domingo, 1 de junho de 2008

Neuchâtel já fala português



Apoteótica a recepção da comunidade lusa na Suíça à selecção nacional. Coisa nunca vista na rígida terra dos chocolates e dos bancos. Os cerca de 10 mil adeptos que violaram todas as leis de pacatez decretadas pelas autoridades locais (Estamos à porta de um Campeonato Europeu e é susposto todos serem neutrais nas emoções? Que terra é esta?) deram uma impressionante demonstração de paixão e apoio aos homens de Scolari. Os dias de Portugal em Neuchâtel vão ser assim, como se a equipa se sentisse em casa. Entretanto, deixamos aqui alguns dados sobre a comunidade portuguesa naquela bela cidade:

- Neuchâtel tem 169 mil habitantes. Destes, 39.103 são estrangeiros. A comunidade portuguesa é a mais numerosa: 10.838 (28% do total).

- A maioria dos portugueses (75,6%) dos portugueses são residentes fixos (detentores da chamada Permis C) e 24,1% têm uma autorização anual de permanência na Suíça (Permis B).

- A população portuguesa no cantão de Neuchâtel é jovem: 23% têm menos que 15 anos, 35,7% menos do que 25 anos e 78% menos do que 45 anos.

- Existe um equilíbrio entre homens e mulheres na comunidade portuguesa: 46,5% de homens e 53,5% de mulheres. Os solteiros são 43%.

- Os portugueses trabalham em grande parte nos setores de construção civil, indústria, hotelaria e gastronomia e serviços de limpeza.- O cantão de Neuchâtel tem dois grandes centros culturais portugueses na capital, um em Val-de-Travers e outro em La Chaux-de-Fonds.

Fonte: Swissinfo

Sem comentários: