segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Quase um PenafielGate




O Penafiel confirmou na Luz aquilo que escrevi no post anterior: há trabalho bem feito nos escalões ditos amadores. O Penafiel, refira-se, é um hino ao futebol de formação. Muitos dos jogadores que fizeram tremer as bases milionárias do Benfica saíram das camadas jovens, casos de Dias, Pedro Moreira (grande lateral, votado ao abandono pelos primodivisionários), Vítor (que andou por outros clubes antes de regressar às origens), Ferreira, entre outros.

Foi uma noite penosa para um Benfica com tiques de aristocrata, incapaz de se libertar da teia que montou e emboscado por um comando de elite pronto a morrer em campo, se fosse preciso. Venceu nas grandes penalidades, onde nem sempre a sorte protege o mais audaz.

Entretanto, e falando de segundas linhas, Balboa terá sido a melhor venda do Real Madrid, este ano. Quatro milhões foi muito dinheiro por um jogador que não dá mostras de ter valor suficiente para jogar num clube da dimensão dos encarnados. Pode ser que desminta tudo e todos nos próximos meses. Mas não se vê jeito disso acontecer, a avaliar pelas poucas oportunidades que Quique lhe tem dado - e com toda a razão, embora tenha sido o treinador a assinar por baixo a contratação do extremo.

Gostei de Moreira. Acho que é um profissional dedicado, que não merece cair no esquecimento. Também Makukula deu o litro, apesar de não ter marcado e de até de ter sido perdulário nalguns lances soltos do jogo. Mas olhando ao facto de não ter ritmo competitivo, perdoa-se-lhe a falta de pontaria.

7 comentários:

Miguel Nunes disse...

alem de que me parece q o Makukula n foi (nem tem sido) aproveitado como deveria.

Realmente, ficou a clara sensação de que, principalmente, os jogadores mais avançados do Benfica n tiveram a mesma predisposição para correr e pressionar como os do Penafiel (o Benfica só tentou jogar, quando tinha a bola, nunca fazendo nada para a recuperar o mais cedo e o mais próximo da baliza adversaria possivel). Quando assim é, tudo pode acontecer!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
dragao vila pouca disse...

Só vi a espaços e pareceu-me um muito bom Penafiel e um mau Benfica.
O Penafiel, concordo consigo, está no bom caminho, apesar das infra-estruturas não serem famosas e não permitirem um melhor aproveitamento dos escalões mais jovens.
Quem sabe não vai sair dali um novo Toninho Oliveira?
Um abraço

Ricky_cord disse...

Há muitos jogadores com valor em escalões secundários, mas infelizmente há muitos clubes que teimam em continuar a apostar em estrangeiros de duvidosa qualidade como é o caso de Balboa...

Anónimo disse...

ao ler os comentários dos media em geral, até parece que o Benfica não mereceu seguir em frente na eliminatória :|

jogou mal, mas esteve sempre mais perto da vitória que o Penafiel. O Moreira apenas fez defesas no final da 2ª parte e a maior parte delas qd o Miguel vitor estava fora de campo,lesionado num lance para merecedor de expulsão mas que o árbitro resolveu nem falta assinalar.

foi muito pouco da parte do Benfica, mas apenas um grande golpe de sorte faria do Penafiel o vencedor, da boa exibição e organização.

Finalmente, parece que aos poucos, e de baixo para cima, o futebol português está a ver-se livre dos treinadores adeptos do ferrolho e anti-espectáculo.

Venha a nova vaga de treinadores que são muito bem-vindos.

Anónimo disse...

só para dizer que faltou ali um apesar em "...da boa exibição e organização."

Pascoal Sousa disse...

Concordo contigo, Agent Smith: o Benfica é melhor equipa que o Penafiel e mereceu passar. A questão central é outra: o Penafiel fez pela vida, defendeu bem e contra-atacou com método e perigo, sobretudo nos últimos minutos do tempo regulamentar.Mas é uma equipa do III escalão contra um candidato ao título... se tivesse passado, o Benfica seria bem eliminado, porque abriu muito o flanco. Abraço