quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Do Maria da Fonte para o Mundo


Foto: Paulo Duarte/AP/Yahoonews

Para mim, é a grande imagem do Portugal, 1-Finlândia, 0. Ainda há oito meses, Orlando Sá andava aos abraços ao Zequinha e ao Luisinho cada vez que marcava golos no Maria da Fonte... Ontem, no Algarve, era unha com carne com o melhor do Mundo. Quantos como Orlando Sá, com boa escola de formação e a mesma vontade de vencer, não andarão perdidos pelas divisões inferiores? Entretanto, antes deste abraço a CR7 Orlando valia 5 milhões de euros. Depois do abraço, o mínimo que António Salvador deve pedir é 10 milhões... e por metade do passe, como sugeriu um bom amigo meu numa troca de SMS. Pena, para ele e para o Sp. Braga, não ter marcado um golito: era mais 20 milhões em cima...

PS: Estão a ver como o Eduardo foi titular... E vai ser o número 1 frente à Suécia, com Beto no banco. Vai uma aposta?

11 comentários:

José Lemos disse...

Gostei muito do Orlando, apesar de não ter tido os nervos de aço exigíveis aos bons pontas de lança na altura da finalização. Mas é algo absolutamente natural, de um jovem jogador que estava a fazer a sua primeira internacionalização, e que não é titular no seu clube.
Mas, bons pormenores mostrou-os sem dúvida. O suficiente para uma próxima oportunidade. O que eu não concebo é chamar-se simultaneamente Orlando Sá e Hugo Almeida, e deixar Nuno Gomes em Lisboa. Mas isso é outro rosário.

Em relação ao Eduardo, não tenho qualquer dúvida que actualmente é o melhor guarda-redes português e o titular daqui para a frente. Quanto à presença de Beto no banco, isso já vai depender de muita coisa.

abraço

Pascoal Sousa disse...

Era pedir muito ao Orlando. Ele tem tempo para chegar à Selecção principal. É deixá-lo evoluir tranquilamente e marcar uns golos nos sub-21. No futuro vai dar muito jeito a Portugal. Quanto ao Nuno Gomes, é uma opinião respeitável, mas é tempo de inovar e refrescar o ataque da nossa selecção. Abraço

José Lemos disse...

Pascoal,
um golo a um avançado nunca é pedir muito, mas percebo e de certa forma concordo com o seu ponto de vista.

Quanto ao Nuno Gomes é que já não. Não troco golos, assistências, cabeça levantada, inteligência, por inovações, renovações, capacidade física ou jogo de olhos na relva.
Como não troco Nuno Gomes (com todos os seus defeitos) por Hugo Almeida. Queirós pelos vistos não é da mesma opinião, só desejo que não se engane.

Anónimo disse...

Este Moreira de Sa nao jogava no Marina da Fonte?

Pascoal Sousa disse...

Raul também deixou de ir à selecção de Espanha e a Espanha não deixou de ser campeã europeia nem o Raul perdeu o jeito para marcar golos. Embora tb aprecie muito as qualidades do Nuno Gomes, há - tem de haver - uma alternativa para o presente e sobretudo para o futuro. Abraço

Pascoal Sousa disse...

Marina da Fonte... Uma 'private jocke'. Pergunto-me quem terá sido o autor desta brilhante redominação do popular Maria da Fonte (ainda por cima uma personagem marcante da nossa História)

dragao vila pouca disse...

Não gostei muito de Portugal, mas gostei de Duda na lateral esquerda.
Acho que Pepe a trinco, não vai lá.
Acho que o Bruno Alves tem de deixar de agarrar os avançados nos lances de bola parada - Um dia vai dar-se mal.
Deco está mal.
Os avançados jogam pouco e o H.Almeida é capaz do pior e do melhor.
Concordo que Orlando Sá, tem que crescer e os sub-21 são o local certo.
Eduardo, não vejo, sinceramente, tantas razões para entusiasmo.

Ou melhoramos muito, ou contra a Suécia vamos ter problemas.

José Lemos disse...

Pascoal,
vou ter que insistir =)


Raul deixou de ir à Selecção e eu também estou longe de concordar com isso.
Mas, pelo menos a Espanha tem David Villa, Fernando Torres ou Guiza.

Portugal não tem actualmente um jogador que se aproxime sequer da valia destes.

Alternativa para o presente não percebi o que quis dizer.
Alternativa para o futuro, de acordo, é bom que Orlando comece a aparecer. Mas isso em circunstância alguma implicará a ausência de Nuno Gomes.

abraço

Pascoal Sousa disse...

Tem razão, José Lemos: a Espanha tem excelentes alternativas a Raul, mas não foi um processo pacífico, como sabe. Havia em Espanha quem questionasse o talento do Villa, imagine-se... Portugal tem de procurar caminhos alternativos, também, mas claro que o Nuno Gomes não pode ser excluído do lote. Mas num particular não me choca nada. Eu tinha uma solução: convocava o Bock :PPPP

José Lemos disse...

Se fosse uma ausência pontual, num particular, também não me chocava nada.
O problema é que parece esta não é a primeira ausência e parece-me que Nuno Gomes é uma carta fora do baralho.


Ao Bock dava-lhe uma oportunidade de Primeira Liga (que é mais que merecida, mas vá-se lá compreender. Secalhar errou sempre no empresário). A Selecção fica para outra encarnação =)

Cidchen disse...

O José Lemos que me desculpe, mas o Nuno Gomes não é preciso na Selecção.Ao tempo que ele não faz nada em condições, praticamente passa a vida a pastar em campo.

E sim, Portugal precisa de um grande abanão, de jogadores novos! Os de "sempre" já tiverem as suas doses, já não conseguem fazer melhor.

Vi o jogo, e aqueles que o Carlos Queiroz fez estrear estiveram relativamente bem, pelo menos indicaram isso. É normal que um ou outro se tenha sentido menos seguro, mais nervoso, mas faz parte da vida. Quem é que nas suas primeiras vezes não tem medo de errar?

A surpresa maior talvez tenha mesmo sido o Orlando Sá. O miúdo que ainda há meses estava na II Divisão, que não tem sido utilizado pelo Jorge Jesus no Sp. Braga, e esteve quase para ser novamente emprestado, jogou no mesmo campo, na mesma equipa que o actual melhor do Mundo. Alguém esperava isto? Eu de facto não, e fiquei ainda mais com vontade para o ver jogar com mais frequência. Quanto à questão do guarda-redes, o Eduardo teve pouco trabalho, mas manteve-se sempre tranquilo. Já o outro, ia cometendo um falhanço...

Daqui a um mês e pouco, quero ver quem serão os escolhidos pelo seleccionador para defrontar a Suécia. Estou com alguma curiosidade.