terça-feira, 17 de março de 2009

O «nosso» goleador



Ao passar os olhos pela tabela dos melhores marcadores da Liga portuguesa constatei, sem surpresa, o domínio avassalador dos estrangeiros, com Nenê destacado na liderança, com 15 golos apontados ao serviço do Nacional. Segue-se-lhe um senegalês, Babá, com 10 golos, e um argentino, Lucho Gonzalez, com 8. Lito e Djalma, ambos com meia dúzia de remates certeiros, fecham o «top 10».

E os portugueses, onde estão? Aí sim, fui surpreendido pela revelação: o melhor marcador português da actualidade está em 13.º lugar e não é ponta-de-lança, mas sim médio-ofensivo: trata-se de Nuno Assis. Em 15 encontros, o jogador do V. Guimarães marcou 5 golos. Nuno Gomes, do Benfica, e José Pedro, do Belenenses, também apontaram 5 golos, mas disputaram mais jogos - 19 e 21, respectivamente, embora o benfiquista acumule menos minutos em campo.

Ao aperceber-me deste triste quadro vieram-me à memória quatro nomes, de quatro portugueses: Nené, Jordão, Manuel Fernandes e Fernando Gomes. Por que não fizeram «escola»?

2 comentários:

Martins disse...

falta liedson, 9 golos, o "nosso portugues"....

Pascoal Sousa disse...

Liedson é brasileiro. Pelos vistos só terá passaporte português em Setembro. Mas não deixará de ser brasileiro por causa disso. Abraço, Martins