quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A propósito do site da Liga...



Este não é um post «bota-abaixo». Serve apenas de alerta para a Liga e os responsáveis pelo renovado site da instituição. Não me parece lógico, por exemplo, que a informação relativa ao plantel do Sp. Braga inclua nomes que já passaram à história, como Paulo Jorge ou Luís Aguiar. Soa a amadorismo, com todo o respeito. Por outro lado, faltam jogadores como André Leone ou Osvaldo. A Liga tem reunida em ficheiros toda a documentação enviada pelos clubes, incluindo o número das camisolas oficiais, que em alguns casos não surge no site. Não se percebe porquê. Passar os olhos pelas páginas oficiais da congénere francesa ou da CBF seria muito útil para quem procura dotar a Liga de um instrumento de informação credível e que, em última instância, representa uma montra à escala planetária do futebol profissional português.

PS: Sem ter feito um estudo exaustivo, à primeira vista os plantéis dos três grandes não apresentam grandes incorrecções. Para mim é outro mistério. (Actualização: Afinal, não é bem assim, conforme escreveu num comentário um leitor anónimo) "No que concerne por ex. ao plantel do Sporting tem por lá vários erros: Mátias Fernandez como Argentino quando na realidade é Chileno ... Grimi como Brasileiro e ´médio´ quando na realidade é Argentino e lateral esquerdo ... ou ainda o Cedric , miudo que ainda é do plantel dos juniores e não dos séniores,como sendo Alemão quando na realidade é Português ."

12 comentários:

dragao vila pouca disse...

Li mal, é o site da Liga.
Da liga é de esperar tudo, até que seja patrocinada pela mesma empresa de um dos clubes participantes no seu principal campeonato.

É curioso, mas isto não lhe causa perplexidade, como o amadorismo do site?

Estás desculpado ò Ricardo Lemos, mas que és um benfiquista doente, és!

Pascoal Sousa disse...

Ponto prévio: a referência ao Ricardo Lemos tem a ver com uma mensagem do caro amigo Dragão (que apaguei), o qual por lapso pensou tratar-se de umpost dedicado ao site do Sp. Braga. Feito o esclarecimento, direi que o carácter amador da generalidade dos sites dos clubes e instituições lusas ligadas ao desporto não me surpreende. É uma área pouco acarinhada pelos dirigentes. O site dos três grandes e do V. Guimarães têm alguma qualidade, ainda assim estão todos muito longe do que faz na Europa civilizada, nos países anglo-saxónicos e nos do continente americano (de norte a sul) onde a Internet é vista como uma ferramenta de promoção e de comunicação indispensável. Abraço.

PS: Li o seu último post sobre a Bola e confesso que fiquei desiludido: pensei que o caro Dragão fosse, tal como eu, ferrenho adepto da reciclagem.

dragao vila pouca disse...

Meu caro amigo, eu como pode ver pelo último post, não tenho complexos em relação à Bola, mas o jornal mudou tanto que agora já nem é reciclável.

Um abraço

Anónimo disse...

No que concerne por ex. ao plantel do Sporting tem por lá vários erros:

Mátias Fernandez como Argentino quando na realidade é Chileno ... Grimi como Brasileiro e ´médio´ quando na realidade é Argentino e lateral esquerdo ... ou ainda o Cedric , miudo que ainda é do plantel dos juniores e não dos séniores,como sendo Alemão quando na realidade é Portugues .

Pascoal Sousa disse...

Obrigado, caro anónimo, pelo esclarecimento. De facto, isso só acentua a ideia de que as coisas na Liga são feitas em cima do joelho e sem o mínimo rigor. É grave. A isso junta-se uma pobreza ao nível da promoção do jogo como espectáculo, mas esse já é um problema antigo.

Cidchen disse...

Eu por acaso já tinha dodo pelos "erros" referentes ao Sp. Braga e também me questionei como é que é possível, tratando-se da instituição que é. Se nem no próprio site da Liga podemos confiar. E é assim que anda Portugal...

Sobre os sites dos clubes, é também tudo muito amador e de fraca qualidade.

JoãoAlmeida disse...

Falta menos de uma semana para terminar o prazo do passatempo "Liga do Sábio"...

Joga já!

www.futebolodesportorei.blogspot.com

dragao vila pouca disse...

Há uma pergunta que corre na blogosfera portista e que é a seguinte: se o caso do delegado que falsificou o relatório para beneficiar o Benfica, fosse com o F.C.Porto, quais seriam as primeiras páginas nos jornais de hoje?
Como eu não sou jornalista e não sei como essas coisas se fazem, pergunto-lhe a sua opinião, se como é óbvio, quiser responder.

Um abraço

Pascoal Sousa disse...

Creio que teria exactamente o mesmo tratamento. E estou a ser o mais franco possível. O caso é grave, mas a Liga tomou as medidas adequadas, portanto estamos a falar de um processo fechado, que, naturalmente, veio a público e é assunto de ampla discussão. Hoje, na conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira, o treinador levantou uma questão mais pertinente, do meu ponto de vista: o que escreveu em concreto o delegado, o que omitiu e se nesse caso não haverá mais pessoas implicadas e portanto passíveis de também serem castigadas pela Liga. Se o assunto morrer sem uma investigação mais aprofundada por parte da Imprensa é que vou achar muito estranho. Veremos. Abraço

dragao vila pouca disse...

Meu caro, não estou convencido, mas não vou acrescentar mais nada. Um dia, quem sabe, não falamos destes assuntos pessoalmente...?

Pascoal Sousa disse...

Quando quiser, caro amigo. De preferência numa esplanada, com vista para o Douro e num belo dia de sol. Aí está um quadro perfeito para uma conversa bem animada :P

Anónimo disse...

Será que a Liga vai enviar este caso do seu delegado que, comprovadamente, faz fretes ao slb para apreciação do ministério público, ou a mancomunação que mantém com o Orelhas não lhe permite?
Bem diz ele (o Orelhas) que resolve as coisas por outro lado!