quarta-feira, 25 de março de 2009

O primeiro equipamento de...



Este é o equipamento do Vasco da Gama, do Brasil. Nos tempos da sua fundação, uma equipa actualmente a militar na I Liga (vulgo Sagres) equipou-se «à Vasco da Gama» Quem? Quem? A resposta por volta da meia-noite... de amanhã.

A resposta vencedora, do Miguel: «A equipa em causa era o Paços de Ferreira...designado Vasco da Gama na altura da sua criação. Surgiu a 5 de Abril de 1950 e jogava no já desaparecido Campo da Cavada.Cumps»

Assim foi. Mais tarde, e até aos anos 80, o P. Ferreira equipou à FC Porto. Terra de muitos portistas, a cidade juntou-se para recolher materiais de construção e doou-os ao FC Porto - um pequeno contributo para fazer erguer os Estádio das Antas. Infelizmente, no acervo do clube pacense não existe um único exemplar dessa camisola de listas verticais azuis e brancas.

As cores actuais surgem na sequência de um movimento interno e fracturante que defendeu que a camisola devia ter os tons da cidade - o amarelo e verde. A proposta foi aprovada numa AG muito concorrida e quente, na qual ficou bem expressa a indignação e revolta da ala portista do emblema. Alguns sócios chegaram mesmo a rasgar o cartão.

5 comentários:

Miguel disse...

A equipa em causa era o Paços de Ferreira...designado Vasco da Gama na altura da sua criação. Surgiu a 5 de Abril de 1950 e jogava no já desaparecido Campo da Cavada.

Cumps

dragao vila pouca disse...

Meu caro, sobre o seu comentário no meu blog, tem toda a razão. Faz falta jornalismo assim, diria eu.

Sobre o equipamento, acho que era o Guimarães.

Um abraço

Cidchen disse...

Hum... será que foi a Académica de Coimbra?

Anónimo disse...

O Benfica. Porque está a navegar como o Vasco da Gama...

Unknown disse...

talvez do nacional da madeira!