quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Balboa nota



Acho que o Benfica fez mal em comprar Balboa. Devia ter investido os 4 milhões de euros em mim, proporcionando-me uma reforma antecipada num qualquer destino paradisíaco das Caraíbas. Em troca, comporia belas prosas sobre como vender Di Maria ao Real Madrid pelo dobro do preço que o argentino na realidade vale.

A sério, agora: até ontem, tinha uma ideia difusa acerca de Balboa. Percebia-se, pela parca utilização, que havia qualquer coisa de errada no rapaz. Em Guimarães descobriu-se porquê. Não sei se Balboa é um jogador fraco. Mas é seguramente um jogador fragilizado. Ataca mal, não sabe nem quer apoiar defensivamente o lateral, e ao contrário do que se disse e escreveu na altura da sua contratação, tecnicamente não é grande espingarda. Por momentos tive pena do Maxi Pereira, que 'levou' com o Desmarets e o Luciano, enquanto mais à frente Balboa procurava trevos de quatro folhas nas redondezas do banco do Vitória.

Foi o único erro de casting de Quique no triunfo sobre o V. Guimarães. Para quebrar o jejum de um mês sem ganhar, o espanhol fez seis alterações no onze e provavelmente algumas das apostas vão transitar para o jogo com o Sp. Braga, na Liga. Jogadores como Miguel Vítor, Katsouranis e Yebda justificam algo mais que o banco.

PS: Ainda bem que Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, assistiu ao jogo no Estádio D. Afonso Henriques. Olegário Benquerença, o nosso mehor árbitro, assinou mais uma exibição notável. Como prometi há tempos não me alongar sobre os árbitros, fico a aguardar o veredicto do chefe dos juízes de futebol...

PS: Por falar em Balboa, fiz o levantamente mental dos milhões mal gastos pelos três grandes e nenhum deles se pode rir da desgraça alheia.

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Pois é, lá tinha de vir o PS, para evitar mal entendidos.
Balboa é bom é no boxe e a dar murros no Pepe - bem empregue -, a jogar não é nada famoso.
Você não diz, mas digo eu: a arbitragem de Olegário Benquerença foi uma vergonha!
Mas não é só isso a pouca vergonha que anda por aí, só como é para o clube do regime, ninguém diz nada.
Um abraço

Ricky_cord disse...

Balboa continua a demonstrar ser um bom cepo. Olarápio manteve a regularidade exibicional de sempre e Di Maria, em minha opinião, nem um décimo vale do que se fala que o Real pode pagar por ele... Abraço

Helder Robalo disse...

Mas com o erro de casting e a saída bem cedinho, Balboa percebeu o que o seu empresário tem de fazer dentro de dias.
Um abraço

Carlos Saraiva disse...

Balboa vai acabar a carreira como suplente do Carcavelinhos. Não tem visão de jogo, não é inteligente, tem velocidade mas corre sempre mal. Enfim, Balboa seria um grande desportistas mas nos 100 metros.

http://chutodeletra.blogspot.com/

Pascoal Sousa disse...

Caro Dragão: tirando o partido político, gosto realmente do PS. Em relação ao Olegário, remeto-o para a leitura da crónica do meu jornal. No blogue quero a todo o transe evitar falar de árbitros portugueses, porque, na generalidade, são fraquitos e toda a gente sabe disso. E eu não gosto de falar sobre coisas demasiado evidentes. Abraço forte

José Lemos disse...

Pascoal, provavelmente o mundo do futebol vai cair sobre mim - isto se o mundo do futebol cá vier visitá-lo :)
Senão, reformulo para: os visitantes do Dor do Menisco vão cair todos sobre mim. Seja.

Mas sinceramente, Balboa ainda não conseguiu "desconvercer-me". É certo que não é nenhum Paneira nem nenhum Poborsky (citando assim de cabeça os dois melhores extremos direitos do SLB que me lembro). É certo que ainda não fez um jogo oficial que se possa considerar positivo.
É certo que seu o jogo de ontem em Guimarães, foi das piores exibições individuais que me lembro ver jogadores do Benfica fazer (exceptuando Jorge Ribeiro). Faltou-lhe essencialmente atitude. Faltou-lhe inteligência. Faltou-lhe saber ocupar o espaço.
Tudo certo.

Mas eu já vi por ali coisas, pormenores, que não me fazem dar o caso como encerrado, vulgo perdido.
Parece-me sim que o homem vive uma crise de confiança gigante. Que não está identificado com o que o treindor pretende. Que anda a duvidar das suas próprias capacidades. Trabalho para Quique.

Acredito que nesta época não vá a tempo de demonstrar grande coisa porque agora no campeonato é mesmo a doer. Talvez na Taça da Liga.

Mas talvez na próxima o faça. Até porque não me acredito que o Benfica deixe sair alguém por quem pagou 4milhões de euros. Ups, lembrei-me agora de Makukula :).

Abraço

Pascoal Sousa disse...

É uma análise perfeita José Lemos. Aliás, reparou que escrevi que o Balboa é nesta altura um jogador fragilizado (não necessariamente fraco). Agora, o Benfica não é o FC Porto ou o Sporting, não tem por hábito esperar pacientemente que um jogador ascenda a um patamar de excelência - vide Bergessio, hoje estrela na Argentina, pelo San Lorenzo. O Balboa terá dar corda às botas e agarrar todas as oportunidades se quiser ficar na Luz. O Quique avisou-o ao longo do jogo para dar mais de si, apoiar o Maxi, mas em pouco mais de meia hora o Balboa só conseguiu um cruzamento bem feito e por erro de marcação do Luciano. A jogar a médio ala direito tinha outro tipo de obrigações que não cumpriu e, pior do que isso, não se mostrou receptivo a cumprir. Abraço