sábado, 24 de janeiro de 2009

Acabou


Foto: Paulo Duarte/AP/Yahoo.com

Notas finais do Sp. Braga, 0 - FC Porto, 2

1 - Pensava que ia ser um jogo sem casos. Mas não foi. Há pelo menos uma grande penalidade a favor do Sp. Braga, por mão na área do Guarin (não sei se aquele toque do Helton ao Meyong também não daria castigo máximo). Tenho dúvidas sobre a posição de fora-de-jogo de Tomás Costa no lance que redundaria no terceiro golo do FC Porto. É pena tantos casos, porque o FC Porto em altura nenhuma precisou destes lapsos da equipa de arbitragem para ganhar.

2 - Muita gente a atacar não pressupõe mais oportunidades e maior volume ofensivo. Na segunda parte, o Sp. Braga perdeu fio de jogo e, na prática, só por uma vez conseguiu incomodar seriamente Helton, num cabeceamento de Orlando Sá.

3 - O FC Porto atacou bem e quase pela certa. Em termos contabilísticos, gozou de mais e melhores ocasiões. Marcou dois golos. Podia ter marcado outros dois, no mínimo. Jesualdo levou a melhor sobre Jesus.

4 - O Sp. Braga vai acabar a primeira volta sem um único ponto conquistado aos grandes. Cada jogo teve a sua história, como se sabe, mas nos três desafios não se pode dizer que os minhotos tenham sido bafejados pela sorte em matéria de arbitragem.

5 - Cissokho é fera. Pode melhorar no aspecto defensivo. Gostei dele a atacar. Boa entrada, também, de Tomás Costa.

6 - Era uma questão de coerência. António Salvador voltou a atacar a arbitragem. «Novamente roubados», protestou o presidente do Sp. Braga, no final do jogo.

12 comentários:

Miguel Nunes disse...

Este Braga vai longe...

Pascoal Sousa disse...

PB: eu pedi que fosse exaustivo. Você está a fazer «campo curto». Eheheheh

Trade and economic issues disse...

nice.. NIce Image.. http://pangaloan.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

Não que isso seja importante para o F.C.Porto ou para os portistas, mas porque é a verdade, por muito que custe à máquina de propaganda vermelha. O Campeão de Inverno, em todos os países onde o futebol é rei - Alemanha, França, Itália, Inglaterra ou Espanha -, é a equipa que chega ao fim da primeira volta em 1º lugar.

Depois de quinze minutos muito fortes do Braga, o F.C.Porto reagiu e reagiu, porque Hulk, o incrível Hulk, começou a espalhar o terror na defesa arsenalista e permitiu ao Tricampeão, respirar, melhorar, subir no terreno, pressionar e, embora contra a corrente do jogo, marcar. Depois as melhorias foram-se acentuando e num período de desorientação do Braga, aconteceu o dois a zero e também o três a zero, mas que não valeu.
Na segunda-metade, com a equipa bracarense a arriscar tudo, podia o F.C.Porto aproveitar melhor os espaços para matar o jogo, mas T.Costa e Lisandro, perdulários, falharam de baliza aberta.

O árbitro errou em validar o primeiro golo do F.C.Porto e pareceu-me, ao invalidar o golo do T.Costa. Sobre os penaltis que a propaganda reclama, mesmo vendo várias vezes as repetições, fico com muitas dúvidas que tenham existido.

Resumindo: vitória justa num campo difícil e contra uma grande equipa. Que sejamos capazes de conservar a liderança até ao fim, é o desejo de todo o Universo portista.

Meu caro como eu reconheço que o lance do 1ºgolo é fora-de-jogo, também seria capaz de reconhecer se houvesse uma imagem uma única que fosse, que mostrasse que o Guarín deu mão. Eu para além de ver o jogo em directo, gravo-o e depois com calma vou analisar os lances. Vi a repetição várias vezes e não consegui ver se a bola bate no braço do colombiano.
Sobre as análises dos jornais nem falo.

Um abraço

MRV disse...

Foi um minuto à Cissokho... vi apenas isso dele. De resto, muito nervoso, demasiado viril - é a segunda vez, em dois jogos que tem no FCP, que o vejo a levar conselhos do Bruno Alves antes de cada partida.

Ou muito me engano ou vai seguir os trilhos de Lino e, para o ano, lá vêm os 14º e 15º laterais esquerdos do FC Porto desde que saiu Nuno Valente.

Pascoal Sousa disse...

É verdade, caro MRV, defensivamente o Cissokho ainda revela algumas lacunas. Mas, ao contrário do Lino, tem muita margem para progredir e corrigir estes erros. É novo e parece ser um jogador... Valente. Agora, as coisas não acontecem de um dia para o outro. Há que esperar para fazer avaliação mais justa do seu valor. Abraço

LDP disse...

Bom, o clàssico penalty e a cara de santo jà ele sabe fazer. Excelente a forma como olha para o àrbitro ainda o Alan nao tinha caìdo completamente. Mais palavras para que...

Anónimo disse...

Jogo marcado pela péssima arbitragem do portuense e portista Paulo Costa, lances atras de lances que beneficiaram o Porto, golo,ilegal, e 3 penalties por marcar, depois aquele discurso do Jesualdo até mete dó, é uma pessoa que começa a deixar de ter credibilidade, com quem entao desta vez nao petence á comissao de arbitragem, mas para comentar os casos dos outros e de forma nojenta já pertence, enfim mau demais.

Anónimo disse...

Como é que alguém tão bem colocado nas esferas do jornalismo desportivo (se é que isso existe) podia estar na expectativa de que o jogo Sp.Braga-FC Porto não ia ter casos? Enfim, tal como o Cissokho, tem qualidade mas alguma ingenuidade...

José Lemos disse...

Bem dizia o Pascoal, que o Braga este ano não ia longe..e quando digo longe, digo no sentido do título, ou da candidatura sólida.
Por razões extra-futebol, sem dúvida, mas não só.


Pelo menos contra o Porto no Sábado, o Braga esqueceu-se em muitos períodos do jogo, que havia meio campo. A equipa partida em dois, defesa e ataque. Esse, tmb já o referi, é um dos principais problemas dos arsenalistas, orfãos de Madrid, ou de alguem parecido.

abraço

Miguel Nunes disse...

Ola Pascoal,

Estava a ser sincero, qd referi q este Braga vai longe.

É a equipa que mais me impressiona em termos de organização ofensiva e defensiva. Defende bastante bem em termos colecticos (o q lhe permite, na maioria das x, suprimir a menor qualidade individual dos seus jogadores), e no ataque, consegue circular a bola com grande categoria e fazer chegar varios jogadores a zonas de finalização.

Se é verdade que n causaram mt perigo no jogo c o FCP, tb é verdade q em tantos cruzamentos, e sp a conseguir colocar varios jogadores em posições estrategicas p finalizar, poderiam la ter chegado.

Um dia, n sao dias. Este fds n deu... mas, com uma organização tao boa, a maior parte das vezes...vai dar.

Continuo com aquela minha ideia, de que sao um grande candidato ao 3º lugar!

Só n sei quem será o 4º. Neste momento, inclino-me para o Benfica. Se bem, que se Quique corrigir algumas coisas, o Benfica pode bem passar de 4ºmelhor equipa, para 1a, tanta é a qualidade individual que por lá abunda!


Em suma, p mim, o Braga é a melhor equipa da nossa liga! Só q... n tem a qualidade individual (nem lá perto) dum FCP, SLB e até SCP.

Alan, Peixoto, Renteria, etc, são bons (mt bons até, p a realidade bracarense...)mas,basta lembrar q n tiveram lugar nem nos 24 ou 25 do FCP...

Pascoal Sousa disse...

O Braga acaba a primeira volta com os mesmos pontos da época passada e o mesmo registo de resultados. Claro que em termos pontuais as coisas podiam ter sido diferentes se os dois últimos jogos fossem «normais». Apesar de tudo, o Braga jã não vive naquela louca ansiedade de ter de estar sempre no quarto lugar, em todas as frentes, em todo o lado. Faz o seu percurso com tranquilidade, ciente de que tem qualidade e ciente, tb, de que vai pisar algumas minas. As contas fazem-se no fim, mas estou convencido de que o Braga vai fazer mais pontos na segunda volta. Abraços