quarta-feira, 8 de abril de 2009

Percentagens



Para muita gente, o FC Porto tinha à volta de 20 por cento de hipóteses de sair de Old Trafford com um bom resultado. O 2-2 é um bom resultado, que deve no entanto ser visto à luz de uma realidade que não escapará à avaliação dos dragões: a eliminatória continua em aberto.

Antes do jogo em Inglaterra, quais seriam as probabilidade de Jesualdo Ferreira renovar com o FC Porto? 30 por cento? Mais? Menos?

Antes da época começar, quantos votaram favoravelmente na compra do passe de Mariano? 10 por cento? 20? E no entanto deve ser dos jogadores mais empenhados que conheço no palco português, jogue a titular ou, como habitualmente acontece, seja suplente utilizado. A classe não é tudo e se calhar Maradona ainda se vai lembrar dele.

Quais são as hipótese de êxito do FC Porto na Champions? Aí, não tenho dúvida: 55 por cento de probabilidades de ganhar a guerra aos ingleses. Ou seja, Ferguson tem 45 por cento de hipóteses de rir no fim, ele que começou a rir demasiado cedo...

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

A classe do campeão!

De há uns tempos a esta parte, a palavra sonho começou a tomar conta do Universo portista - nos Estádios, junto dos adeptos, nas crónicas dos colunistas portistas, nos comentadores de programas de televisão e rádio, que gostam do Tricampeão, mas principalmente, nesta grande realidade que é a blogosfera. Começamos a sonhar e sonhamos, com tanta força, com tanta convicção, que agora, ninguém se atreve a dizer, que o sonho, o sonho da Dragão, é uma utopia. Não sei se a equipa também sonhava, mas sei que ela agora, alimenta o sonho. E de que maneira!

Jogamos em Manchester, contra o Campeão da Europa e do Mundo, olhos nos olhos, sem medo e taco a taco, dizendo na Pátria do futebol, que em Portugal há um clube, que tem a "mania" de ser Grande, num País de anões - e paga um preço muito elevado por isso. Numa altura que que os clubes ingleses dominam, a seu belo prazer, o futebol do Velho Continente, que o milionário Inter de José Mourinho, foi eliminado sem honra nem glória, aos pés da equipa de Ferguson e C.Ronaldo, o F.C.Porto, mais uma vez, põe o Mundo do futebol, a interrogar-se, como é possível, qual é o segredo, o que é que o Porto tem? Que classe, que maturidade, que personalidade!

Não vou destacar ninguém pois, o F.C.Porto valeu pelo seu conjunto. Tudo bem, Fernando fez um grande jogo, mas o grupo é o grande destaque.

Ainda falta a segunda-mão, não podemos e não vamos, embandeirar em arco, mas com o apoio dos adeptos - obrigado aos portistas, com especial destaque às claques, que tanto apoiaram em Old Trafford. Também nesta matéria, somos os melhores! -, que vão encher o Dragão, com o respeito que o adversário vai merecer, estou convencido que vamos continuar a fazer História.

Meu caro, a renovação do Jesualdo só tem a ver com uma coisa: vencer a Liga Sagres. Como você sabe bem, o futebol é momento, passa-se muito depressa de bestial a besta e vice-versa e assim, pergunto-lhe: se por hipotese - bato três vezes na mesa - o F.C.Porto perde-se esta Liga, o Professor podia continuar?

Um abraço

Pascoal Sousa disse...

Claro que o Jesualdo não continuará se não ganhar o Campeonato. A questão é se continua mesmo ganhando... nos corredores, há quem diga que não. Abraço

Anónimo disse...

Este e outros dragões vão cair do pedestal na quarta! Não digo isto por alguma coisa contra o Porto, mas porque os vejo com muita faladura e nem sabem o que aí vem.
O Manchester vai fazer exibição tal no Dragão, que o Porto vai perguntar-se o que ali se passou. Estaremos para ver.

Cidchen disse...

Se o Prof. Jesualdo Ferreira renovar contrato com o FCP... o Jorge Jesus ficará no SCB na próxima época.