sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

São mesmo Enormes!

Foto: Ap/Yahoo.com

O Sp. Braga merece ser aplaudido de pé pelos portugueses que amam o futebol. Ganhar em Heerenveen era a única saída possível para a equipa apurar-se para os 16-avos-de-final. O primeiro soco na Holanda não intimidou os Guerreiros de Jorge Jesus, que com classe, determinação e uma grande personalidade conseguiram vencer por 2-1, com golos de Renteria (estás a ver como é fácil?) e o inimitável Luís Aguiar (mais um grande golo do astro uruguaio).

Até ao momento, o Sp. Braga contribuiu com 10 pontos para o ranking português. Mais do que Sporting e Porto (9), muito mais que o Benfica (3). Os minhotos ficaram num grupo difícil, em que na prática só havia duas vagas, já que o Milan teria acesso garantido pela força dos milhões e pela constelação de estrelas que compõe o seu plantel.

Com um pouco mais de sorte nos minutos finais dos jogos com o Milan e Wolfsburgo, o Sp. Braga teria até discutido o primeiro lugar. Serve de lição ao Benfica, que mesmo integrado num grupo mais fraco foi incapaz de ter um rendimento condizente com a sua história. Por outro lado, com um pequeno orçamento (6 milhões) o Braga faz-se grande. Ou melhor, Enorme, que é como seus dedicados e fiéis adeptos gostam de chamar a equipa.

PS: Amanhã (hoje, quando escrevo estas linhas), às 18 horas, o Sp. Braga volta ao trabalho. É assim há dois meses e meio: sem folgas e sem poder respirar, abandona um jogo e começa imediatamente a pensar noutro, escassas horas depois. Já vi isso acontecer noutras equipas, mas não com este nível de violência física e psicológica. Até por isso, Jorge Jesus e companhia merecem uma vénia.

6 comentários:

José Lemos disse...

O último parágrafo não tem sido muito referido por aí,mas sem dúvida que merece muita reflexão!

Boa viagem de volta.

Pascoal Sousa disse...

Olá José Lemos:

Desta vez não saí com o Braga, fiquei a gozar folga. Amanhã, isto é, hoje, lá estarei para ver o ambiente e tentar sacar algumas notícias. O msmo de sempre, mas com atmosfera festiva.
Abraço

dragao vila pouca disse...

Grande Braga e o Guimarães tão por baixo...
Sobre o trabalho o facto de estar sempre a rolar, não signfica que seja a atitude mais correcta e a melhor forma de preparar uma equipa.
Conheci treinadores no F.C.Porto, que trabalhavam duro e com resultados extraordinários, mas que diziam que era tão importante o trabalho duro, como as pausas para descansar, descontrair, estar junto das famílias, etc.
E no caso do Braga isso pode estar a ter consequências no campeonato.
Um abraço

Pascoal Sousa disse...

Concordo, caro Vila Pouca. Mas julgo que a única altura em que o Braga podia folgar foi a seguir à derrota na Taça de Portugal, com o Nacional. Mas aí, acho que Jesus impôs treino para reflexão... Há formas de contornar subtilmente as coisas: treina-se de manhã, e no dia seguinte marca-se treino à tarde, a horas mais avançadas, tipo 16/17 horas. Sempre dá alguma folga psicológica, não muita, ao grupo. Abraço

Cidchen disse...

Muita gente não estava à espera desta passagem aos 16avos da UEFA do Sp. Braga e agora engolem este triunfo! :)

Esta equipa Minhota merecia mais atenção. Está de PARABÉNS! Ainda vamos à Turquia.

Pascoal Sousa disse...

Olá Cidchen:

Foi um mais grande momento do Braga, sem dúvida. Mas acho que grande parte das pessoas que conhecem o valor desta equipa contava com essa passagem. Quando se fala em igualar o feito da época passada e de há duas épocas há que referir o seguinte: o Braga chegou à UEFA via Intertoto, portanto entre o jogo com o Sivasspor e o de ontem, com o Heerenven, disputou 10 desafios. É dose. Em condições normais, com apenas uma pré-eliminatória, teria disputado seis jogos.

Volte sempre