domingo, 26 de julho de 2009

I love you, Barcelos



Gil Vicente-Sp. Braga. Jogo particular. Adoro Barcelos e tinha saudades de lá ir. Antes da partida, parei no Restaurante Chuva, que ainda preserva a tradição da boa cozinha portuguesa. Aviei uns rojões, que estavam no ponto e que foram acompanhados por um Dão tinto de 1998, ligeiramente chambriado (é uma private joke). Rematei com um cigarrito. No interior do restaurante. Numa ala própria, claro, e sem incomodar ninguém. Há 21 anos que tenho este mau hábito de fumar e desde o primeiro dia que fui a favor da lei que limitava ou proibia o fumo em locais públicos fechados. Por muito que se invoquem determinados direitos, fumar é um acto egoísta e manifestamente prejudicial à saúde. Mas podem fumar neste blog: abri um cantinho bem arejado só para os viciados.



Bem jantado, chego ao largo do Estádio Municipal de Barcelos, onde está montado um grande arraial, e deparo-me com um porco no espeto. Uma fila enorme de gente esfomeada atira olhares gulosos ao animal, com as carcaças de pão preparadas para receber o filete da ordem.



Belo estádio. Para mim, o estádio mais realista de Portugal. É bonito, confortável e em termos de capacidade (12,374 espectadores) enquadra-se nas necessidades do Campeonato português. Tirando os 3 grandes, o V. Guimarães e o Sp. Braga, todos os restantes clubes deviam ter um recinto como o Estádio Cidade de Barcelos. Um modelo que, estranhamente, ninguém segue. Sou eu que estou enganado, só pode.



A festa do Gil Vicente foi bonita e bem organizada. Pinto da Costa foi convidado de honra dos gilistas e assistiu ao jogo na tribuna. O FC Porto tem os defesas Bura, Ivo Pinto e o avançado Rui Pedro cedidos aos galos. O Sp. Braga emprestou o médio João Martins (belos pezinhos) e o ponta-de-lança Baylon (está pesado). Ao cabo dos 90 minutos, persistia o empate sem golos. Na conversão das grandes penalidades, o Braga foi mais eficaz e beneficiou, como vem sendo hábito, da inspiração de Eduardo, que defendeu dois penalties. O Braga levou a Taça «Crédito Agrícola» mas ainda tem que trabalhar muito para atingir o nível desejado por Domingos. Quanto ao Gil, vai subir. É a minha aposta. Tem um plantel com jovens portugueses e brasileiros muito talentosos. Fixem estes nomes: Bruno Madeira (trinco), Camargo (médio-ala esquerdo), Cesinha (extremo) e Hugo Vieira (extremo que jogava nos distritais, no Santa Maria).

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro PS, por acaso estacionei aqui e deliciei-me ver alguém com espírito críico construtivo. De facto, a megalomania portuga não cabe em Barcelos. Não sou de lá, não tenho afinidade com niguém de Barcelos, mas o clube, a cidade, em silêncio e sem se colocar em bicos de pés, mostrou (mostra) como é. O Estádio do Gil Vicente, o Estádio de Barcelos, é um exemplo. Ainda bem que leio alguém com a minha opinião.
Um abraço
JM

Anónimo disse...

O que quer dizer com "todos os restantes clubes deviam ter um recinto como o Estádio Cidade de Barcelos"? Que todos os clubes deviam ter os seus estadios pagos pelas autarquias?! É que se é isso, eu e todos os boavisteiros nao poderiam estar mais de acordo!

Pascoal Sousa disse...

Caro anónimo 2: retira da frase uma conclusão muito errada. Ainda por cima retirou-a do contexto. O que disse atrás é que era um estádio cuja capacidade se enquadrava na realidade do futebol português. Está explícita a ideia. Um estádio assim: nem nem demasiado grande nem demasiado pequeno. Já que fala do Boavista, um esclarecimento: o primeiro projecto do clube para o Estádio do Bessa contemplava 20 mil lugares e custava um terço do que custou o actual. Abraço

Cidchen disse...

Eu por acaso gosto muito do estádio do Gil, e foi com imensa pena minha que não pude estar presente nesse jogo.

Pelo que me contaram o jogo não foi grande coisa... Ao menos os penalties deram alguma emoção, está mais que provado que o Eduardo sabe defender grandes penalidades.

Ao menos a Taça foi para o Braga. :)

CPA disse...

boa "posta"!
sou de esposende, e tenho alguma ligação a bcl!
gosto do clube, acredito que possam subir! para perpetuarem a tão desejada vingança ao belém!! (já que pelo que se tem visto, é impossível que o belenenses desça..)

Anónimo disse...

Viva o Gil. Preferia o estádio Adelino Ribeiro Novo - tinha alma.