segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gostam de sofrer



Paulo Bento não vai muito à bola de Vukcevic, mas bem pode agradecer a pontaria do montenegrino, que salvou o Sporting de um empate comprometedor frente ao Olhanense, a uma semana do clássico com o FC Porto. O Sporting sofreu e fez sofrer quem o apoia; o Olhanense mostrou ter um conjunto cheio de talento, com miúdos irreverentes e bons de bola. O Braga vai ter nesta sexta-feira um duro teste à sua liderança frente à equipa de Jorge Costa.

Mais uma nota sombria para a arbitragem lusa: Rui Costa assinalou uma grande penalidade inexistente, por pretensa mão de Anselmo. A bola bateu no peito do jogador. Há ainda a mão de Miguel Garcia na área, mas esse lance é mais difícil de avaliar em dois segundos. Mesmo na televisão, a dúvida subsiste: mão na bola ou bola na mão? Em Leiria foi o penalty fantasma sobre Aimar (no máximo era lance para livre indirecto na área) e em Braga a falta de Alvaro Pereira a Alan que passou impune. São erros a mais... mais uma vez.

2 comentários:

Pascoal Sousa disse...

Já agora: Um pontapé-livre indirecto será igualmente concedido à equipa adversária do jogador quando, no entender do árbitro:

■jogar de uma maneira perigosa
■impedir a progressão de um adversário
■impedir o guarda-redes de soltar a bola das mãos
■cometer qualquer outra falta não mencionada anteriormente na Lei 12, pela qual o jogo seja interrompido para advertir ou expulsar um jogador


O Mamadou jogou de uma maneira perigosa, mas tocou primeiro na bola e só depois houve contacto inevitável. Conforme está previsto na lei, nestas situaões de jogo perigoso marca-se PONTAPÉ-LIVRE INDIRECTO, que se for na área tem de ser marcado da seguinte forma:
■um pontapé-livre indirecto concedido dentro da área de baliza deve ser executado em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a infracção foi cometida.

Pascoal Sousa disse...

Peço desculpa ao Pedro, mas ao colocar o copy past da lei 12 que em boa hora invocou apaguei todos os comentários... incluíndo o meu. Espero que não leve a mal, o seu ponto de vista é de facto pertinente e dá pano para mangas. Entretanto, fica a saber que tenho no meu computador pessoal todos os ficheiros sobre as leis de jogo, os regulamentos de competição e de disciplina. Abraço