segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Paciência à frente

«Quero fazer melhor que na época passada»

DOMINGOS PACIÊNCIA, treinador do Sporting Braga

Andou tudo a bater no homem e a verdade é que numa jornada de empatas o Sp. Braga foi o único a arrancar uma vitória. Três pontos muito suadinhos, é certo, frente a uma Académica muitíssimo bem organizada, o que só valorizou o triunfo bracarense. Ouvi, mas não concordo, que Domingos soube finalmente aproveitar alguma coisa da herança de Jesus no desafio com os estudantes. Sim, a defesa era a mesma, mas o resto tudo se alterou, até a forma como a equipa fez as transições para o ataque, privilegiando mais as alas que a zona central. Não sei se é melhor ou pior - mas sei que é diferente e que o último jogo teve sobretudo dedo do Paciência.

12 comentários:

Miguel Nunes disse...

O Domingos, pelo q fez na Academica, merece um grande crédito. N me recordo (sou relativamente novo...) de uma Academica tão interessante.

Mas, n fará melhor q o anterior. N sei se o PAscoal se recorda, dos enormes elogios que ja na epoca passada tecia aos Jesus (a única duvida era mm a linguagem). É um treinador fetish. As equipas dele, do ponto de vista colectivo, aos meus olhos, sp foram as melhores da Liga (seguidas de perto pelas do Jesualdo).

Curiosidade para ver, agora q ele tem individualidades ao seu nível, o q fará.

Curioso p ver tb, como Jesualdo volta a reconstruir um colectivo, perdendo as grandes referencias, sob essa perspectiva (os argentinos).

o FCP tem de evoluir. N pode ser um passa ao Hulk, ou ao Varela, ou ao Rodriguez, p eles irem p cima deles, tentar resolver o jogo sozinhos... resulta em alguns jogos. N resulta numa prova de regularidade.

Anónimo disse...

o paciência é fraco e vai mostrar isso.

o campeonato é uma prova de resistência, não de velocidade

este ano nem vai ter europa a "atrapalhar". aposto q não chega ao natal

abraço

agent_smith

Cidchen disse...

Nesse jogo viu-se claramente melhorias no plantel comparando com os jogos realizados na pré-época e na Liga Europa. Nem tudo esteve bem, mas... com tempo o Paciência chega lá! Eu acredito. Foi uma vitória importante, que deixará a equipa mais tranquila e confiante para o futuro.

Outra coisa: O austríaco subiu pela primeira vez aos relvados secundários do AXA, depois do estágio no Algarve? Ele esteve presente naquele treino do dia 22 de Julho, naquele em que eu estive também. ;)

Pedro Ribeiro disse...

Concordo consigo. Houve um regresso ao sistema da temporada passada... mas com uma dinâmica/modelo de jogo muito diferente! A começar pelo papel dos dois avançados: antes homens que serviam de pivot, mantendo a posse de bola enquanto a equipa subia em bloco, não necessariamente em velocidade; hoje, homens mais móveis (e.g., Matheus), com velocidade para explorar as costas da defensiva contrária, sobretudo nas alas, em situações de desequilíbrio do adversário.

Se é melhor ou pior? Cada um pode ter as suas preferências (e eu assumo que me agradava mais o modelo de Jesus) mas sei que há muitas formas diferentes de se ganharem jogos – e estou seguro de que se houver tranquilidade e tempo para Domingos trabalhar, a equipa irá funcionar mais de acordo com as suas ideias. Mas repito o que já dissera há uns tempos: tenho dúvidas de que a Domingos sejam dados essa tranquilidade e esse tempo, a menos que a equipa consiga fazer um bom arranque (em termos de resultados) que "compre" a confiança de adeptos, dirigentes... e do próprio plantel...

Pascoal Sousa disse...

Tem razão Cidchen, ele realmente treinou naquele dia do vendaval. Depois nunca mais lhe puseram os olhos em cima, até hoje. Obrigado pela rectificação.

dragao vila pouca disse...

Força Domingos!

Há por aí uns pirómanos que querem incendiar o campeonato, mas nós não nos deixamos perturbar e na altura própria vamos dar a resposta.

Cumprimentos

"O Conspirador" disse...

Pois ganhou, mas se reparar a táctica que o Domingos utilizou foi exactamente a mesma de Jorge Jesus. Tentou inovar e correu como se viu. Agora voltou ao esquema de Jesus e teve resultados. Há muita falta de personalidade deste treinador

Pascoal Sousa disse...

A táctica foi tb a msma que ele utilizou na Académica em muitos jogos. A táctica é o menos, os movimentos em campo e as transições é que marcam a diferença. Abraço

"O Conspirador" disse...

Ele estava antes decidido em aplicar o 4-3-3. Mas viu que não era a melhor opção para o Braga.
Esta confusão toda teria sido evitada, se Domingos não tivesse vindo a publico criticar indirectamente, e sem razão, o antigo treinador do Braga. Foi uma falta de respeito para com um colega de profissão e muita arrogância que até hoje nunca tinha visto em Domingos.

Pascoal Sousa disse...

São pontos de vista. Antes de jogar em 4x1x3x2 o Jesus fez os primeiros jogos em Braga em losango.Depois mudou e fez bem. Uma equipa que se quer competitiva tem de estar sempre à imagem do seu técnico, caso contrário as coisas não podem sair bem. Quanto aos comentários do Domingos em relação à época passada (nunca falou do Jesus, mas da equipa, o que, concordo, vai dar quase ao mesmo) leio-as numa perspectiva de fechar um capítulo do passado. Aquele «podiam ter feito melhor na época passada(Sp. Braga)» era de facto evitável. Abraço

"O Conspirador" disse...

Eu até não desgostava do Domingos, mas o que tem dito ultimamente, tem-me decepcionado bastante. Mas até acho que todas as declarações têm o dedo do António Salvador e do Freitas...
Abraço

Pascoal Sousa disse...

Eheheh. Por alguma coisa se auto-intitula de Conspirador. Não acredito que Domingos se deixe influenciar a esse ponto. Sou da opinião que, independentemente do ambiente em que se está, cada um de nós tem de pensar pela sua cabeça. Abraço