domingo, 10 de maio de 2009

Acerca de «Juju»

Pela primeira vez, um treinador português conquista três títulos de campeão nacional consecutivos. Dá pelo nome de Jesualdo Ferreira. É justo destacar o professor, tantas vezes atacado, tantas vezes incompreendido, algumas vezes elogiado. Sê-lo-á mais no futuro quando, a frio, treinadores de bancada e «paineleiros» avaliarem o quadro geral do trabalho desenvolvido por Jesualdo no FC Porto. A esta hora, termino a avaliação das equipas, destaco Bruno Alves, o capitão que de cabeça antecipou a festa do tetra.
Voltemos ao professor: ouço na televisão que Jesualdo «fabricou» alguns campeões. Hulk, Rodriguez, Fernando, Cissokho, Rolando, Madrid, entre outros. Para mim, que acompanhei o seu trabalho em Braga, isso parece-me uma conclusão tardia: já no Minho, o professor transformou jogadores de tostões em transferência milionárias: Abel, João Alves, Wender, Nunes, Jorge Luiz, Luís Loureiro, João Tomás, Cesinha, e tantos outros que, não saindo do reino arsenalista ganharam valor acrescentado - Paulo Santos, Paulo Jorge, Vandinho, Frechaut... Na última época no Minho, 90 por cento da defesa foi vendida. Restou Nem. E do nada surgiram suplentes à altura da titularidade, que asseguram o quarto posto. Já Jesualdo não se segurou no lugar... para felicidade do dragão.

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Quem é o Tetracampeão? É o Dragão!

Foi difícil, o Nacional foi a melhor equipa, a que jogou melhor -incluindo os jogos da C.League -, no Dragão. Mas, os Campeões, são aqueles que sabem sofrer, que se sacrificam e quando jogam mal, mesmo assim, conseguem ganhar.
Somos a melhor equipa e normalmente, os melhores ganham.

Aos que não se conformam, aos que continuam a ver a árvore e não ver a floresta, aos que continuam a fazer as coisas por outro lado, resta-lhes fazer queixa ao Platini, ao Blatter, ao Barroso, ao Ban Ki-moon, ao Obama, ou até à Nato, e se mesmo assim, não se conformarem...arranquem os cabelos, esgadanhem-se, batam com a cabeça contra a parede, façam e digam, o que quiserem, porque isso, a nós, não nos aquece, nem nos arrefece, somos Tetracampeões e o resto é conversa de perdedores.

Há sportinguista e benfiquistas, que reconhecem no F.C.Porto, a competência, o profissionalismo e a qualidade. Esses, têm o meu respeito, os outros, coitados, vão para o Céu de certeza, pois como diz a Bíblia, é para lá que vão os pobres de espírito...

Um abraço a toda a família da blogosfera portista, que deu, por muito pequeno que seja, um contributo importante, para a conquista do título.

Jesualdo, vai ficar, só falta saber se por 1 ano ou por 2 anos.

Miguel Nunes disse...

este post está excelente. A minha opinião é exactamente igual.

Jesualdo sabe mt. Consegue formar colectivos mt fortes, q protegem e dão valor as individualidades.

Nesta época, ao contrario de outras, o FC Porto n era a equipa q tinha os melhores jogadores, mas o seu bom colectivo, acabou por valorizar jogadores que fora de uma equipa rotinada, seriam banais.

Já outros, por n haver qualidade colectiva, saiem chamuscados e vêm a sua qualidade em dúvida...apesar de melhores q mts dos do FCP.

É obvio que jamais acontecerá, mas saindo do FCP, era uma jogada de génio, o SLB ou o SCP contratarem o professor.

Cidchen disse...

Pois é, o Prof. Jesualdo Ferreira percebe muito da sua profissão. E sempre que eu ouvia adeptos do Porto a falarem mal dele, eu lá o defendia. Conheço-o por ter estado em Braga e achei muito mal a não renovação do Salvador com ele, se calhar foi apenas uma estratégia para que ele apanhasse via verde para se integrar no FCP...

O transmontano é um homem com um H muito grande e este tri-campeonato veio calar muita gente. Torci para que ele vencesse o jogo com o Nacional e se tornasse novamente campeão. Dito e feito. Está de Parabéns!

Quanto aos 90% da defesa, restou o Nem e o Paulo Jorge, este último, coitado voltou a lesionar-se. :(

Pascoal Sousa disse...

Olá Cidchen: de facto o Paulo Jorge ficou no Braga, mas na altura era suplente. A defesa titular era a seguinte: Abel, Nunes, Nem e Jorge Luiz. Depois da venda de três destes titulares, emergiu o Paulo Jorge no lugar do Nunes e o Luís Filipe no de Abel, ficando o lado esquerdo entregue ao Rossato, que chegara cedido pela Real Sociedad. Bjs