domingo, 20 de setembro de 2009

Já vi este filme


Onde é que já vi este filme? Ah, já me lembro, foi na época 2000/2001, quando fazia a cobertura diária e intensiva (duas páginas, sempre duas páginas!) do Boavista. Tirando as diferenças de estilo (porque este Sp. Braga superiormente moldado pelo talento de Domingos e companhia joga um futebol bonito, prático e terrivelmente eficaz) acho que há matéria humana em Braga para pensar em voos mais altos. Aquilo que parecia ser uma tragédia - a eliminação da Liga Europa - revelou-se, afinal, um ponto de partida para a proeza histórica do Sp. Braga, que pela primeira vez somou cinco vitórias consecutivas no Campeonato.


O que dizer deste FC Porto? Pouca coisa. É raro a equipa de Jesualdo perder dois jogos seguidos, com a agravante de as boas indicações do jogo com o Chelsea não terem viajado com a equipa no regresso a Portugal. Ficaram enterradas na memória de Stamford Bridge. O dragão jogou mal, teve pouca iniciativa, criou menos situações de perigo do que é normal. Teve mais posse de bola, mas não deu ao couro o tratamento adequado. Mérito, com certeza, do Sp. Braga, cuja estratégia limpa lhe rendeu mais três pontos. E mais uma semana na liderança do Campeonato. Até quando? Deixem os rapazes sonhar.


PS: Proença fez vista grossa a uma grande penalidade clara de Alvaro Pereira sobre Alan, aos 18 minutos de jogo. Alan que, juntamente com Mossoró, jogou como nunca, apontando um golo bonito, com alguma sorte à mistura, como ele humildemente admitiu no final do jogo. Alan festejou ontem 30 anos. Está mesmo de parabéns.

9 comentários:

"O Conspirador" disse...

Embora ache que o Braga está forte, não creio que sejam um sério candidato ao título. Poderão lutar pelo terceiro lugar este ano, mas o título é algo irrealista para este Braga.
Continuo com a minha ideia que este Braga é uma imitação do Braga de Jesus, com a diferença de que não tem a mesma qualidade de jogo da temporada passada. Esta série não vai durar muito tempo e até já poderia ter sido travada por diversas vezes. Relembro o penalty não assinalado contra o Belenenses que daria empate e o penalty inexistente no último jogo contra o Marítimo. Isto sem contar que no jogo contra a Académica(que será uma forte candidata à descida) a vitória foi arrancada a ferros, já nos últimos minutos de jogo.
O Braga tem tido muita sorte, e mais tarde ou mais cedo vai acabar por ceder.

Pascoal Sousa disse...

Isso foi o que disseram do Boavista, que não ia durar muito. E durou até ao fim. O futebol por vezes tem pouco de previsível e muito de enigmático. Há coisas que não são assim tão óbvias. Tb acho que pedir a este Braga para ser campeão ou candidato, é pedir de mais. Mas, e se o deixarem? O Braga ganhou ao Sporting e ao FC Porto. Candidatos ao título, portanto. Já não digo nada. Já agora: a Académica não é candidata a descer, vai aguentar-se bem na I Liga logo que os processos estejam assimilados, pode ter a certeza. Por outro lado, este Sp. Braga tem alguma coisa de Jesus, sim, mas na estrutura, não no modelo e no conteúdo do jogo, e muito menos nos processos, que são diferentes. Lá está: não digo que sejam melhores ou piores, isso só o tempo determinará, mas este Braga já não é o do Jesus. É o do Domingos. Abraço.

Anónimo disse...

Ó Tone conspirador a tua televisão deve ser é quadrada!!!Ou então precebes da bola, como eu percebo de batatas....

dragao vila pouca disse...

O F.C.Porto não perdeu por culpa do árbitro, mas foi só isso que você viu no trabalho de Proença? Estou esclarecido acerca do seu rigor. Mão do defesa do Braga no lance que Guarin atirou ao lado não existiu. Cartão a Hulk que o pode ter de alguma forma condicinado foi bem mostrado. Nenhuma dúvida no lance entre entre o brasileiro e J.Pereira.

Mas à que na dúvida ser contra o F.C.Porto, não vá o freteiro vir ao blog e ficar incomodado.

Passe bem

Pascoal Sousa disse...

Não percebi Dragão: falo de factos, apenas: houve um penalty que não foi assinalado. Claro como a água. Depois você vem falar de um amarelo do Hulk que foi bem mostrado. Foi bem mostrado, porque simulou uma falta. Mas disse isso para quê? Para encher? Antes de falar do árbitro falei com detalhe do jogo, do Braga e do Porto. Mas, como sempre, essa parte não leu,. não vá alguém do Porto passar ppr aqui e você ficar mal.

"O Conspirador" disse...

O que está em causa aqui é que estão a deixar o Braga chegar-se à frente. Com excepção do jogo de ontem, em que até ficou por marcar um penalty claríssimo à equipa do Braga, a equipa do Domingos tem sido bastante beneficiada pelas arbitragens neste campeonato.
Contudo, não se pode retirar mérito a esta equipa. O Braga está forte mas não creio que se aguente muito no topo do campeonato.
A ver vamos...

dragao vila pouca disse...

Essa do F.C.Porto passar por aí e eu ficar mal não percebi.
Eu sou portista não trabalho para o F.C.Porto e não devo nada às pessoas do F.C.Porto. Do F.C.Porto só quero vitórias mais nada!
Espero que tenha ficado claro.

Cidchen disse...

Não tenho muito tempo para comentar do jogo, encontro-me de férias, mas... esta vitória foi justa por aquilo que se passou em campo. A equipa minhota esteve melhor, praticou bom futebol, e o golaço do Alan foi maravilhoso Um ambiente extraordinário no estádio AXA! ;-)

Também o Eduardo fez anos, e esteve de PARABÉNS por ter defendido bem aquelas duasa bolas perto do fim. Em que começou de um erro do Proença: duas bolas dentro do campo.

Continuamos imbatíveis! :D

BRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGA

Pascoal Sousa disse...

Está a ver, Dragão: um disparate dito por mim (fi-lo de propósito) obteve da sua parte uma reacção natural de indignação. Um disparate dito por si, a propósito de um superior poder visitar o meu blog e de isso condicionar a minha visão das coisas, é uma tirada brilhante. Conhece-me mal, o que se compreende porque nunca falamos pessoalmente. Se me conhecesse, saberia que a única coisa que me condiciona é a minha consciência. Passe bem.