espaço e reitero a opinião.

Quanto a mim, Jorge Jesus cometeu dois erros crassos: revelou excesso de confiança ao colocar novamente Fábio Coentrão a lateral-esquerdo, quando ele sabe que o Braga ataca muito e bem pela direita, com João Pereira e Alan; em segundo lugar, depois do intervalo, o Benfica tinha de marcar o mais cedo possível. A aposta em Keirrison, um jogador desenquadrado do estilo do futebol português, e que tem sido uma nulidade desde que chegou há Luz, foi um grande tiro no pé.

Já Domingos mexeu bem na equipa, lançando Matheus no tempo certo. Compensou a expulsão no túnel de Leone com a entrada de Rodriguez, que fez um jogo notável. Nota oito n' A Bola para as exibições de Moisés, Alan e Hugo Viana, este último o melhor em campo para mim. O regresso à selecção já não deve tardar muito.

Finalmente convencidos de que este é um Braga diferente do da época passada? Sim, os nomes são quase todos os mesmos, mas a definição da táctica e do modelo remete-nos para um futebol completamente diferente do da temporada transacta. Jesus pode defender publicamente que não, mas no fundo ele sabe que sim.

7 comentários:

Farricoco disse...

Caro Sousa;
Sendo tu de Matosinhos e residente na Maia, acompanhas muito bem o ENORME, estás de parabéns.
Já agora, na tua ficha (perfil) deves também dizer, que és já um bom conhecedor da História da cidade, que ANTES DE HAVER PORTUGAL, JÁ ERA CAPITAL.
Abç

pasquino disse...

Nem uma palavrinha ao senhor Sousa... Ele também se mexeu muito bem... Tirou o Cardozo ao intervalo e tirou um golito ao Luisão... Não custa nada dar um bocadinho de mérito a quem o tem...

Pascoal Sousa disse...

Caro Moes: como deve compreender, quando escrevi o post às 2.33 da madrugada, no regresso de Braga, não vi qualquer imagem ou repetição dos casos do jogo. Mas vamos aos factos: todos estarão de acordo que um puxão na camisola é falta, seja na área ou fora dela. Mas há de facto um problema: os árbitros marcam mais facilmente uma falta ofensiva que defensiva e são raríssimas as vezes em que um puxão dá origem a uma grande penalidade. Acho mal. Lei é lei, e há que aplicá-la em qualquer circunstância. O Jorge Sousa foi peremptório e apitou no momento em que Luisão cabeceia - e não depois da bola entrar. O Benfica pode queixar-se desta dualidade na interpretação da lei por parte dos árbitros mas não especificamente da falta. Há é claramente uma segunda falta do João Pereira para amarelo (carga sobre Di Maria) que devia ter sido sancionada por Jorge Sousa, com consequente expulsão do lateral-direito. Tudo isso é uma parte da história do jogo, mas não a parte principal: o Braga entrou melhor, marcou cedo, aguentou bem a vaga encarnada e em contra-ataque marcou o segundo. Foi um grande jogo, entre as duas melhores equipas do Campeonato. O Benfica não pode ir do 8 ao 80 e voltar ao 8, porque tem jogadores e equipa e também treinador para chegar ao título. Abraço

pasquino disse...

Sou obrigado a concordar com aquilo que escreve. Mais umas mãos que lhe escaparam neste último comentário… Agora não concordo é com as expulsões. Não posso. Se o Cardozo cometeu alguma infracção dentro do túnel, muito bem… E as agressões que sofreu ainda na entrada, ficaram impunes? É que está gravado e as imagens circulam por aí para quem as quiser ver e o auxiliar anda lá enfiado no rebuliço. E só viu o Cardozo e o Leone? É estranho… Depois tem de concordar também que foi bem mais fácil para o Domingos mexer. E o Cardozo é só o melhor marcador da Liga.

Anónimo disse...

Boa noite.
Se achar pertinente divulgue este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=iSJ31IBCvj0

obrigado pela atenção.

Pascoal Sousa disse...

Moes: claro que foi mais fácil para o Domingos mexer na equipa. E mais fácil se tornou quando o Jesus decidiu colocar o Keirrison em campo, quando tinha Nuno Gomes e Weldon na banco. Quanto às agressões gravadas, elas são visíveis e penso (penso...) que a Liga irá intervir, mas não sem antes receber o relatório dos dois delegados. Abraço

Cidchen disse...

"Ninguém pára o Benfica, ninguém pára do Benfica... só o Sp. de Braga!" LOL

Pronto, eu tinha de escrever qualquer coisa aqui. :D